Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
Title: Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.
Other Titles: Oral comprehension strategies in English language classes: the textbook and the teacher.
???metadata.dc.creator???: DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARIZ, Josilene Pinheiro.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Compreensão oral - língua inglesa;Estratégias de compreensão oral - língua inglesa;Estratégias de aprendizagem - língua inglesa;Livro didático de língua inglesa;Inglês - ensino;Professores de língua inglesa;Etnografia;Pesquisa etnográfica;Aprendizagem - língua inglesa;English language teaching;Oral comprehension - English language;Oral comprehension strategies - English language;Learning Strategies - English Language;English language textbook;English - teaching;English language teachers;Ethnography;Ethnographic research;Learning - English language
Issue Date: Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DINIZ, Virginia de Souza Falcão. Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. 2014. 148f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD.
Abstract: The present ethnographic and bibliographic qualitative research (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) has the following specific objectives: (1) to identify what learning strategies are implicit in the listening activities of an English textbook, that is based on the Communicative approach and (2)to investigate what learning strategies are focused by two teachers when they apply these listening activities. In this study, we approach theories related to English textbooks (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), to LC (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e ELDASH, 2002) and to learning strategies (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). The context of this research is a language school in the city of Campina Grande. We have observed classes in two groups of English for beginners. As instruments for data collection we have audio-recorded the classes, field notes and semi-structured interviews. So, we have analysed two groups of listening activities from the English textbook (CEP 1, CLA, 2005) in order to identify the learning strategies, presented in an implicit or explicit manner in those activities. After that, we have analysed the classes of these teachers applying the activities in order to investigate the strategies these teachers focus. The results indicated that the English textbook focused on cognitive, memory, compensatory and metacognitive strategies. Related to the teachers, it was possible to see that they have focused the same strategies as the English textbook.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de compreensão oral - língua inglesa
Estratégias de aprendizagem - língua inglesa
Livro didático de língua inglesa
Inglês - ensino
Professores de língua inglesa
Etnografia
Pesquisa etnográfica
Aprendizagem - língua inglesa
English language teaching
Oral comprehension - English language
Oral comprehension strategies - English language
Learning Strategies - English Language
English language textbook
English - teaching
English language teachers
Ethnography
Ethnographic research
Learning - English language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRGINIA DE SOUZA FALCAO DINIZ - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfVirginía de Souza Falcão Diniz - Dissertação PPGLE CH 2014.1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.