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Title: Análise da macrotextura do pavimento da pista de pouso e decolagem do aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres – Patos, PB.
Other Titles: Macrotexture analysis of the landing and takeoff runway pavement at Brigadeiro Firmino Ayres airport – Patos, PB.
???metadata.dc.creator???: CHRISPIM, Matheus Ghrenedt de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Carla Caroline Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Larissa Santana.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Deividy Kaik de Lima.
Keywords: Texturização do pavimento;Floor texturing;Ensaio de mancha de areia;Sand stain test;Infraestrutura aeroportuária;Airport infrastructure
Issue Date: 26-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CHRISPIM, Matheus Ghrenedt de Oliveira. Análise da macrotextura do pavimento da pista de pouso e decolagem do aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres – Patos, PB. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi realizado na pista de pouso e decolagem do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres (JPO) localizado na cidade de Patos - PB, com objetivo de Avaliar os resultados obtidos através do ensaio de Macrotextura de Mancha de Areia regulamentados pela Instrução Suplementar (IS) Nº 153.205-001(B)/2020 e Resolução RBAC nº 153. O Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, apresentou 72% dos resultados satisfatórios e 28% não satisfatórios. Em sua classificação de profundidade média realizada através do ensaio de Mancha de Areia obteve-se certa equidade das alturas da Macrotextura. Observou-se que o primeiro terço da cabeceira 12 da pista de pouso e decolagem do Aeroporto possuía acumulo de borracha, convergindo para uma profundidade abaixo da recomendada pela ANAC. O ensaio possui um grau de importância relevante para determinar as possíveis causas do fenômeno da hidroplanagem em pistas aeroportuárias. Tendo em vista os avanços nos voos diários e as solicitações do pavimento para atender os critérios de segurança, conforto e durabilidade.
Abstract: This work was carried out on the runway of Brigadeiro Firmino Ayres Airport (JPO) located in the city of Patos - PB, with the objective of evaluating the results obtained through the Macrotexture test of Sand Stain regulated by Supplementary Instruction (IS) No. 153.205-001(B)/2020 and RBAC Resolution No. 153. Brigadeiro Firmino Ayres Airport presented 72% of satisfactory results and 28% unsatisfactory. In its classification of average depth carried out through the Mancha de Areia test, a certain equality of the heights of the Macrotexture was obtained. It was observed that the first third of threshold 12 of the airport's take-off and landing runway had rubber accumulation, converging to a depth below that recommended by ANAC. The test has a relevant degree of importance to determine the possible causes of the hydroplaning phenomenon on airport runways. In view of advances in daily flights and pavement demands to meet safety, comfort and durability criteria
Keywords: Texturização do pavimento
Floor texturing
Ensaio de mancha de areia
Sand stain test
Infraestrutura aeroportuária
Airport infrastructure
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27194
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