Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J.D.C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9158063352362201pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Ticiany Marques da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, T. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499608715942749pt_BR
dc.contributor.referee2CASADO, Wellison Gomes.-
dc.contributor.referee2IDCASADO, W. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918770916990317pt_BR
dc.description.resumoDiante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.pt_BR
dc.date.issued2022-08-27-
dc.description.abstractFaced with the great and necessary transformations that society has been undergoing, mathematical education cannot be left behind. Therefore, the need for changes and improvements in the teaching and learning process are indispensable. Thinking about it, the main objective of this research study was to answer the question: how does the Problem Solving perspective contribute to the mathematics’ teaching and learning of trigonometric ratios in the rectangle triangle in 9th grade classes of elementary school? The approach was carried out with 11 students from a private school in the city of Nova Floresta-PB. The kind of research used was a qualitative nature study, because it allows a better interpretation of the data in the process of analyzing and discussing the results that were collected from the application that was done. With this, it was possible to perceive the efficacy of the perspective of problem solving in related to the study object. This way, we bring some reflections about the positive and negative points found from the practice performed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189-
dc.date.accessioned2022-09-14T14:43:52Z-
dc.date.available2022-09-14-
dc.date.available2022-09-14T14:43:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectRazões trigonométricaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectTrigonometria – ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTrigonometria – resolução de problemaspt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectTrigonometry - problem solvingpt_BR
dc.subjectTrigonometric ratiospt_BR
dc.subjectTrigonometry - elementary schoolpt_BR
dc.subjectEducacion matematicapt_BR
dc.subjectTrigonometría - resolución de problemaspt_BR
dc.subjectRazones trigonométricaspt_BR
dc.subjectTrigonometría - escuela primariapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Joana D’arc Castro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching trigonometry in 9th grade elementary school classes from a problem-solving perspective.pt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de la trigonometría en las clases de 9° grado de primaria desde una perspectiva de resolución de problemas.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenAnte las grandes y necesarias transformaciones que la sociedad y la ciencia han venido experimentando, la La educación matemática no puede quedarse atrás. Por lo tanto, la necesidad de cambios y las mejoras en el proceso de enseñanza y aprendizaje son indispensables. Con eso en mente, el El presente trabajo de investigación tuvo como objetivo responder a la pregunta de cómo La perspectiva de resolución de problemas contribuye a la enseñanza y el aprendizaje de Matemáticas de razones trigonométricas en el triángulo rectángulo en clases de 9no grado ¿fundamental? El acercamiento se realizó con 11 estudiantes de un colegio privado de la ciudad de Bosque Nuevo-PB. La investigación utilizada fue de carácter cualitativo, ya que permite una mejor interpretación de los datos en el proceso de análisis y discusión de los resultados que se recogieron en de la solicitud realizada. Con esto, fue posible percibir la efectividad de la perspectiva de resolución de problemas relacionados con el objeto de estudio. Con eso, traemos algunas reflexiones sobre la puntos positivos y negativos encontrados de la práctica realizada.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA D'ARC CASTRO DE LIMA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfJoana D'arc Castro de Lima - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022953.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.