Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7189048803510116pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCO, Célia Maria Rufino.-
dc.contributor.advisor1IDFRANCO, C.M.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728798138944094pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.referee1IDMACEDO, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA JUNIOR, Aluízio Freire da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA JÚNIOR, A. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de conceitos do Cálculo Diferencial tais como limite e continuidade, como também, investigar a percepção desses conceitos por parte dos alunos. Inicialmente apresentamos o desenvolvimento histórico do Cálculo Diferencial e Integral, no qual foi abordado dos primeiros registros até o seu grande desenvolvimento no século XVII. Posteriormente, foi realizada uma consulta a três livros didáticos de Cálculo, onde analisamos e discutimos como cada um aborda os conceitos de Limite e Continuidade. Finalmente apresentamos e discutimos os resultados da pesquisa feita com 20 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Na pesquisa buscamos investigar qual a imagem conceitual que os alunos tinham em relação aos conteúdos de Limite e Continuidade. Diante dos resultados obtidos, foi possível observar que boa parte dos alunos manifestaram uma imagem conceitual equivocada sobre o conteúdo, o que aponta possíveis dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de Cálculo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise conceitual de limite e continuidade a partir dos livros didáticos e da visão dos discentes .pt_BR
dc.date.issued2022-08-17-
dc.description.abstractThis work aims to present an analysis of Differential Calculus concepts such as limit and continuity, as well as to investigate the students' perception of these concepts. Initially we present the historical development of Differential and Integral Calculus, in which it was approached from the first records until its great development in the 17th century. Subsequently, we consulted three Calculus textbooks, where we analyzed and discussed how each one approaches the concepts of Limit and Continuity. Finally, we present and discuss the results of the research carried out with 20 students from the Mathematics, Physics and Chemistry Degree courses at the Federal University of Campina Grande, Cuité-PB campus. In the research, we sought to investigate the conceptual image that the students had in relation to the contents of Limit and Continuity. In view of the results obtained, it was possible to observe that a good part of the students expressed a mistaken conceptual image about the content, which points out possible difficulties involving the teaching and learning of Calculus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27065-
dc.date.accessioned2022-09-12T11:24:52Z-
dc.date.available2022-09-12-
dc.date.available2022-09-12T11:24:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectCálculo diferencial e integralpt_BR
dc.subjectEnsino de cálculopt_BR
dc.subjectLivro didático - análise conceitual - limitept_BR
dc.subjectLivro didático - análise conceitual - continuidadept_BR
dc.subjectCalculationpt_BR
dc.subjectTeaching calculuspt_BR
dc.subjectTextbook - conceptual analysis - continuitypt_BR
dc.subjectDifferential and integral calculuspt_BR
dc.subjectTextbook - conceptual analysis - limitpt_BR
dc.subjectEnseñanza de cálculopt_BR
dc.subjectLibro de texto - análisis conceptual - continuidadpt_BR
dc.subjectLibro de texto - análisis conceptual - límitept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Filipe Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptual analysis of limit and continuity from textbooks and from the students' point of view.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis conceptual de límite y continuidad de los libros de texto y desde el punto de vista de los estudiantes.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Filipe Alves. Análise conceitual de limite e continuidade a partir dos livros didáticos e da visão dos discentes. 2022. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tiene como objetivo presentar un análisis de conceptos de Cálculo Diferenciales como límite y continuidad, así como investigar la percepción de estos conceptos por parte de los estudiantes. Inicialmente, presentamos el desarrollo histórico de la Cálculo Diferencial e Integral, en el que se abordó desde los primeros registros hasta su gran Desarrollo en el siglo XVII. Posteriormente, se consultaron tres libros. Libros de texto de Cálculo, donde analizamos y discutimos cómo cada uno aborda los conceptos de Límite y Continuidad. Finalmente, presentamos y discutimos los resultados de la investigación realizada. con 20 alumnos de las carreras de Matemáticas, Física y Química de la Universidad Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. En la investigación se busca indagar qué imagen conceptual que tenían los estudiantes en relación a los contenidos de Límite y Continuidad. A la vista de los resultados obtenidos, se pudo observar que una buena parte de los estudiantes expresaron una imagen conceptual equivocada sobre el contenido, que señala posibles dificultades que involucran la enseñanza y el aprendizaje del Cálculo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FILIPE ALVES DANTAS - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfFilipe Alves Dantas - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022575.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.