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Title: Uma técnica para detecção de faltas em linhas de transmissão de corrente contínua por meio da energia da derivada de sinais.
Other Titles: A technique for fault detection in transmission lines of direct current through the energy of the derivative of signals.
???metadata.dc.creator???: MELO, Yonatha Marques Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEVES, Washington Luiz Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: FERNANDES JÚNIOR, Damásio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VIEIRA JÚNIOR, José Carlos de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Flávio Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SOUZA, Benemar Alencar de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: BRITO, Núbia Silva Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee5???: MOTA, Wellington Santos.
Keywords: Linhas de transmissão;HVDC;Derivada de sinais;Detecção de faltas;Localização de faltas;Ondas viajantes;Transmission lines;Derivative of signals;Fault detection;Location of faults;Traveling waves
Issue Date: 18-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Yonatha Marques Pereira de. Uma técnica para detecção de faltas em linhas de transmissão de corrente contínua por meio da energia da derivada de sinais. 2018. 121 fl. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho de tese a transmissão de energia em corrente contínua é estudada e a principal contribuição é o desenvolvimento de um novo algoritmo para a detecção de faltas em linhas de transmissão em corrente contínua. Este método utiliza os dados sincronizados de tensão e corrente, e desta maneira a detecção de faltas é realizada de forma redundante. Além disso, o método atua em conjunto com um método clássico de localização e classificação de faltas em linhas de transmissão, baseado na teoria de ondas viajantes. São simuladas quatro configurações de sistemas de transmissão de energia elétrica em alta tensão e corrente contínua, sendo um sistema monopolar, um sistema bipolar, um sistema híbrido compostos por linhas em corrente contínua e alternada, e um sistema multiterminal. O método de detecção de faltas desenvolvido utiliza o cálculo da derivada de sinais, cálculo da energia de coeficientes e um limiar auto-adaptativo. Os resultados são analisados considerando-se os erros absolutos, percentuais e os erros admissíveis. Por fim, observa-se que os erros percentuais obtidos na localização de faltas não são superiores a 0,33% para o sistema monopolar, 0,82% para o sistema bipolar e 0,56% para o sistema híbrido, ou seja, 0,82% é o erro percentual máximo para todos os 1980 casos de faltas analisados, mesmo para os casos com alto valor de resistência de falta. As faltas são detectadas corretamente em 100% dos casos simulados das faltas nos sistemas monopolar, bipolar e híbrido. O método proposto se destaca por apresentar resultados semelhantes aos de transformadas renomadas, como a wavelet, utilizando um limiar auto-adaptativo e a redundância entre os sinais de corrente e tensão.
Abstract: In this work the energy transmission is studied and the main contribution is the development of a new algorithm for fault detection in direct current (DC) transmission lines. This method uses the synchronized voltage and current data, so that fault detection is performed redundantly. In addition, a classical method of fault location and classification on transmission lines is applied together to the proposed detection method. The location method is based on the theory of traveling waves. Three configurations of electric power transmission systems using High Voltage Direct Current (HVDC) technology are simulated: a monopolar system, a bipolar system and a hybrid system composed of alternating current (AC) and DC lines, and a multiterminal system. The developed fault detection method uses the signals derivative calculation, energy calculation of coefficients and a self-adaptive threshold. The results are analyzed considering absolute errors, percentages and admissible errors. Finally, it is observed that the percentage errors obtained in the fault location are not higher than 0.33% for the monopolar system, 0.82% for the bipolar system, and 0.56% for the hybrid system, so, 0.82% is the maximum percentage error for all 1980 cases of analyzed faults, even for cases with high value of fault resistance. Faults are correctly detected at 100% of the simulated cases of faults in monopolar, bipolar and hybrid. The proposed method stands out for presenting similar results to well known transforms, such as wavelet, and using a self-adaptive threshold and redundancy.
Keywords: Linhas de transmissão
HVDC
Derivada de sinais
Detecção de faltas
Localização de faltas
Ondas viajantes
Transmission lines
Derivative of signals
Fault detection
Location of faults
Traveling waves
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27131
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

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