Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/7550495416520768pt_BR
dc.creator.LattesALVES, J. A. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lílian Fonseca.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Francisco Francimar de Sousa.-
dc.contributor.referee2Sousa, Elri Bandeira de.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar características do gótico feminino em Frankenstein or The Modern Prometheus (1818), da escritora inglesa Mary Shelley (1797-1851). Este romance trata de um cientista que constrói uma criatura viva com partes de seres humanos mortos, e debate temores próprios de uma sociedade em plena época da Revolução Industrial, tais como, o medo do Outro (masculino, feminino, racial etc). Esta estética notabilizou-se por retratar crimes contra mulheres indefesas, e a autora debate isto de uma forma e perspectivas pouco comuns para a época. Para esta empreitada, a metodologia adotada nesta pesquisa se constituiu em uma revisão bibliográfica utilizando-se primordialmente os pressupostos de Botting (1996), Burgess (2003), Hogle (2006), Gilbert e Gubbar (1984), Husillos (2014), Leite (2009), Moers (1976), Monteiro (2017) e Tillotson (1983) para fundamentar o gótico feminino. Nesta sequência, os levantamentos de Giassoni (1998), Florescu (1998) e Lecercle (1991) foram basilares na leitura dos limites da ciência encontrados na violação das leis naturais e a “depressão pósparto” artificial de Victor Frankenstein. Nesse sentido, a dualidade entre o criador e a Criatura é referida através das conjecturas de Lellis (2021) e Rank (2011) perante a tradição Doppelgänger que sonda a narrativa prometeica. Esta pesquisa mostrará que a autora adaptou a estética gótica para tratar de temores femininos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO gótico feminino em Frankenstein, de Mary Shelley.pt_BR
dc.date.issued2022-08-25-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze features of the female gothic in Frankenstein or The Modern Prometheus (1818), by the English writer Mary Shelley (1797-1851). This novel deals with a scientist that creates a living creature with parts of dead human beings, and debates fears of a society during the Industrial Revolution, such as, the fear of the Other (male, female, racial etc). This aesthetic gained notoriety for portraying crimes against helpless women, and the author debates this in an uncommon way and perspective. For such an enterprise, the methodology used for this research was characterized by a literature review, primarily using the assumptions of Botting (1996), Burgess (2003), Hogle (2006), Gilbert and Gubbar (1984), Husillos (2014), Leite (2009), Monteiro (2017) and Tillotson (1983) to ground the Female Gothic. Then, the surveys of Giassoni (1998), Florescu (1998) and Lecercle (1991) were fundamental to the discussions about the limits of science found in the violation of natural laws and the artificial “postpartum depression” of Victor Frankenstein. In this sense, the duality between the Creator and the Creature is referred to through the conjectures of Lellis (2021) and Rank (2011) before the Doppelgänger tradition that probes the Promethean narrative. This research will show that Shelly adapted the gothic aesthetic to deal with emale fears.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27086-
dc.date.accessioned2022-09-12T17:51:20Z-
dc.date.available2022-09-12-
dc.date.available2022-09-12T17:51:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectGótico femininopt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectShelley, Marypt_BR
dc.subjectFrankensteinpt_BR
dc.subjectEnglish literaturept_BR
dc.subjectFemale gothicpt_BR
dc.subjectLiterary studiespt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Juliana Apoliana Tavares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe feminine gothic in Frankenstein, by Mary Shelley.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Juliana Apoliana Tavares. O gótico feminino em Frankenstein, de Mary Shelley. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA APOLIANA TAVARES ALVES. TCC. LICCENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2022.pdfJuliana Apoliana Tavares Alves. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2022.423.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.