Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243
Title: O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade.
Other Titles: The discourse on language in ENEM: heterogeneity control/regulation strategies.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Anderson Lins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Aloísio de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEANDRO, Maria de Lourdes da Silva.
Keywords: Língua portuguesa;Discurso sobre a língua portuguesa;Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio;Análise de discurso de linha francesa;Estratégias discursivas;Regulagem da língua;Questões de língua portuguesa - ENEM;Heterogeneidade - língua portuguesa;Produção de sentidos;Estruturalismo;Imaginário linguístico;Pêcheux - análise de discurso;Sociolinguística;Portuguese language;Speech about the Portuguese language;National High School Exam - ENEM;ENEM - National High School Exam;French line speech analysis;Discursive strategies;Language adjustment;Portuguese Language Questions - ENEM;Heterogeneity - Portuguese language;Production of senses;Structuralism;Linguistic imaginary;Pêcheux - discourse analysis;Sociolinguistics
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Anderson Lins. O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. 2014. 142f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243
???metadata.dc.description.resumo???: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge na década de 1990 em meio a um contexto de mudanças sócio-políticas que atribuem peso significativo à educação como instrumento de qualificação profissional. Para tanto, através do ENEM, objetivase avaliar alunos oriundos do ensino médio. Atualmente, além de possibilitar a certificação desse nível de ensino, o exame também é um instrumento de ingresso em muitas universidades. Ao considerar a sua abrangência, que mobiliza aproximadamente 6 milhões de participantes e, possivelmente, influencia a prática de muitos professores, nos propomos a compreender, à luz da Análise de Discurso de linha francesa: Que estratégias discursivas de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade sustentam o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no ENEM? Pressupondo que há uma relação tensa entre discursos constituindo o discurso do nosso corpus, estabelecemos como Objetivo Geral: Analisar como se constitui o discurso sobre a língua e sua heterogeneidade em questões de Língua Portuguesa do ENEM. Os objetivos específicos são: Identificar as discursividades teóricas que constituem o discurso das questões do ENEM sobre a língua e sua heterogeneidade; Reconhecer os efeitos de sentidos sobre a língua e sua heterogeneidade nos diferentes “espaços de significação” dessas questões; e Discutir como tais efeitos de sentidos sustentam uma política de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade. Na tentativa de alcançar tais objetivos, tomamos como unidades de análise questões de Língua Portuguesa das edições de 2009 a 2013 do exame. Para consecução dos objetivos, recorremos, como dispositivo teóricometodológico, à Análise de Discurso. Essa opção deve-se ao fato de acreditarmos que as representações acerca da língua podem ser mais bem compreendidas se lançarmos mão de alguns postulados da perspectiva discursiva. Diante de um exame de avaliação do ensino médio de caráter nacional e que (re)produz imagens sobre a língua, nossa pesquisa se justifica diante da necessidade de compreender criticamente os processos de significação que constituem os discursos e suas filiações de sentido a partir da análise de discursividades sobre as relações entre heterogeneidade/homogeneidade linguística. Dentre as principais conclusões da investigação empreendida, constatamos que, ainda que pretendendo encerrar imagens heterogêneas da língua, o discurso sobre a língua nas provas do ENEM é tenso, conflituoso e perpassado por discursos que representam língua/heterogeneidade a partir de relações conflitantes calcadas em um jogo de/entre sentidos unitários/diferentes. Há, portanto, um atravessamento de sentidos no/para o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no exame.
Abstract: ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) was an exam created in the 1990s amidst a socio-political transformation context that attributed significative weight to education as an instrument of professional qualification. For such, through ENEM, high-school students are evaluated. Nowadays, besides certifying the completion of this education level, the exam is also an instrument of access to many universities. Considering its reach, which mobilizes approximately six million participants and possibly influences the practice of many teachers, we propose to understand, according to a Frenchfocused Discourse Analysis: What control/regulation of language and its heterogeneity’s discursive strategies maintain the Portuguese Language polemic discourse running in ENEM? Assuming that there is a tense relationship between discourses composing the discourse of our corpus, we established as General Objective: Analyzing how the discourse about language and its heterogeneity is constructed in ENEM’s Portuguese Language questions. The specific objectives are: Identifying the theoretical discourses that constitute ENEM’s questions about language and its heterogeneity; Recognizing the meanings’ effects about language and its heterogeneity in the different “signification spaces” of these questions; and Discussing how these meanings’ effects maintain a control/regulation of language and its heterogeneity’s policy. In the attempt to reach these objectives, we took as analysis units Portuguese Language questions from 2009 through 2013 editions of the exam. To achieve our objectives, we resorted to Discourse Analysis as a theoreticmethodological tool. This option was made because we believe that language representations can be better comprehended if we resort to some discourseperspective postulates. In face of a national high-school evaluation exam that (re)produces images about language, our research is justified because of the need to critically comprehend the signification processes that constitute the discourses and its meanings’ filiations when analyzing the discourse relationships between language heterogeneity/homogeneity. Among the main conclusions of the investigation perpetrated, we noticed that, albeit intending to enclose heterogenic images of the language, the language discourse in ENEM exams is tense, conflictual, and pervaded by discourses that represent language/heterogeneity from conflictual relationships trampled on a game of/between unitary/different meanings. There is, thus, a meaning crossing in/from the polemic discourse running about Portuguese Language in the exam.
Keywords: Língua portuguesa
Discurso sobre a língua portuguesa
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Análise de discurso de linha francesa
Estratégias discursivas
Regulagem da língua
Questões de língua portuguesa - ENEM
Heterogeneidade - língua portuguesa
Produção de sentidos
Estruturalismo
Imaginário linguístico
Pêcheux - análise de discurso
Sociolinguística
Portuguese language
Speech about the Portuguese language
National High School Exam - ENEM
ENEM - National High School Exam
French line speech analysis
Discursive strategies
Language adjustment
Portuguese Language Questions - ENEM
Heterogeneity - Portuguese language
Production of senses
Structuralism
Linguistic imaginary
Pêcheux - discourse analysis
Sociolinguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON LINS RODRIGUES - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfAnderson Lins Rodrigues - Dissertação PPGLE CH 2014.5.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.