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dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, F. G.;pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.referee2FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar a gamificação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem de competências linguísticas e discursivas no ensino da língua inglesa (LI) numa perspectiva de multiletramentos. Associar as tecnologias digitais com o ensino na era digital. Nesse ínterim, procuramos descrever os multiletramentos como uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, considerando os espaços virtuais de interação em que a língua(gem) se materializa e constrói sentidos na sociedade atual. Nosso aporte teórico está embasado em Lévy (1999) e Castells, (1942) que falam das tecnologias digitais (TDICs), além de Holdem, (2007) e Bussarelo (2016) para a teoria dos multiletramentos e para gamificação, entre outros. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica com a rede social Instagram adotando a gamificação, uma vez que defendemos um ensino mais dinâmico e alunos engajados no aprendizado. Com relação a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e nosso resultado mostra que é possível melhorar o ensino e motivar estudantes através das diversas possibilidades que as novas tecnologias oferecem, o que amplia então, espaço para novas pesquisas nessa área específica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleTecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.pt_BR
dc.date.issued2022-08-31-
dc.description.abstractThe present work has the objective to present gamification as a tool for teaching and learning linguistic and discursive skills in the teaching of English from a multiliteracies perspective. To associate digital technologies with the teaching of English language (EL) in the digital age. In the meantime, we seek to describe multiliteracies as a pedagogical proposal for teaching and learning English, considering the virtual spaces of interaction in which language materializes and builds meanings in contemporary society. Our theoretical reference is based on Lévy (1999); Castells (1942) who talk about digital technologies (TDICs). Holden (2007); Bussarelo (2016) for the theory of multiliteracies and for gamification, and others. Thus, we suggest a pedagogical proposal with the social network Instagram adopting gamification, once we defend a more dynamic teaching and students engaged in learning. Regarding the methodology, it is a qualitative approach research with bibliographic review and our result shows that it is possible to dynamize the teaching and motivate students through the various possibilities that new technologies offer, thus opening space for new research in this specific area.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089-
dc.date.accessioned2022-09-12T18:17:36Z-
dc.date.available2022-09-12-
dc.date.available2022-09-12T18:17:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua inglesapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectRede Socialpt_BR
dc.subjectAprendizagem-língua inglesapt_BR
dc.subjectDigital technologypt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectGamification multiliteraciespt_BR
dc.subjectSocial networkpt_BR
dc.subjectEnglish language learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Maria José Arruda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital Technologies in English Language Teaching: A Pedagogical Proposal for Gamification from the Perspective of Multiliteracies.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA,Maria José Arruda. Tecnologias digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
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MARIA JOSÉ ARRUDA BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2022.pdfMaria José Arruda Bezerra.TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2022.540.45 kBAdobe PDFView/Open


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