Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27126
Title: A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
Other Titles: The landscape as an instrument for citizen education.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Josué Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Keywords: Geografia - ensino;Paisagem;Cidadania;Ensino Fundamental;Geography - teaching;Landscape;Citizenship;Elementary School
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Nubia Dantas de. A paisagem como instrumento para a formação cidadã. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo associar a categoria paisagem e o ensino da cidadania para alunos do Ensino Fundamental anos finais, partindo da investigação dos conhecimentos que os mesmos tinham a respeito da temática. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano da Escola Municipal Galdino Pires Ferreira, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, no período de novembro de 2021 à agosto de 2022, com a participação de 27 discentes. A metodologia adotada foi a de cunho qualitativa. Utilizamos o método indutivo-dedutivo afim de construir uma análise sobre o tema. A problemática abordada visa desenvolver ferramentas que possibilitarão o ensino de Geografia fazendo uso da categoria paisagem e associando-a ao pleno exercício da cidadania. A pesquisa demostrou que existe uma carência na discursão desse assunto, assim faz-se necessário outras pesquisas como esta, afim de desenvolver metodologias de abordagem. Este trabalho demonstra que é possível dinamizar o ensino fazendo com que os assuntos discutidos por essa ciência se tornem um instrumento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: This work aims to associate the landscape category and the teaching of citizenship for students of Elementary School final years, starting from the investigation of the knowledge that they had about the theme. The research was carried out with students from the 6th year of the Galdino Pires Ferreira Municipal School, in the city of Cajazeiras, Paraíba, from November 2021 to August 2022, with the participation of 27 students. The methodology adopted was qualitative. We used the inductive-deductive method in order to build an analysis on the subject. The problem addressed aims to develop tools that will enable the teaching of Geography making use of the landscape category and associating it to the full exercise of citizenship. The research showed that there is a lack in the discussion of this subject, so it is necessary to further research like this one, in order to develop approach methodologies. This work demonstrates that it is possible to dynamize teaching by making the subjects discussed by this science become an instrument in the construction of a more just and egalitarian society.
Keywords: Geografia - ensino
Paisagem
Cidadania
Ensino Fundamental
Geography - teaching
Landscape
Citizenship
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27126
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUBIA DANTAS DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2022.pdfNubia Dantas de Oliveira. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022.1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.