Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103
Title: O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
Other Titles: The use of the minecraft game as a geography teaching and learning strategy.
???metadata.dc.creator???: CANDIDO, Brenda Stefani.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
Keywords: Ensino de geografia;Metodologias ativas;Jogo minecraft;Gamificação;Geografia- ensino e aprendizagem;Teaching geography;Active methodologies;Minecraft game;Gamification;Geography - teaching and learning
Issue Date: 26-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CANDIDO, Brenda Stefani.O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia . 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do jogo Minecraft como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, tendo em vista a relação entre o virtual e o real do aluno no seu cotidiano, tendo como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte situada no município de Triunfo- PB. Desta forma, busca-se superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Geografia e viabilizar a utilização de metodologias ativas, baseando- se na aplicação do jogo Minecraft como meio facilitador, acreditando que o ensino que se apropria de meios lúdicos possibilita um fazer pedagógico coletivo e participativo, reduzindo as diferenças de aprendizagem entre os indivíduos. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em quatro etapas distintas: (i) coleta e exposição dos conteúdos; (ii) apresentação e associação dos conteúdos à mecânica do jogo; (iii) solicitação de atividade prática e (iv) avaliação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, que o jogo Minecraft contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades que alicerçam a construção de conhecimentos de maneira significativa, colaborando com a superação de dificuldades e facilitando a compreensão de conceitos e temas referentes à disciplina de Geografia, nos permitindo entender como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos, participantes da oficina, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós enquanto pesquisadores, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas potencialidades.
Abstract: The main objective of this work is to analyze the contributions of the Minecraft game as a tool in the teaching-learning process of Geography, in view of the relationship between the virtual and the real of the student in his daily life, having as field of study the State School of Elementary and Middle School Antônio Francisco Duarte located in the city of Triunfo-PB. In this way, we seek to overcome the difficulties in the teaching and learning process of Geography and enable the use of active methodologies, based on the application of the Minecraft game as a facilitator, believing that teaching that appropriates playful means makes it possible to do collective and participatory pedagogy, reducing learning differences between individuals. The methodology used in this work is of a qualitative nature and the methodological procedures were preceded and supported by bibliographic research that structured a workshop given in four distinct stages: (i) collection and exposure of contents; (ii) presentation and association of contents with game mechanics; (iii) request for practical activity and (iv) evaluation. The results obtained were satisfactory, that the Minecraft game contributed to the development of skills and abilities that support the construction of knowledge in a significant way, helping to overcome difficulties and facilitating the understanding of concepts and themes related to the discipline of Geography, allowing us to to understand how the teaching and learning process of these students, participants of the workshop, actually takes place, an experience of unique richness, both for us as researchers and for the students in terms of stimulation and appreciation of their potential.
Keywords: Ensino de geografia
Metodologias ativas
Jogo minecraft
Gamificação
Geografia- ensino e aprendizagem
Teaching geography
Active methodologies
Minecraft game
Gamification
Geography - teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRENDA STEFANIl CANDIDO.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2022.pdfBrenda Stefani Candido. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022.2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.