Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27132
Title: Formação do enfermeiro para atividades de educação em saúde: visão de acadêmicos.
Other Titles: Nurse training for health education activities: a vision of academics.
Formación de enfermeros para actividades de educación en salud: una visión de académica.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Maria Clara Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.
Keywords: Enfermagem - formação;Estudantes de Enfermagem;Discente de Enfermagem;Educação em saúde;Enfermeiro - formação;Enfermeiro - atividades em educação;Nursing;Nursing students;Health education;Nurse - activities in education;Nursing - training;Nursing student;Nurse - training;Estudiantes de enfermeria;Educación para la salud;Enfermera - actividades en educación;Enfermería - formación;Estudiante de enfermería;Enfermera - formación
Issue Date: 16-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Maria Clara Soares. Formação do enfermeiro para atividades de educação em saúde: visão de acadêmicos. 2022. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Conhecer a visão de acadêmicos sobre a formação em enfermagem para execução de atividades de educação em saúde nos diversos contextos laborais. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 15 participantes. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio e junho de 2022, a partir de um questionário sociodemográfico e um roteiro semiestruturado. Para processamento dos dados foi utilizado o software Iramuteq. Resultados: A prática de educação em saúde é vista pelos discentes como uma ação importante para melhor compreensão da população em relação ao seu auto cuidado, por outro lado, alguns discentes compreendem que a educação em saúde é apenas um repasse de informações em detrimento das ações articuladas e horizontalizadas entre profissional e o indivíduo, família ou comunidade. Além disso, na visão deles, essas práticas são poucos realizadas no ambiente laboral pelos profissionais. Uma grande potencialidade é ser uma temática transversal, debatida teoricamente em muitas outras disciplinas da matriz curricular, além de ter o conhecimento base e poder praticá-lo, por outro lado, há como limitações o fato de ter poucas oportunidades de materializar de forma prática, além da disciplina se distanciar da realidade. Considerações Finais: A prática de educação em saúde deve-se avançar no sentido de praticar as ações para a concretização dos conhecimentos e fortalecimento da relação teórico - prática. Portanto, recomenda-se futuros estudos de intervenção com a temática aprontando características do tipo antes e depois e sugere-se a efetivação da curricularização de extensão como forma de complementação e associação às teorias trabalhadas em sala de aula.
Abstract: To know the view of academics on nursing training to carry out health education activities in different work contexts. Method: This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach developed with 15 participants. Data collection took place between May and June 2022, using a sociodemographic questionnaire and a semi-structured script. For data processing, the Iramuteq software was used. Results: a great potential is that health education is a cross-cutting theme, theoretically debated in many other disciplines of the curricular matrix, in addition to having the base knowledge and being able to practice it, on the other hand, there are limitations such as the fact that it has few opportunities to materialize this knowledge in a practical way, in addition to the discipline distancing itself from reality. Final Considerations: The practice of health education must advance in the sense of practicing actions for the realization of knowledge and strengthening of the theoretical-practical relationship. Therefore, it is recommended future intervention studies with the theme preparing characteristics of the type before and after and it is suggested the effectiveness of the extension curricularization as a way of complementation and association with the theories worked in the classroom.
???metadata.dc.description.resumen???: Conocer la visión de los académicos sobre la formación de enfermería para la ejecución de las actividades de educación para la salud en diferentes contextos de trabajo. Método: Este es estudio exploratorio-descriptivo con enfoque cualitativo desarrollado con 15 Participantes. La recolección de datos se llevó a cabo entre mayo y junio de 2022, de un cuestionario sociodemográfico y un guión semiestructurado. para procesar datos, se utilizó el software Iramuteq. Resultados: La práctica de la educación en salud es visto por los estudiantes como una acción importante para una mejor comprensión de la población en relación con su autocuidado, por otro lado, algunos estudiantes entienden que el la educación para la salud no es más que una transferencia de información en detrimento de las acciones articulada y horizontalizada entre el profesional y el individuo, familia o comunidad. Además, en su opinión, estas prácticas rara vez se llevan a cabo en el entorno laboral por profesionales Un gran potencial es ser un tema transversal, debatido teóricamente en muchas otras materias del plan de estudios, además de tener los conocimientos base y poder practicarlo, por otro lado, existen limitaciones como tener pocos oportunidades para materializarse de manera práctica, además de que la disciplina se distancie de la la realidad. Consideraciones finales: La práctica de la educación en salud debe avanzar en la sentido de practicar acciones para la realización del conocimiento y el fortalecimiento de relación teórico-práctica. Por lo tanto, futuros estudios de intervención con el preparación temática características del tipo antes y después y se sugiere la efectividad de la La curricularización por extensión como forma de complementación y asociación con las teorías. trabajado en el aula.
Keywords: Enfermagem - formação
Estudantes de Enfermagem
Discente de Enfermagem
Educação em saúde
Enfermeiro - formação
Enfermeiro - atividades em educação
Nursing
Nursing students
Health education
Nurse - activities in education
Nursing - training
Nursing student
Nurse - training
Estudiantes de enfermeria
Educación para la salud
Enfermera - actividades en educación
Enfermería - formación
Estudiante de enfermería
Enfermera - formación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27132
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLARA SOARES DANTAS - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2022.pdfMaria Clara Soares Dantas - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2022998.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.