Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA NETO, O. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413674925869493pt_BR
dc.contributor.advisor1AGRA, Glenda.-
dc.contributor.advisor1IDAGRA, G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4881187066358568pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PIMENTEL, Edlene Régis da Silva.-
dc.contributor.advisor-co1IDPIMENTEL, E. R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1GAUDENCIO, Edmundo de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDGAUDENCIO, E. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826037414483856pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, A. T. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565834328174854pt_BR
dc.description.resumoO significado da morte para a criança varia conforme sua idade cronológica, o vínculo estabelecido com a pessoa falecida, o momento de seu desenvolvimento psicológico e intelectual, experiências de vida, além de como o adulto, com quem convive, lida com a perda. Nesta perspectiva, uma das formas em criar um diálogo com a criança sobre o tema morte é por meio de atividades lúdicas, dentre as histórias em quadrinhos (HQ). A presente pesquisa tem como objetivo geral construir e validar uma história em quadrinhos sobre a comunicação de morte para crianças. Trata-se de uma pesquisa metodológica, de desenvolvimento tecnológico, com abordagem quantitativa, que foi realizada em três etapas, a saber: 1) revisão de literatura; 2) construção da tecnologia educativa e 3) validação do material por juízes. Para subsidiar metodologicamente as etapas de construção de HQ foram realizadas adaptações das etapas e subetapas que compõem o processo de produzir HQ, descrita por Botomé (2009) e Oliveira (2018). Os dados foram gerados e analisados no programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0 para Windows e agrupados em números absolutos e percentuais, permitindo sua interpretação e explanação quantitativa descritiva. A análise dos dados ocorreu por meio dos seguintes teste estatístico: Índice de Validade de Conteúdo (IVC), para verificar a validade aparente. A presente pesquisa respeitou os aspectos éticos de pesquisas que envolve os seres humanos, preconizado pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde e o Ofício Curricular de n°2 de 24 de fevereiro de 2021, que regulamenta as orientações e as recomendações para os procedimentos em pesquisas que envolvam seres humanos em ambiente virtual. Participaram da avaliação dez juízes, nessa perspectiva, foram realizados duas rodadas Delphi para avaliar as três dimensões trabalhadas na HQ, a saber: Objetivo, obtendo IVC 0,95, A Estrutura e Apresentação, obtendo 0,84 e a Relevância obtendo 0,84 durante a primeira rodada Delphi. Durante a segunda rodada Delphi, após a realização das alterações sugeridas pelos juízes, houve uma melhora nos resultados do IVC das dimensões. A dimensão Objetivo obteve IVC de 0,95, Estrutura e Apresentação, 0,95 e a Relevância, 0,95, resultado considerado excelente pela literatura. Acredita-se que a tecnologia de HQ validada pode trazer contribuições significativas para o campo da educação e da saúde, sobretudo, para área dos cuidados paliativos no tocante à comunicação de notícias difíceis para crianças, contribuindo também para a sensibilização dos profissionais de enfermagem para adoção de práticas humanizadas. Esses aspectos contribuem para a qualidade dos serviços de educação e saúde, além de aperfeiçoarem as relações entre o profissional (professor e/ou o profissional de saúde), a criança e os genitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleEra uma vez a morte: construção e validação de história em quadrinhos sobre a morte.pt_BR
dc.date.issued2022-08-16-
dc.description.abstractThe meaning of death for the child varies according to their chronological age, the bond established with the deceased, the moment of their psychological and intellectual development, life experiences, in addition to how the adult, with whom they live, deals with the loss. In this perspective, one of the ways to create a dialogue with the child about death is through playful activities, among comic books (HQ). The present research has the general objective of building and validating a comic book about the communication of death for children. This is methodological research, of technological development, with a quantitative approach, which was carried out in three stages, namely: 1) literature review; 2) construction of the educational technology and 3) validation of the material by judges. To methodologically support the comic book construction stages, adaptations were made to the steps and sub-steps that make up the process of producing comics, described by Botomé (2009) and Oliveira (2018). Data were generated and analyzed using the Statistical Package for the Social Science (SPSS) version 20.0 for Windows and grouped into absolute numbers and percentages, allowing for their interpretation and descriptive quantitative explanation. Data analysis was performed using the following statistical test: Content Validity Index (CVI), to verify the apparent validity. The present research respected the ethical aspects of research involving human beings, recommended by Resolution 466/2012 of the National Health Council - Ministry of Health and the Curricular Letter of No. 2 of February 24, 2021, which regulates the guidelines and recommendations for procedures in research involving human beings in a virtual environment. Ten judges participated in the evaluation, in this perspective, two Delphi rounds were carried out to evaluate the three dimensions worked in the HQ, namely: Objective, obtaining CVI 0.95, Structure and Presentation, obtaining 0.84 and Relevance obtaining 0.84 during the first Delphi round. During the second Delphi round, after making the changes suggested by the judges, there was an improvement in the CVI results of the dimensions. The Objective dimension obtained a CVI of 0.95, Structure and Presentation, 0.95, and Relevance, 0.95, a result considered excellent by the literature. It is believed that validated HQ technology can bring significant contributions to the field of education and health, especially to the area of palliative care regarding the communication of difficult news to children, also contributing to the awareness of nursing professionals for adoption. of humanized practices. These aspects contribute to the quality of education and health services, in addition to improving the relationship between the professional (teacher and/or health professional), the child and the parents.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27017-
