Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112
Title: Uma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.
Other Titles: A history of the little school read sambatuck football club: football and social inclusion in cajazeiras at the end of the 20th century.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Francisco Andrade da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Leonardo Bruno.
Keywords: Escola de futebol - Cajazeiras-Paraíba;Leia Sambatuck futebol clube;História social do esporte;Inclusão social;Esporte;Exercícios físicos;Formação cidadã;Jovens Cajazeirenses;Futebol - Cajazeiras-Paraíba;Habilidades futebolísticas;Football school- Cajazeiras-Paraíba;Leia Sambatuck Football Club;Social history of sport;Social inclusion;Sport;Physical exercises;Citizen training;Young Cajazeirenses;Football - Cajazeiras-Paraíba;Football skills;Cajazeiras - PB - escola de futebol
Issue Date: 5-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Francisco Andrade da. Uma história da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em cajazeiras no final do século XX. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do presente trabalho é apresentar a Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube como uma história de inclusão social na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, durante o final do século XX, considerando o esporte como prática de exercício físico e como mecanismo de construção da cidadania. Nossa idéia central foi elaborar uma história da escolinha, pensando-a como projeto social capaz de oferecer formação cidadã para os jovens cajazeirenses. No Brasil, o futebol é tomado como símbolo da identidade nacional por ser um esporte de grande apelo social e econômico. Por causa dessa importância cultural e do impacto econômico que provoca, o futebol se tornou um sonho de ascensão socioeconômica. Desse modo, as escolinhas de futebol ganharam destaque por serem locais de oportunidade para que crianças e adolescentes aprendessem o esporte e mostrassem suas habilidades futebolísticas para empresários do setor, consolidando-se no esporte e mudando suas vidas e de seus familiares. Assim sendo, na perspectiva de uma história social do esporte (PEREIRA, 1998), buscou-se analisar o papel da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube no sentido de promover inclusão social para crianças e adolescentes em Cajazeiras. Em termos metodológicos, desenvolvemos a pesquisa por meio da história oral, a partir das orientações de Delgado (2010), quando entrevistamos o fundador da escolinha e alguns de seus ex-alunos.
Abstract: The objective of the present work is to present the Escolinha Leia Sambatuck Football Club as a history of social inclusion in the city of Cajazeiras, in Paraiba, during the late 20th century, considering sport as a physical exercise practice and as a mechanism for building citizenship. Our central idea was to elaborate a history of the little school, thinking it as a social project capable of offering citizenship education to young people from Cajazeiras. In Brazil, football is taken as a symbol of national identity for being a sport of great social and economic appeal. Because of this cultural importance and the economic impact, it causes, football has become a dream of socio-economic ascension. In this way, the soccer schools gained prominence for being places of opportunity for children and adolescents to learn the sport and show their soccer skills to businessmen in the sector, consolidating themselves in the sport and changing their lives and their families. Therefore, from the perspective of a social history of sport (PEREIRA, 1998), we sought to analyze the role of the Escolinha Leia Sambatuck Football Club in order to promote social inclusion for children and adolescents in Cajazeiras. In methodological terms, we developed the research through oral history, based on the guidelines of Delgado (2010), when we interviewed the founder of the school and some of its former students.
Keywords: Escola de futebol - Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck futebol clube
História social do esporte
Inclusão social
Esporte
Exercícios físicos
Formação cidadã
Jovens Cajazeirenses
Futebol - Cajazeiras-Paraíba
Habilidades futebolísticas
Football school- Cajazeiras-Paraíba
Leia Sambatuck Football Club
Social history of sport
Social inclusion
Sport
Physical exercises
Citizen training
Young Cajazeirenses
Football - Cajazeiras-Paraíba
Football skills
Cajazeiras - PB - escola de futebol
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO ANDRADE DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2022.pdfFrancisco Andrade da Silva. TCC. Licenciatura em História. 2022.1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.