Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27074
Title: A história da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos.
Other Titles: The history of mathematics as a tool for knowledge construction.
La historia de las matemáticas como herramienta para construcción del conocimiento.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Cláudia Gomes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Josevandro Barros.
Keywords: Matemática - história;História da matemática;Ensino de matemática;Conhecimento matemático;Matemática - história ferramenta pedagógica;Matemáticas - historia;Math - history;Mathematics - history pedagogical tool;Teaching math;History of mathematics;Mathematical knowledge;Matemáticas - historia;Enseñando matemáticas;Matemáticas - herramienta pedagógica de la historia;Historia de las matematicas;Conocimiento matemático
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Cláudia Gomes da. A história da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos. 2022. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de matemática é uma das bases principais na formação de cidadões preparados para o mundo atual, tendo em vista que é uma área importante porém com muitas dificuldades nesse processo. A História da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos veio como meio de incentivar, motivar a pesquisa e ampliar a forma de compreensão dos conceitos e aplicações da matemática, mostrando que o conhecimento matemático não se deu de forma linear e que passou por um processo de construção social, temporal, econômico, cultura e etc. Assim o processo de ensino-aprendizado pode tornarse mais significativo quando contextualiza a matemática com vários ramos do saber utilizando os conhecimentos históricos para mostrar que a matemática é uma ciência humanista e cultural, onde por nossas necessidades ela surgiu, desenvolveu-se e chegou a ser o que é hoje. Nosso trabalho baseou-se numa pesquisa bibliográfica abordando as alguns aspectos do uso da matemática com ferramenta pedagógica. Concluímos que o ensino-aprendizado da matemática baseado na transmissão do conhecimento histórico pode aproximar os alunos do interesse pelo conhecimento matemático e levá-los a uma reflexão da aprendizagem futura.
Abstract: Mathematics teaching is one of the main bases in the formation of citizens prepared for the current world, considering that it is an important area but with many difficulties in this process. The History of Mathematics as a knowledge construction tool came as a means of encouraging, motivating research and expanding the way of understanding the concepts and applications of mathematics, showing that mathematical knowledge did not occur in a linear way and that it went through a process of transformation social, temporal, economic, cultural construction, etc. Thus, the teaching-learning process can become more significant when it contextualizes mathematics with various branches of knowledge, using historical knowledge to show that mathematics is a humanistic and cultural science, where by our needs it emerged, developed and arrived to be what it is today. Our work was based on a bibliographical research approaching some aspects of the use of mathematics as a pedagogical tool. We conclude that the teaching-learning of mathematics based on the transmission of historical knowledge can bring students closer to an interest in mathematical knowledge and lead them to reflect on future learning.
???metadata.dc.description.resumen???: La enseñanza de las matemáticas es una de las bases principales en la formación de ciudadanos preparados para la mundo actual, considerando que es un área importante pero con muchas dificultades en este proceso. La Historia de las Matemáticas como herramienta de construcción del conocimiento surge como medio de incentivar, motivar la investigación y ampliar la forma de entender los conceptos y aplicaciones de las matemáticas, mostrando que el conocimiento matemático no se produjo de forma lineal y que pasó por un proceso de cambios sociales, temporales, económicos, culturales, etc. Así El proceso de enseñanza-aprendizaje puede volverse más significativo cuando se contextualiza el matemáticas con varias ramas del conocimiento usando el conocimiento histórico para mostrar que La matemática es una ciencia humanística y cultural, de donde para nuestras necesidades surgió, se desarrolló y se convirtió en lo que es hoy. Nuestro trabajo se basó en una investigación literatura que aborda algunos aspectos del uso de las matemáticas como herramienta pedagógica. Concluimos que la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas basada en la transmisión de conocimientos la historia puede acercar a los estudiantes al interés por el conocimiento matemático y llevarlos a una reflejo de futuros aprendizajes.
Keywords: Matemática - história
História da matemática
Ensino de matemática
Conhecimento matemático
Matemática - história ferramenta pedagógica
Matemáticas - historia
Math - history
Mathematics - history pedagogical tool
Teaching math
History of mathematics
Mathematical knowledge
Matemáticas - historia
Enseñando matemáticas
Matemáticas - herramienta pedagógica de la historia
Historia de las matematicas
Conocimiento matemático
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27074
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLÁUDIA GOMES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfMaria Cláudia Gomes da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022230.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.