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Title: Modelo híbrido no tempo contínuo para estimação da autonomia de baterias.
Other Titles: Continuous-time hybrid model for estimating the autonomy of batteries.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Breno Henrique Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PERKUSICH, Angelo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: LUIZ, Saulo Oliveira Dornellas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Jaidilson Jó da.
Keywords: Bateria;Tempo de descarga;Estado de carga;Modelo híbrido
Issue Date: 5-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Breno Henrique Medeiros. Modelo híbrido no tempo contínuo para estimação da autonomia de baterias. 2018. 84 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As baterias estão presentes tanto nas indústrias quanto no cotidiano das pessoas. Estes dispositivos armazenam energia elétrica e podem ser utilizados em aplicações tais como alimentar uma central telefônica durante uma falta de energia ou para mobilidade de equi- pamentos eletrônicos como os celulares. A quantidade de horas que a central telefônica vai poder ficar sem a energia vinda da rede elétrica ou o tempo de operação de um celular são limitados ao tempo de descargas das baterias que os alimentam, o que torna importante o desenvolvimento de métodos para estimação dos tempos de descarga da bateria. Na literatura pode-se encontrar vários tipos de modelos que retratam diversos fenômenos das baterias e podem ser escolhidos de acordo com o que se deseja modelar, como os fenôme- nos físicos, químicos, elétricos e eletroquímicos por exemplo. Neste trabalho é desenvolvido um modelo híbrido composto por um modelo analítico e um modelo elétrico com o objetivo de estimar o tempo de descarga de uma bateria por meio do estado de carga e da tensão, possuindo como entrada a corrente de descarga.Os parâmetros do modelo foram estimados para baterias de lítio ion de 1050 mAh e o modelo foi desenvolvido por meio de diagrama de blocos e implementado em um micro-controlador Arduíno Mega 2560. A validação do modelo desenvolvido foi feita por meio de testes com valores de correntes constantes de 150 mA a 1150 mA em baterias reais. Os erros obtidos pelo modelo foram superiores a 5,00 % para valores de corrente menores que 350 mA e igual ou inferiores a 3,00 % para correntes maiores que 450 mA.
Abstract: Batteries are applied in the industry and in the people’s daily life. These devices store electrical energy and may be used in applications such as supplying electrical energy to a telephone exchange during a power outage or providing mobility to electronic devices such as mobile phones. The amount of time that the telephone exchange can run without the grid power or the operation time of a mobile phone is related to the discharge time of the batteries that power them. Thus, the development of estimation methods for batteries discharge time is an important task. It is possible to find in the literature a wide range of models that represent several phenomena of the batteries, which can be chosen according to what must be modeled such as physical, quemical, electrical and electroquemical phenomena. In this work, a hibrid model composed of an analytic and an electric model was developed with the objective of estimating the discharge time of a battery by means of the state of charge and the voltage, with the discharge current as input. The model parameters of a 1050 mAh lithium-ion battery were estimated and the model was developed by means of block diagram and implemented in an Arduino Mega 2560 microcontroller. The validation of the developed model was performed by means of tests with constant values of currents from 150 mA to 1150 mA in real batteries. The errors obtained by the model were higher than 5.00% for values of currents smaller than 350 mA, and smaller than or equal to 3.00% for currents greater than 450 mA.
Keywords: Bateria
Tempo de descarga
Estado de carga
Modelo híbrido
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27070
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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