Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27120
Title: O processo de alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais.
Other Titles: The cartographic literacy process in elementary school final years.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, José Richard Ferreira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA , Alexsandra Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Keywords: Cartografia escolar;Ensino Fundamental - anos Finais;Alfabetização cartográfica;Ensino de Cartografia
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, José Richard Ferreira dos. O processo de alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais. 2022. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, que adentra o ensino da Cartografia Escolar no ensino fundamental anos finais, possui como ideia central, compreender o processo de alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais e suas problemáticas envolvidas. Os participantes desta pesquisa, professor e alunos, são da rede de ensino municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O referencial teórico da pesquisa envolve a abordagem cartográfica; a formação do professor para a atuação no ensino da Cartografia; as contribuições do ambiente escolar para o ensino cartográfico. A metodologia de abordagem desta pesquisa possui um teor totalmente qualitativo, e está dividida em duas etapas de coleta de dados, sendo uma aplicação de questionários e outra de uma entrevista. Diante da análise dos dados, identificamos que a Escola, ambiente de ensino, não possui equipamentos e materiais necessários e em quantidade adequada para a atuação do professor na área cartográfica, além de os alunos apresentarem carência de conhecimentos no mesmo sentido.
Abstract: This work, which addresses the teaching of Cartography in the final year of elementary school, has as its central idea, to understand the cartographic literacy process in the final year of elementary school and the problems involved. The participants of this research, teacher and students, are from the municipal school system of the city of Cajazeiras-PB. The theoretical referential of the research involves the cartographic approach; the formation of the teacher to act in the teaching of Cartography; the contributions of the school environment for cartographic teaching. The methodology of this research has a totally qualitative content, and is divided into two stages of data collection, one being the application of questionnaires and the other an interview. In face of the data analysis, we identified that the school, teaching environment, does not have the necessary equipment and materials in adequate quantity for the performance of the teacher in the cartographic area, besides the fact that the students present a lack of knowledge in the same sense
Keywords: Cartografia escolar
Ensino Fundamental - anos Finais
Alfabetização cartográfica
Ensino de Cartografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27120
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RICHARD FERREIRA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2022.pdfJosé Richard Ferreira dos Santos. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022.896.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.