Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, I. P. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916530018985492pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Paulo Abrantes de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1568831732529530pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Anderson Diego Marinho da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A. D. M.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Janeson Vidal de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, J. V.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o conceito da educação infantil, a interação entre a família e a escola diante do contexto pandêmico do COVID 19, a dificuldade e a utilização do ensino remoto no dia a dia das crianças. O estudo objetivou analisar a atuação das escolas no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil, no contexto de pandemia diante das orientações domiciliares implantada pelo Ensino Remoto. As etapas do trabalho foram feitas pela revisão da literatura sobre os estudos que abordam à Educação Infantil, interação entre família, crianças e escola e o Ensino Remoto, dentre outros, as abordagens de Cordeiro (2020), Picchioni (2020), Vigotsky (2006); o estudo de leis como a Base Comum Curricular (BNCC), do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e algumas pesquisas envolvendo o ensino remoto. Os resultados revelam que apesar dos esforços das escolas e dos professores em ofertar o ensino remoto, este não garante a mesma qualidade da aprendizagem no ambiente escolar, pois, as crianças nem sempre se concentram nas aulas onlines e os recursos utilizados não promovem a interação social simultânea necessária para que os alunos avancem no seu desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.titleO direito a educação infantil em tempos de confinamento e as consequências do ensino remoto.pt_BR
dc.date.issued2022-08-23-
dc.description.abstractThis work addresses the concept of early childhood education, the interaction between family and school in the face of the COVID 19 pandemic context, the difficulty and use of remote teaching in children's daily lives. The study aimed to analyze the performance of schools in the learning process of children in Early Childhood Education, in the context of a pandemic in the face of home guidelines implemented by Remote Teaching. The stages of the work were carried out by reviewing the literature on studies that address Early Childhood Education, interaction between family, children and school and Remote Teaching, among others, the approaches of Cordeiro (2020), Picchioni (2020), Vigotsky (2006); the study of laws such as the Common Curricular Base (BNCC), the Child and Adolescent Statute (ECA), and some research involving remote teaching. The results reveal that despite the efforts of schools and teachers to offer remote teaching, it does not guarantee the same quality of learning in the school environment, as children do not always focus on online classes and the resources used do not promote social interaction. necessary for students to advance in their cognitive development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27139-
dc.date.accessioned2022-09-13T18:21:45Z-
dc.date.available2022-09-13-
dc.date.available2022-09-13T18:21:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Infantil – Direitos – Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto – Pandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCCpt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e Adolescente (ECA)pt_BR
dc.subjectEducação Infantil – Família e Escola – Pandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education – Rights – Brazilpt_BR
dc.subjectRemote Learning - COVID-19 pandemicpt_BR
dc.subjectNational Curricular Common Base (BNCC)pt_BR
dc.subjectChild and Adolescent Statute (ECA)pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education - Family and School – COVID-19 Pandemicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Ingrid Priscyla de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe right to early childhood education in times of confinement and the consequences of remote teaching.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Ingrid Priscyla de Araújo. O direito a educação infantil em tempos de confinamento e as consequências do ensino remoto, 2022. 46fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGRID PRISCYLA DE ARAÚJO COSTA - TCC DIREITO CCJS 2022.pdfIngrid Priscyla de Araújo Costa - TCC Direito CCJS 2022291.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.