Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27124
Title: Um olhar para a formação de alunos críticos reflexivos à luz da produção de Histórias em Quadrinhos-HQ's nas aulas de Geografia.
Other Titles: A look at the formation of reflective critical students in the light of the production of Comics-Comics in Geography classes.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Kátia Marcelino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Keywords: Geografia - ensino;Histórias em Quadrinhos;HQ's;Metodologias ativas;Cidadãos críticos-reflexivos;Alunos;Geography - teaching;Stories in comics;Comics;Active methodologies;Critical-reflective citizens;Students
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Kátia Marcelino de. Um olhar para a formação de alunos críticos reflexivos à luz da produção de Histórias em Quadrinhos-HQ´s nas aulas de Geografia. 2022. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa é fruto de uma pesquisa-ação, proposta a partir da produção de histórias em quadrinho-HQ’s utilizando um tema geográfico em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, da EEEF e Médio Estevam Marinho, situada no Distrito de São Gonçalo município de Sousa-PB. Como ponto de partida iniciamos com a seguinte pergunta problema: a introdução de metodologia ativas do tipo HQ’s contribuem para formação de cidadãos críticos-reflexivos durante as aulas de Geografia, a partir de temas geográficos? Do ponto de vista dos objetivos propomos como geral demonstrar a importância da utilização de metodologias ativas durante as aulas de Geografia a partir da produção de HQ’s envolvendo um tema específico da disciplina, como forma de atingir um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e consequentemente mais reflexivo. E específicos: apresentar as HQ’s como uma ferramenta metodológica capaz de promover a imaginação geográfica do aluno; desenvolver a produção de HQ’s junto com os discentes utilizando um tema específico contido no livro de Geografia; avaliar através da aplicação de questionários no início e ao fim da atividade proposta, o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes frente a produção das HQ’s. Este trabalho é fundamentado nas contribuições teóricas de autores como: Berbel (2011); Beuren (2017); Brasil (2017); Cavalcanti (2008); Rama (2006); Vergueiro (2020) e entre outros pesquisadores que trabalham na mesma perspectiva teórica. Com relação a metodologia contamos com uma pesquisa-ação fundamentada nas contribuições de Prodanov e Freitas (2013), com análises dos dados obtidos de forma qualitativa e quantitativa descritiva. Os resultados obtidos foram positivos, comprovados a partir das respostas favoráveis dos discentes além da construção do conhecimento geográfico produzido por meio da associação entre a linguagem verbal e não verbal mostrados nas HQ’s, construídas durante a pesquisa.
Abstract: The present research is the result of an action-research, proposed from the production of comics-HQ’s using a geographical theme in a class of the 9th year of Elementary School, from EEEF and Estevam Marinho Middle, located in the District of São Gonçalo municipality from Sousa-PB. As a starting point, we start with the following problem question: does the introduction of active methodology such as HQ’s contribute to the formation of criticalreflective citizens during Geography classes, based on geographical themes? From the point of view of the objectives, we propose, in general, to demonstrate the importance of using active methodologies during Geography classes from the production of comics involving a specific theme of the discipline, as a way of achieving a more dynamic and consequently more dynamic teaching-learning process reflective. And specific: to present the comics as a methodological tool capable of promoting the student's geographical imagination; develop the production of comics together with the students using a specific theme contained in the geography book; to evaluate, through the application of questionnaires at the beginning and at the end of the proposed activity, the critical and reflective development of the students in the face of the production of the comics. This work is based on the theoretical contributions of authors such as: Berbel (2011); Beuren (2017); Brazil (2017); Cavalcanti (2008); Rama (2006); Vergueiro (2020) and among other researchers working in the same theoretical perspective. Regarding the methodology, we have an action research based on the contributions of Prodanov and Freitas (2013), with analyzes of the data obtained in a descriptive qualitative and quantitative way. The results obtained were positive, proven from the favorable responses of the students in addition to the construction of geographic knowledge produced through the association between verbal and non-verbal language shown in the comics, built during the research.
Keywords: Geografia - ensino
Histórias em Quadrinhos
HQ's
Metodologias ativas
Cidadãos críticos-reflexivos
Alunos
Geography - teaching
Stories in comics
Comics
Active methodologies
Critical-reflective citizens
Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27124
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA MARCELINO DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2022.pdfKátia Marcelino de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022.2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.