Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARENCO, A. R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155080810217328pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Marco Antonio Margarido.
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215425152123749pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo.
dc.description.resumoEste trabalho se configura como uma pesquisa documental de cunho descritivointerpretativo, com análise qualitativa, realizada com dois livros didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o 3º ano do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual da Paraíba nos anos de 2009 a 2014 e 20 questões de Língua Inglesa do ENEM (2010, 2011, 2012 e 2013). Com o intuito de estabelecer um paralelo entre esses objetos, visando o surgimento de parâmetros para o tratamento de questões de leitura multimodal, tentamos responder ao seguinte questionamento que rege a pesquisa: que relação há entre as atividades de leitura multimodal contidas em dois LDLI e as questões de Língua Inglesa propostas no ENEM (2010 a 2013)? O corpus é composto por 38 questões de leitura multimodal (7 para o ENEM, 6 para o livro English in a globaliz/sed world – v. 3 e 25 para o livro On stage – v.3), cuja análise se apoia nas concepções de multimodalidade (Cf. KRESS E VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) e de leitura (Cf. LUKE E FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). A análise nos permitiu constatar que a multimodalidade ainda não é considerada importante para a compreensão de textos em Língua Inglesa. Portanto, o foco das questões de leitura está voltado apenas para o modo escrito e não na junção dos diversos modos semióticos presentes nas questões. Os resultados nos levaram a considerar que a leitura de textos multimodais, é ainda recente no processo de ensino-aprendizagem e, talvez, não seja considerada como critério para a avaliação de coleções pelo PNLD. Acreditamos que seja papel da escola, dos materiais didáticos e de exames nacionais, que aferem índices educacionais no Brasil, atentarem para o valor da multimodalidade como aspecto constituinte dos textos, e, portanto, relevante para o processo de compreensão leitora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras Linguísticapt_BR
dc.titleQuestões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.pt_BR
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractThis work is a document research of descriptive and interpretive nature, with qualitative analysis, which evaluated two English textbooks for Brazilians that are in the 3rd year of high school, adopted in schools of the State of Paraíba in the years 2009 to 2014, and 20 questions, which evaluate the reading proficiency in English of Brazilian students known as national exam of high school level – ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) for the following years: 2010, 2011, 2012 and 2013. In order to draw a parallel between these objects, to aim the emergence of parameters for the treatment of multimodal reading questions, we try to answer the following question that guides the research: what is the relationship between the multimodal reading activities contained in two English textbooks and the English reading questions proposed in ENEM (2010-2013)? The corpus is composed of 38 multimodal reading questions (7 for ENEM, 6 for the book named English in a globaliz/sed world – v. 3, 25 for the book named On stage – v.3), whose analysis is based on the concepts of multimodality (Cf. KRESS AND VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) and reading (Cf. LUKE AND FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). The analysis allowed us to take into account that multimodality is not considered important to the understanding of texts written in English. Therefore, the focus of the reading questions just falls on the writing mode and not to the junction of the various modes present in the texts. The results led us to consider that reading multimodal texts is still new in the teachinglearning process and, perhaps, it is not considered as a criterion for the collections evaluated by PNLD. We believe, therefore, that it is the role of the school, of schoolbooks and of national exams, that assess educational indices in Brazil, pay attention to the value of multimodality as a constituent aspect of the texts, and, then, relevant to the process of reading comprehension.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245
dc.date.accessioned2022-09-16T13:43:22Z
dc.date.available2022-09-16
dc.date.available2022-09-16T13:43:22Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectLivro didático de inglêspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectLeitura - língua inglesapt_BR
dc.subjectMultimodalidade - língua inglesapt_BR
dc.subjectLeitura multimodalpt_BR
dc.subjectQuestões de língua inglesa - ENEMpt_BR
dc.subjectCompreensão de textos - língua inglesapt_BR
dc.subjectEnsino de línguas - ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino médio - ensino de línguaspt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectEnglish textbookpt_BR
dc.subjectEnglish language - teachingpt_BR
dc.subjectNational High School Exam - ENEMpt_BR
dc.subjectENEM - National High School Exampt_BR
dc.subjectReading - English languagept_BR
dc.subjectMultimodality - English languagept_BR
dc.subjectMultimodal readingpt_BR
dc.subjectEnglish Language Questions - ENEMpt_BR
dc.subjectText comprehension - English languagept_BR
dc.subjectLanguage teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectHigh school - language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARENCO, Anna Raphaella de Lima.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMultimodal reading issues in English language teaching: parallel between the textbook and the National High School Exam - ENEM.pt_BR
dc.identifier.citationMARENCO, Anna Raphaella de Lima. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2014. 109f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA RAPHAELLA DE LIMA MARENCO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfAnna Raphaella de Lima Marenco - Dissertação PPGLE CH 2014.5.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.