Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245
Title: Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Other Titles: Multimodal reading issues in English language teaching: parallel between the textbook and the National High School Exam - ENEM.
???metadata.dc.creator???: MARENCO, Anna Raphaella de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Marco Antonio Margarido.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Livro didático de inglês;Língua inglesa - ensino;Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;Leitura - língua inglesa;Multimodalidade - língua inglesa;Leitura multimodal;Questões de língua inglesa - ENEM;Compreensão de textos - língua inglesa;Ensino de línguas - ensino médio;Ensino médio - ensino de línguas;English language teaching;English textbook;English language - teaching;National High School Exam - ENEM;ENEM - National High School Exam;Reading - English language;Multimodality - English language;Multimodal reading;English Language Questions - ENEM;Text comprehension - English language;Language teaching - high school;High school - language teaching
Issue Date: Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARENCO, Anna Raphaella de Lima. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2014. 109f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se configura como uma pesquisa documental de cunho descritivointerpretativo, com análise qualitativa, realizada com dois livros didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o 3º ano do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual da Paraíba nos anos de 2009 a 2014 e 20 questões de Língua Inglesa do ENEM (2010, 2011, 2012 e 2013). Com o intuito de estabelecer um paralelo entre esses objetos, visando o surgimento de parâmetros para o tratamento de questões de leitura multimodal, tentamos responder ao seguinte questionamento que rege a pesquisa: que relação há entre as atividades de leitura multimodal contidas em dois LDLI e as questões de Língua Inglesa propostas no ENEM (2010 a 2013)? O corpus é composto por 38 questões de leitura multimodal (7 para o ENEM, 6 para o livro English in a globaliz/sed world – v. 3 e 25 para o livro On stage – v.3), cuja análise se apoia nas concepções de multimodalidade (Cf. KRESS E VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) e de leitura (Cf. LUKE E FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). A análise nos permitiu constatar que a multimodalidade ainda não é considerada importante para a compreensão de textos em Língua Inglesa. Portanto, o foco das questões de leitura está voltado apenas para o modo escrito e não na junção dos diversos modos semióticos presentes nas questões. Os resultados nos levaram a considerar que a leitura de textos multimodais, é ainda recente no processo de ensino-aprendizagem e, talvez, não seja considerada como critério para a avaliação de coleções pelo PNLD. Acreditamos que seja papel da escola, dos materiais didáticos e de exames nacionais, que aferem índices educacionais no Brasil, atentarem para o valor da multimodalidade como aspecto constituinte dos textos, e, portanto, relevante para o processo de compreensão leitora.
Abstract: This work is a document research of descriptive and interpretive nature, with qualitative analysis, which evaluated two English textbooks for Brazilians that are in the 3rd year of high school, adopted in schools of the State of Paraíba in the years 2009 to 2014, and 20 questions, which evaluate the reading proficiency in English of Brazilian students known as national exam of high school level – ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) for the following years: 2010, 2011, 2012 and 2013. In order to draw a parallel between these objects, to aim the emergence of parameters for the treatment of multimodal reading questions, we try to answer the following question that guides the research: what is the relationship between the multimodal reading activities contained in two English textbooks and the English reading questions proposed in ENEM (2010-2013)? The corpus is composed of 38 multimodal reading questions (7 for ENEM, 6 for the book named English in a globaliz/sed world – v. 3, 25 for the book named On stage – v.3), whose analysis is based on the concepts of multimodality (Cf. KRESS AND VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) and reading (Cf. LUKE AND FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). The analysis allowed us to take into account that multimodality is not considered important to the understanding of texts written in English. Therefore, the focus of the reading questions just falls on the writing mode and not to the junction of the various modes present in the texts. The results led us to consider that reading multimodal texts is still new in the teachinglearning process and, perhaps, it is not considered as a criterion for the collections evaluated by PNLD. We believe, therefore, that it is the role of the school, of schoolbooks and of national exams, that assess educational indices in Brazil, pay attention to the value of multimodality as a constituent aspect of the texts, and, then, relevant to the process of reading comprehension.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Livro didático de inglês
Língua inglesa - ensino
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Leitura - língua inglesa
Multimodalidade - língua inglesa
Leitura multimodal
Questões de língua inglesa - ENEM
Compreensão de textos - língua inglesa
Ensino de línguas - ensino médio
Ensino médio - ensino de línguas
English language teaching
English textbook
English language - teaching
National High School Exam - ENEM
ENEM - National High School Exam
Reading - English language
Multimodality - English language
Multimodal reading
English Language Questions - ENEM
Text comprehension - English language
Language teaching - high school
High school - language teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA RAPHAELLA DE LIMA MARENCO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfAnna Raphaella de Lima Marenco - Dissertação PPGLE CH 2014.5.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.