Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27088
Title: | Educação ambiental como princípio fundamental para formação de agentes multiplicadores numa escola de ensino fundamental em Pombal-PB. |
Other Titles: | Environmental education as a fundamental principle for the formation of multiplying agents in an elementary school in Pombal-PB. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, João Filipe Alves de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ANDRADE SOBRINHO, Luiz Gualberto de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA, Helber Rangel Formiga L. de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Rodrigo Ferreira de. |
Keywords: | Percepção Ambiental;Environmental perception;Sensibilização;Awareness;Educação ambiental;Environmental education |
Issue Date: | 29-Jul-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, João Filipe Alves de. Educação ambiental como princípio fundamental para formação de agentes multiplicadores numa escola de ensino fundamental em Pombal-PB. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Educação Ambiental é o processo no qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, cujo processo de aprendizagem pode ser trabalhado na escola, na família e no convívio social. Este trabalho teve como objetivo usar atividades interativas voltadas para a melhoria da aprendizagem e ensino de Educação Ambiental em uma turma de quarto ano de uma escola de ensino fundamental da cidade de Pombal-PB. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas em livros, artigos, trabalhos acadêmicos e sites e bem como foram realizadas as etapas: 1) visita, apresentação desta pesquisa ao Diretor e a Coordenação pedagógica da escola; 2) encontros (virtual e presencial) e 3) Aplicação de questionários. A metodologia proposta do uso de jogos didáticos, palestras, questionários e vídeos foram ferramentas pedagógicas que promoveram o interesse, a participação, o compartilhamento de ideias e conhecimentos dos assuntos abordados. Com as pesquisas dos questionários verificou-se que 68% dos alunos responderam que aprenderam sobre meio ambiente na escola, 29% disseram ser a preservação de água o tema que tinha maior interesse em aprender, 33% responderam que levam os resíduos inorgânicos produzidos em casa para serem levados pelo caminhão do lixo e 67% dos alunos responderam que o aquecimento global ocorre através da ação do homem e de causas naturais. As ilustrações gráficas e resenhas realizadas pelos alunos demonstraram a sensibilidade já existente e adquirida durante a realização deste trabalho, no que diz respeito à preservação e cuidado com o meio ambiente. |
Abstract: | Environmental Education is the process in which the individual and the community build social values and attitudes aimed at the conservation of the environment, whose learning process can be worked at school, in the family and in social life. This work aimed to use interactive activities aimed at improving the learning and teaching of Environmental Education in a fourth year class of an elementary school in the city of Pombal-PB. For this, bibliographic research was carried out in books, articles, academic works and websites, as well as steps: 1) visit, presentation of this research to the Director and the school's Pedagogical Coordination; 2) meetings (virtual and presential) and 3) Application of questionnaires. The proposed methodology of using didactic games, lectures, questionnaires and videos were pedagogical tools that promoted interest, participation, sharing of ideas and knowledge of the topics covered. With the surveys of the questionnaires, it was found that 68% of the students responded that they learned about the environment at school, 29% said that water conservation was the topic they were most interested in learning about, 33% responded that they take inorganic waste produced at home. to be taken by the garbage truck and 67% of the students answered that the global warming occurs through the action of man and natural causes. The graphic illustrations and reviews carried out by the students demonstrated the already existing sensitivity and that acquired during these activities. |
Keywords: | Percepção Ambiental Environmental perception Sensibilização Awareness Educação ambiental Environmental education |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27088 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOÃO FILIPE ALVES DE SOUSA – TCC – ENGENHARIA AMBIENTAL - 2022.pdf | João Filipe Alves de Sousa – TCC – Engenharia Ambiental - 2022. | 732.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.