Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SALES NETO, Francisco Firmino.-
dc.contributor.advisor1IDSALES NETO, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836760295812952pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.referee2FARIAS, Leonardo Bruno.-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é apresentar a Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube como uma história de inclusão social na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, durante o final do século XX, considerando o esporte como prática de exercício físico e como mecanismo de construção da cidadania. Nossa idéia central foi elaborar uma história da escolinha, pensando-a como projeto social capaz de oferecer formação cidadã para os jovens cajazeirenses. No Brasil, o futebol é tomado como símbolo da identidade nacional por ser um esporte de grande apelo social e econômico. Por causa dessa importância cultural e do impacto econômico que provoca, o futebol se tornou um sonho de ascensão socioeconômica. Desse modo, as escolinhas de futebol ganharam destaque por serem locais de oportunidade para que crianças e adolescentes aprendessem o esporte e mostrassem suas habilidades futebolísticas para empresários do setor, consolidando-se no esporte e mudando suas vidas e de seus familiares. Assim sendo, na perspectiva de uma história social do esporte (PEREIRA, 1998), buscou-se analisar o papel da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube no sentido de promover inclusão social para crianças e adolescentes em Cajazeiras. Em termos metodológicos, desenvolvemos a pesquisa por meio da história oral, a partir das orientações de Delgado (2010), quando entrevistamos o fundador da escolinha e alguns de seus ex-alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleUma história da escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em Cajazeiras no final do século XX.pt_BR
dc.date.issued2022-09-05-
dc.description.abstractThe objective of the present work is to present the Escolinha Leia Sambatuck Football Club as a history of social inclusion in the city of Cajazeiras, in Paraiba, during the late 20th century, considering sport as a physical exercise practice and as a mechanism for building citizenship. Our central idea was to elaborate a history of the little school, thinking it as a social project capable of offering citizenship education to young people from Cajazeiras. In Brazil, football is taken as a symbol of national identity for being a sport of great social and economic appeal. Because of this cultural importance and the economic impact, it causes, football has become a dream of socio-economic ascension. In this way, the soccer schools gained prominence for being places of opportunity for children and adolescents to learn the sport and show their soccer skills to businessmen in the sector, consolidating themselves in the sport and changing their lives and their families. Therefore, from the perspective of a social history of sport (PEREIRA, 1998), we sought to analyze the role of the Escolinha Leia Sambatuck Football Club in order to promote social inclusion for children and adolescents in Cajazeiras. In methodological terms, we developed the research through oral history, based on the guidelines of Delgado (2010), when we interviewed the founder of the school and some of its former students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27112-
dc.date.accessioned2022-09-13T13:29:26Z-
dc.date.available2022-09-13-
dc.date.available2022-09-13T13:29:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscola de futebol - Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectLeia Sambatuck futebol clubept_BR
dc.subjectHistória social do esportept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectJovens Cajazeirensespt_BR
dc.subjectFutebol - Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectHabilidades futebolísticaspt_BR
dc.subjectFootball school- Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectLeia Sambatuck Football Clubpt_BR
dc.subjectSocial history of sportpt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectPhysical exercisespt_BR
dc.subjectCitizen trainingpt_BR
dc.subjectYoung Cajazeirensespt_BR
dc.subjectFootball - Cajazeiras-Paraíbapt_BR
dc.subjectFootball skillspt_BR
dc.subjectCajazeiras - PB - escola de futebolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francisco Andrade da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA history of the little school read sambatuck football club: football and social inclusion in cajazeiras at the end of the 20th century.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Andrade da. Uma história da Escolinha Leia Sambatuck Futebol Clube: futebol e inclusão social em cajazeiras no final do século XX. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO ANDRADE DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2022.pdfFrancisco Andrade da Silva. TCC. Licenciatura em História. 2022.1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.