Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Josevandro Barros.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, Josevandro Barros.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729489608618628pt_BR
dc.description.resumoO ensino de matemática é uma das bases principais na formação de cidadões preparados para o mundo atual, tendo em vista que é uma área importante porém com muitas dificuldades nesse processo. A História da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos veio como meio de incentivar, motivar a pesquisa e ampliar a forma de compreensão dos conceitos e aplicações da matemática, mostrando que o conhecimento matemático não se deu de forma linear e que passou por um processo de construção social, temporal, econômico, cultura e etc. Assim o processo de ensino-aprendizado pode tornarse mais significativo quando contextualiza a matemática com vários ramos do saber utilizando os conhecimentos históricos para mostrar que a matemática é uma ciência humanista e cultural, onde por nossas necessidades ela surgiu, desenvolveu-se e chegou a ser o que é hoje. Nosso trabalho baseou-se numa pesquisa bibliográfica abordando as alguns aspectos do uso da matemática com ferramenta pedagógica. Concluímos que o ensino-aprendizado da matemática baseado na transmissão do conhecimento histórico pode aproximar os alunos do interesse pelo conhecimento matemático e levá-los a uma reflexão da aprendizagem futura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA história da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos.pt_BR
dc.date.issued2022-08-19-
dc.description.abstractMathematics teaching is one of the main bases in the formation of citizens prepared for the current world, considering that it is an important area but with many difficulties in this process. The History of Mathematics as a knowledge construction tool came as a means of encouraging, motivating research and expanding the way of understanding the concepts and applications of mathematics, showing that mathematical knowledge did not occur in a linear way and that it went through a process of transformation social, temporal, economic, cultural construction, etc. Thus, the teaching-learning process can become more significant when it contextualizes mathematics with various branches of knowledge, using historical knowledge to show that mathematics is a humanistic and cultural science, where by our needs it emerged, developed and arrived to be what it is today. Our work was based on a bibliographical research approaching some aspects of the use of mathematics as a pedagogical tool. We conclude that the teaching-learning of mathematics based on the transmission of historical knowledge can bring students closer to an interest in mathematical knowledge and lead them to reflect on future learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27074-
dc.date.accessioned2022-09-12T13:58:37Z-
dc.date.available2022-09-12-
dc.date.available2022-09-12T13:58:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática - históriapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento matemáticopt_BR
dc.subjectMatemática - história ferramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectMatemáticas - historiapt_BR
dc.subjectMath - historypt_BR
dc.subjectMathematics - history pedagogical toolpt_BR
dc.subjectTeaching mathpt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.subjectMatemáticas - historiapt_BR
dc.subjectEnseñando matemáticaspt_BR
dc.subjectMatemáticas - herramienta pedagógica de la historiapt_BR
dc.subjectHistoria de las matematicaspt_BR
dc.subjectConocimiento matemáticopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Cláudia Gomes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe history of mathematics as a tool for knowledge construction.pt_BR
dc.title.alternativeLa historia de las matemáticas como herramienta para construcción del conocimiento.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Cláudia Gomes da. A história da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos. 2022. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de las matemáticas es una de las bases principales en la formación de ciudadanos preparados para la mundo actual, considerando que es un área importante pero con muchas dificultades en este proceso. La Historia de las Matemáticas como herramienta de construcción del conocimiento surge como medio de incentivar, motivar la investigación y ampliar la forma de entender los conceptos y aplicaciones de las matemáticas, mostrando que el conocimiento matemático no se produjo de forma lineal y que pasó por un proceso de cambios sociales, temporales, económicos, culturales, etc. Así El proceso de enseñanza-aprendizaje puede volverse más significativo cuando se contextualiza el matemáticas con varias ramas del conocimiento usando el conocimiento histórico para mostrar que La matemática es una ciencia humanística y cultural, de donde para nuestras necesidades surgió, se desarrolló y se convirtió en lo que es hoy. Nuestro trabajo se basó en una investigación literatura que aborda algunos aspectos del uso de las matemáticas como herramienta pedagógica. Concluimos que la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas basada en la transmisión de conocimientos la historia puede acercar a los estudiantes al interés por el conocimiento matemático y llevarlos a una reflejo de futuros aprendizajes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLÁUDIA GOMES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfMaria Cláudia Gomes da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022230.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.