Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, V. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9472316758543000pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.-
dc.contributor.referee1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Adenize Queiroz de.-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, A. Q.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897633240609773pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Geografia continua sendo ofertado, em grande parte das escolas, numa abordagem tradicional, mas sentimos a necessidade de buscar propostas mais lúdicas para o referido ensino. Ademais, nos preocupamos em propor um jogo para a disciplina geográfico que pudesse ser inclusivo para as pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, o jogo “a caixinha dos desafios geográficos” visa contribuir para a aprendizagem do conhecimento espacial urbano de estudantes do nono ano do Ensino fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, favorecendo à criticidade sobre as contradições existentes no espaço urbano. A metodologia paraa produção do recurso didático está dividida em três momentos, sendo eles: a elaboração do jogo e a construção de regras. A segunda correspondeu à aplicação do jogo em sala de aula. E na última etapa refletimos se o jogo contribuiu para a aprendizagem sobre os aspectos da cidade e se favoreceu tal aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Sobre os resultados da aplicação do jogo, identificou-se grande participação dos alunos, na qual os alunos com deficiência visual alegaram que gostaram do jogo, sendo fácil e favorecendo o conhecimento da localização dos lugares. Os alunos normovisuais também mostraram interesse pelo jogo, participando das discussões e elogiando a atividade. Contudo, durante a utilização do jogo fomos identificando aspectos que precisaram ser melhorados, principalmente no mapa tátil utilizado, para que pudesse favorecer melhor aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Isto demonstra a necessidade de aplicabilidade de um recurso didático para seus usuários. Como também, que tal recurso é apenas um instrumento, pois a aprendizagem ocorre de forma individual, mas também coletiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleUma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054-
dc.date.accessioned2022-09-09T18:33:01Z-
dc.date.available2022-09-09-
dc.date.available2022-09-09T18:33:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didático jogopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectLúdico e ensino de geografiapt_BR
dc.subjectJogo caixinha dos desafiospt_BR
dc.subjectCampina Grande – PB – jogo didático – Geografiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectDidactic game resourcept_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectPlayful and geography teachingpt_BR
dc.subjectChallenge box gamept_BR
dc.subjectCampina Grande – PB – didactic game – Geographypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Vanúbia Martins dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn inclusive strategy for teaching geography: box of geographic challenges about the city of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Vanúbia Martins dos. Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande. 2022. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de la Geografía se sigue ofreciendo, en la mayoría de las escuelas, con un enfoque tradicional, todavía sentimos la necesidad de buscar propuestas más lúdicas y dinámicas para esa enseñanza. Además, nos preocupamos por proponer un juego para la disciplina geográfica que pudiera incluir las personas con discapacidad visual. Además, el juego “la caja de los desafíos geográficos” tiene la intención añadir la aprendizaje del conocimiento espacial urbano de los estudiantes de primaria y secundaria, favoreciendo la criticidad de las contradicciones existentes en el espacio urbano. . La metodología para la elaboración del recurso didáctico se desarrolló en tres etapas, a saber: reflexión teórica sobre el uso del juego para el aprendizaje, basado en los estudios de Vygotsky; el segundo la construcción de reglas. El tercero correspondió a la aplicación del juego en el aula. Y en el último paso, reflexionamos sobre si el juego contribuyó al aprendizaje de aspectos de la ciudad y si favoreció dicho aprendizaje a los alumnos con discapacidad visual, realizando los cambios necesarios. En cuanto a los resultados de la aplicación del juego, se identificó una gran participación de los estudiantes, en la que los estudiantes con discapacidad visual manifestaron que les gustó el juego, siendo fácil y favoreciendo el conocimiento de la ubicación de los lugares. Los estudiantes con discapacidad visual también tuvieron interés en el juego, participando activamente en las discusiones y elogiando la actividad. Sin embargo, durante el uso del juego, identificamos aspectos que debían mejorar, especialmente en el mapa táctil utilizado, para que pudiera favorecer un mejor aprendizaje de los estudiantes con discapacidad visual. Esto demuestra la necesidad de aplicabilidad de un recurso didáctico para sus usuarios. Así como que este recurso es solo un instrumento, porque el aprendizaje se da de aspecto individual, pero también colectiva. Y este tipo de instrumento pedagógico promueve la participación colectiva y el intercambio de saberes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Recursos Didáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANÚBIA MARTINS DOS SANTOS - RECURSO DIDÁTICO LIC. GEOGRAFIA CH 2022.pdfVanúbia Martins dos Santos - Recurso Didático Lic. Geografia CH 2022526.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.