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dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/3683958966618426pt_BR
dc.creator.LattesCANDIDO, B. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesPESSOA, Rodrigo Bezerrapt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Marcos Assis Pereira de.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do jogo Minecraft como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, tendo em vista a relação entre o virtual e o real do aluno no seu cotidiano, tendo como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte situada no município de Triunfo- PB. Desta forma, busca-se superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Geografia e viabilizar a utilização de metodologias ativas, baseando- se na aplicação do jogo Minecraft como meio facilitador, acreditando que o ensino que se apropria de meios lúdicos possibilita um fazer pedagógico coletivo e participativo, reduzindo as diferenças de aprendizagem entre os indivíduos. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em quatro etapas distintas: (i) coleta e exposição dos conteúdos; (ii) apresentação e associação dos conteúdos à mecânica do jogo; (iii) solicitação de atividade prática e (iv) avaliação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, que o jogo Minecraft contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades que alicerçam a construção de conhecimentos de maneira significativa, colaborando com a superação de dificuldades e facilitando a compreensão de conceitos e temas referentes à disciplina de Geografia, nos permitindo entender como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos, participantes da oficina, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós enquanto pesquisadores, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas potencialidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.pt_BR
dc.date.issued2022-08-26-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the contributions of the Minecraft game as a tool in the teaching-learning process of Geography, in view of the relationship between the virtual and the real of the student in his daily life, having as field of study the State School of Elementary and Middle School Antônio Francisco Duarte located in the city of Triunfo-PB. In this way, we seek to overcome the difficulties in the teaching and learning process of Geography and enable the use of active methodologies, based on the application of the Minecraft game as a facilitator, believing that teaching that appropriates playful means makes it possible to do collective and participatory pedagogy, reducing learning differences between individuals. The methodology used in this work is of a qualitative nature and the methodological procedures were preceded and supported by bibliographic research that structured a workshop given in four distinct stages: (i) collection and exposure of contents; (ii) presentation and association of contents with game mechanics; (iii) request for practical activity and (iv) evaluation. The results obtained were satisfactory, that the Minecraft game contributed to the development of skills and abilities that support the construction of knowledge in a significant way, helping to overcome difficulties and facilitating the understanding of concepts and themes related to the discipline of Geography, allowing us to to understand how the teaching and learning process of these students, participants of the workshop, actually takes place, an experience of unique richness, both for us as researchers and for the students in terms of stimulation and appreciation of their potential.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103-
dc.date.accessioned2022-09-13T12:58:41Z-
dc.date.available2022-09-13-
dc.date.available2022-09-13T12:58:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectJogo minecraftpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGeografia- ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectMinecraft gamept_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectGeography - teaching and learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCANDIDO, Brenda Stefani.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the minecraft game as a geography teaching and learning strategy.pt_BR
dc.identifier.citationCANDIDO, Brenda Stefani.O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia . 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

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