Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089
Title: Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
Other Titles: Digital Technologies in English Language Teaching: A Pedagogical Proposal for Gamification from the Perspective of Multiliteracies.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Maria José Arruda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.
Keywords: Tecnologia digital;Ensino de Língua inglesa;Gamificação;Multiletramentos;Instagram;Rede Social;Aprendizagem-língua inglesa;Digital technology;English language teaching;Gamification multiliteracies;Social network;English language learning
Issue Date: 31-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA,Maria José Arruda. Tecnologias digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a gamificação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem de competências linguísticas e discursivas no ensino da língua inglesa (LI) numa perspectiva de multiletramentos. Associar as tecnologias digitais com o ensino na era digital. Nesse ínterim, procuramos descrever os multiletramentos como uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, considerando os espaços virtuais de interação em que a língua(gem) se materializa e constrói sentidos na sociedade atual. Nosso aporte teórico está embasado em Lévy (1999) e Castells, (1942) que falam das tecnologias digitais (TDICs), além de Holdem, (2007) e Bussarelo (2016) para a teoria dos multiletramentos e para gamificação, entre outros. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica com a rede social Instagram adotando a gamificação, uma vez que defendemos um ensino mais dinâmico e alunos engajados no aprendizado. Com relação a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e nosso resultado mostra que é possível melhorar o ensino e motivar estudantes através das diversas possibilidades que as novas tecnologias oferecem, o que amplia então, espaço para novas pesquisas nessa área específica.
Abstract: The present work has the objective to present gamification as a tool for teaching and learning linguistic and discursive skills in the teaching of English from a multiliteracies perspective. To associate digital technologies with the teaching of English language (EL) in the digital age. In the meantime, we seek to describe multiliteracies as a pedagogical proposal for teaching and learning English, considering the virtual spaces of interaction in which language materializes and builds meanings in contemporary society. Our theoretical reference is based on Lévy (1999); Castells (1942) who talk about digital technologies (TDICs). Holden (2007); Bussarelo (2016) for the theory of multiliteracies and for gamification, and others. Thus, we suggest a pedagogical proposal with the social network Instagram adopting gamification, once we defend a more dynamic teaching and students engaged in learning. Regarding the methodology, it is a qualitative approach research with bibliographic review and our result shows that it is possible to dynamize the teaching and motivate students through the various possibilities that new technologies offer, thus opening space for new research in this specific area.
Keywords: Tecnologia digital
Ensino de Língua inglesa
Gamificação
Multiletramentos
Instagram
Rede Social
Aprendizagem-língua inglesa
Digital technology
English language teaching
Gamification multiliteracies
Social network
English language learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras- Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ ARRUDA BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2022.pdfMaria José Arruda Bezerra.TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2022.540.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.