Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0805164567021575pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Angélica Mara de Lima.-
dc.contributor.referee1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174712865881726pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Juliana Silva dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, J. S.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação é parte importante no ensino/aprendizagem, e não deve ser vista como o fim classificatório referente ao nível de qualidade (bom ou mau) do estudante. Desta forma, o trabalho tem por objetivo identificar e analisar os processos e instrumentos avaliativos através das vivências em sala de aula em quatro escolas em Campina Grande - PB. A experiência nas escolas levou ao caminho metodológico do trabalho, a pesquisa participante. Como aporte bibliográfico destaco: Libâneo (1990) a avaliação escolar; Hoffmann (1994) Avaliação mediadora; Conceição (2014) A formação docente em geografia; Muterlle e Souza (2011) ensino de geografia e avaliação, dentre outros. As vivências em sala se deram a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), PRP (Programa Residência Pedagógica) que estavam atreladas aos estágios supervisionados, proporcionando o primeiro contato com as escolas. Ambos programas institucionais são voltados para aprimoramento da formação docente para licenciandos em instituições de ensino superior. Enquanto estudante de licenciatura em Geografia, tive a oportunidade de participar dos dois programas, desde a primeira parte do curso, percebo que a forma de avaliar não é única, e que a forma como os professores avaliam hoje é reflexo de sua formação. O problema não está na avaliação, mas em como ela está sendo aplicada, se estão sendo alcançados os objetivos e o nível de qualidade do mesmo. A nota final de uma avaliação não garante que o estudante construiu conhecimento de determinado conteúdo. Discutir a avaliação é um ato pedagógico, conforme Libâneo (1990) e faz parte direta do processo ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleVivências em sala e avaliação em Geografia.pt_BR
dc.date.issued2022-08-25-
dc.description.abstractAssessment is an important part of teaching and learning, and should not be seen as a qualifying aim referring to the student's level of quality (good or bad). In this way, the work aims to identify and analyze the evaluation processes and instruments through the experiences in the classroom in four schools in Campina Grande - PB. The experience in schools directed us to the methodological path of the work, the participatory research. As a bibliographic contribution we used some of the highlighted authors: Libâneo (1990) school evaluation; Hoffmann (1994) Mediating assessment; Conceição (2014) Teacher training in geography; Muterlle and Souza (2011) teaching geography and assessment, among others. The classroom experiences took place from the PIBID (Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation), PRP (Pedagogical Residency Program), which were linked to supervised internships, providing us with the first contact with the schools. Both institutional programs are aimed at improving teacher training for undergraduates in higher education institutions. As a degree student in Geography, I had the opportunity to participate in both programs, since the first part of the course, I realize that the way of evaluating is not unique, and that the way teachers evaluate today is a reflection of their training. The problem is not in the evaluation, but in how it is being applied, if the objectives and the level of quality are being achieved. The final grade of an assessment does not guarantee that the student has built knowledge of certain content. Discussing evaluation is a pedagogical act, according to Libâneo (1990) and is a direct part of the teachinglearning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27050-
dc.date.accessioned2022-09-09T17:14:46Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-09T17:14:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectAvaliação em Geografiapt_BR
dc.subjectSala de aula de Geografia - vivênciaspt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectRendimento escolar - instrumentospt_BR
dc.subjectAnálise do rendimento escolarpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectAssessment in Geographypt_BR
dc.subjectGeography classroom - experiencespt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectSchool performance - instrumentspt_BR
dc.subjectAnalysis of school performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Lucilene Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeClassroom experiences and assessment in Geography.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Lucilene Santos. Vivências em sala e avaliação em Geografia. 2022. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27050pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCILENE SANTOS BEZERRA - ARTIGO LIC. GEOGRAFIA CH 2022.pdfLucilene Santos Bezerra - Artigo Lic. Geografia CH 2022963.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.