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Title: Vivências em sala e avaliação em Geografia.
Other Titles: Classroom experiences and assessment in Geography.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Lucilene Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DIAS, Angélica Mara de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Juliana Silva dos.
Keywords: Ensino de Geografia;Avaliação em Geografia;Sala de aula de Geografia - vivências;Formação docente - Geografia;Rendimento escolar - instrumentos;Análise do rendimento escolar;Teaching Geography;Assessment in Geography;Geography classroom - experiences;Teacher training - Geography;School performance - instruments;Analysis of school performance
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Lucilene Santos. Vivências em sala e avaliação em Geografia. 2022. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27050
???metadata.dc.description.resumo???: A avaliação é parte importante no ensino/aprendizagem, e não deve ser vista como o fim classificatório referente ao nível de qualidade (bom ou mau) do estudante. Desta forma, o trabalho tem por objetivo identificar e analisar os processos e instrumentos avaliativos através das vivências em sala de aula em quatro escolas em Campina Grande - PB. A experiência nas escolas levou ao caminho metodológico do trabalho, a pesquisa participante. Como aporte bibliográfico destaco: Libâneo (1990) a avaliação escolar; Hoffmann (1994) Avaliação mediadora; Conceição (2014) A formação docente em geografia; Muterlle e Souza (2011) ensino de geografia e avaliação, dentre outros. As vivências em sala se deram a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), PRP (Programa Residência Pedagógica) que estavam atreladas aos estágios supervisionados, proporcionando o primeiro contato com as escolas. Ambos programas institucionais são voltados para aprimoramento da formação docente para licenciandos em instituições de ensino superior. Enquanto estudante de licenciatura em Geografia, tive a oportunidade de participar dos dois programas, desde a primeira parte do curso, percebo que a forma de avaliar não é única, e que a forma como os professores avaliam hoje é reflexo de sua formação. O problema não está na avaliação, mas em como ela está sendo aplicada, se estão sendo alcançados os objetivos e o nível de qualidade do mesmo. A nota final de uma avaliação não garante que o estudante construiu conhecimento de determinado conteúdo. Discutir a avaliação é um ato pedagógico, conforme Libâneo (1990) e faz parte direta do processo ensino/aprendizagem.
Abstract: Assessment is an important part of teaching and learning, and should not be seen as a qualifying aim referring to the student's level of quality (good or bad). In this way, the work aims to identify and analyze the evaluation processes and instruments through the experiences in the classroom in four schools in Campina Grande - PB. The experience in schools directed us to the methodological path of the work, the participatory research. As a bibliographic contribution we used some of the highlighted authors: Libâneo (1990) school evaluation; Hoffmann (1994) Mediating assessment; Conceição (2014) Teacher training in geography; Muterlle and Souza (2011) teaching geography and assessment, among others. The classroom experiences took place from the PIBID (Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation), PRP (Pedagogical Residency Program), which were linked to supervised internships, providing us with the first contact with the schools. Both institutional programs are aimed at improving teacher training for undergraduates in higher education institutions. As a degree student in Geography, I had the opportunity to participate in both programs, since the first part of the course, I realize that the way of evaluating is not unique, and that the way teachers evaluate today is a reflection of their training. The problem is not in the evaluation, but in how it is being applied, if the objectives and the level of quality are being achieved. The final grade of an assessment does not guarantee that the student has built knowledge of certain content. Discussing evaluation is a pedagogical act, according to Libâneo (1990) and is a direct part of the teachinglearning process.
Keywords: Ensino de Geografia
Avaliação em Geografia
Sala de aula de Geografia - vivências
Formação docente - Geografia
Rendimento escolar - instrumentos
Análise do rendimento escolar
Teaching Geography
Assessment in Geography
Geography classroom - experiences
Teacher training - Geography
School performance - instruments
Analysis of school performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27050
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