dc.date.accessioned2022-09-08T13:42:42Z-
dc.date.available2022-09-08-
dc.date.available2022-09-08T13:42:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVoiliçãopt_BR
dc.subjectEnfermagem - cuidadopt_BR
dc.subjectEnfermagem - morte - enfrentamentopt_BR
dc.subjectMorte - impacto - criançaspt_BR
dc.subjectMorte - explicação - história em quadrinhospt_BR
dc.subjectMorte - história em quadrinhos - enfermagempt_BR
dc.subjectMorte - profissionais da saúde - ferramenta de enfrentamentopt_BR
dc.subjectVoiliopt_BR
dc.subjectNursing - death - copingpt_BR
dc.subjectDeath - explanation - comic bookpt_BR
dc.subjectDeath - health professionals - coping toolpt_BR
dc.subjectNursing - carept_BR
dc.subjectDeath - impact - childrenpt_BR
dc.subjectDeath - comics - nursingpt_BR
dc.subjectEnfermería - muerte - afrontamientopt_BR
dc.subjectMuerte - explicación - cómicpt_BR
dc.subjectMuerte - profesionales de la salud - herramienta de afrontamientopt_BR
dc.subjectCuidado de enfermerapt_BR
dc.subjectMuerte - impacto - niñospt_BR
dc.subjectMuerte - cómics - enfermeríapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos sobre mortept_BR
dc.subjectComics about deathpt_BR
dc.subjectHistorietas sobre la muertept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA NETO, Olavo Maurício de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOnce upon a time death: construction and validation of a comic book about death.pt_BR
dc.title.alternativeÉrase una vez la muerte: construcción y validación de un cómic sobre la muerte.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA NETO, Olavo Mauricio de. Era uma vez a morte: construção e validação de história em quadrinhos sobre a morte. 2022. 122 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenEl significado de la muerte para el niño varía según su edad cronológica, el vínculo establecido con el difunto, el tiempo de su desarrollo psíquico y intelectual, las experiencias de vida, así como la forma en que el adulto, con quien convive, se enfrenta a la pérdida. En esta perspectiva, una de las formas de crear un diálogo con el niño sobre la El tema de la muerte es a través de actividades lúdicas, entre historietas (HQ). LA La presente investigación tiene como objetivo general construir y validar una historia en historietas sobre comunicación de la muerte para niños. es una busqueda desarrollo metodológico, tecnológico, con enfoque cuantitativo, que fue realizado en tres etapas, a saber: 1) revisión de la literatura; 2) construcción de tecnología didáctico y 3) validación del material por parte de los jueces. Apoyar metodológicamente la etapas de construcción de la sede, adaptaciones de las etapas y subetapas que conforman el proceso de producción de historietas, descrito por Botomé (2009) y Oliveira (2018). Tú Los datos fueron generados y analizados utilizando el Paquete Estadístico para el Desarrollo Social. Science (SPSS) versión 20.0 para Windows y agrupados en números absolutos y porcentajes, permitiendo su interpretación y explicación cuantitativa descriptiva. El análisis de los datos ocurrió a través de la siguiente prueba estadística: Índice de Validez de Contenido (IVC), para comprobar la validez aparente. Esta investigación respetó la aspectos éticos de la investigación con seres humanos, recomendados por la Resolución 466/2012 del Consejo Nacional de Salud - Ministerio de Salud y Oficina Curricular del N° 2 de 24 de febrero de 2021, que regula los lineamientos y recomendaciones para los procedimientos de investigación con seres humanos en un entorno virtual. En la evaluación participaron diez jueces, en esta perspectiva se realizaron dos rondas Delphi para evaluar las tres dimensiones trabajadas en la sede, a saber: Objetivo, obtener IVC 0,95, Estructura y Presentación, obteniendo 0,84 y Relevancia obteniendo 0,84 durante la primera ronda Delphi. Durante la segunda ronda de Delphi, después de realizar de los cambios sugeridos por los jueces, hubo una mejora en los resultados del CVI de la dimensiones. La dimensión Objetivo obtuvo un CVI de 0,95, Estructura y Presentación, 0,95 y a Relevancia, 0,95, resultado considerado excelente por la literatura. Se cree que el La tecnología HQ validada puede hacer contribuciones significativas al campo de educación y salud, especialmente en el área de cuidados paliativos en lo que se refiere a comunicar noticias difíciles a los niños, contribuyendo también a la sensibilización de los profesionales de enfermería para la adopción de prácticas humanizadas. Estos aspectos contribuyen a la calidad de los servicios de educación y salud, además de mejorar la relación entre el profesional (docente y/o profesional de la salud), el niño y los padres.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLAVO MAURÍCIO SOUZA NETO - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2022.pdfOlavo Mauricio de Souza Neto - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 202211.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.