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Title: Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
Other Titles: Functional evaluation of flexible pavement in sections of highways BR-426 and PB-306, in the city of Princesa Isabel-PB.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Raquel Patriota.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CHAGAS, Rodrigo Mendes Patrício.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Carla Caroline Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
Keywords: Pavimento flexível;Defeitos em pavimento;Avaliação funcional - pavimento;Functional assessment - floor;Flexible flooring;Pavement defects;Rodovias - Manifestações patológicas;Highways - Pathological Manifestations;Cidade de Princesa Isabel - PB;City of Princess Isabel - PB
Issue Date: 22-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Raquel Patriota. Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo em vista que o nível de degradação das rodovias influencia diretamente na qualidade da mobilidade e na segurança dos usuários, estudou-se a avaliação funcional de pavimentos flexíveis, considerando três trechos pertencentes às rodovias que cruzam o município de Princesa Isabel-PB, sendo elas, BR-426 e PB-306. O trabalho teve como objetivo analisar a superfície destes trechos, visando a identificação e quantificação de manifestações patológicas, bem como conceituar o estado de conservação das vias por meio de duas metodologias: Levantamento Visual Contínuo (LVC) e Índice de Gravidade Global (IGG). Através da execução destes procedimentos, foi determinado o Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis (ICPF), Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE), Índice do Estado de Superfície do Pavimento (IES) e Índice de Gravidade Global (IGG). Por último, foi desenvolvida uma análise comparativa entre os métodos aplicados, onde atestou-se o estado de conservação das rodovias nos referidos trechos. Considerando os conceitos “péssimo” e “ruim”, os resultados mostraram que houve convergência dos métodos executados em dois terços dos trechos analisados, havendo, portanto, divergência em apenas um segmento. Para o segmento da PB-306, classificado como “péssimo” pelos dois métodos, recomenda-se a intervenção nos trechos considerados. Já para o trecho coincidente BR-426/PB306, classificado como “ruim”' por ambos os métodos, é sugerida a realização de manutenções em áreas localizadas, a fim de efetuar correções de panelas, bem como das demais irregularidades longitudinais e transversais encontradas na superfície. Por fim, o segmento da BR-426 foi conceituado como “bom” pelo LVC e como regular pelo IGG, necessitando apenas de algumas correções em pontos específicos da via.
Abstract: Considering that the level of degradation of the highways directly influences the quality of mobility and the safety of users, the functional evaluation of flexible pavements was studied, considering three sections belonging to the highways that cross the municipality of Princesa Isabel-PB, which are, BR-426 and PB-306. The objective of this work was to analyze the surface of these stretches, aiming at the identification and quantification of defects, as well as conceptualizing the state of conservation of the roads through two methodologies: Continuous Visual Survey (CVS) and Global Severity Index (GSI). Through the execution of these procedures, the Flexible Pavement Condition Index (FPCI), Expedito Global Severity Index (EGSI), Pavement Surface Condition Index (PSCI), and Global Severity Index (GSI) were determined. Finally, a comparative analysis was developed between the applied methods, where the state of conservation of the highways in the referred sections was attested. Considering the concepts “very bad” and “bad”, the results showed that there was the convergence of the methods performed in two-thirds of the analyzed sections, with, therefore, divergence in only one segment. For the PB-306 segment, classified as “very bad” by both methods, intervention in the considered sections is recommended. As for the coincident stretch BR-426/PB306, classified as "bad"' by both methods, it is suggested to carry out maintenance in localized areas, in order to make corrections of potholes, as well as other longitudinal and transverse irregularities found in the surface. Finally, the BR-426 segment was considered “good” by the CVS and as regular by the GSI, requiring only some corrections at specific points of the road.
Keywords: Pavimento flexível
Defeitos em pavimento
Avaliação funcional - pavimento
Functional assessment - floor
Flexible flooring
Pavement defects
Rodovias - Manifestações patológicas
Highways - Pathological Manifestations
Cidade de Princesa Isabel - PB
City of Princess Isabel - PB
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27219
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

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