Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252
Title: Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos.
Other Titles: Technologies in the classroom: possibilities of uses in the perspective of multiliteracies.
???metadata.dc.creator???: ASSIS, Lorena Guimarães.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Linduarte Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Denise Lino de.
Keywords: Tecnologias e sala de aula;Linguagem;Tecnologia - possibilidade de uso;Multiletramentos;Formação de professores - tecnologias de ensino;Estudo de casos múltiplos;Letramentos em tempos digitais;Pedagogia dos multiletramentos;Linguagem na contemporaneidade digital;Filmes na sala de aula;Biologia - atividades experimentais;Projetor multimídia - ensino de Biologia;Ensino de Biologia;Música - aula de língua portuguesa;Tecnologias de informação e comunicação;Discurso e tecnologias;Technologies and the classroom;Language;Technology - possibility of use;Multiliteracies;Teacher training - teaching technologies;Multiple case study;Literacy in digital times;Pedagogy of Multiliteracies;Language in the digital contemporaneity;Movies in the classroom;Biology - experimental activities;Multimedia projector - Biology teaching;Biology Teaching;Music - Portuguese language class;Information and communication technologies;Speech and technologies
Issue Date: Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ASSIS, Lorena Guimarães. Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos. 2014. 124f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252
???metadata.dc.description.resumo???: A sociedade tem vivenciado o acesso cada vez mais rápido à informação e a consequente ampliação das possibilidades de comunicação a práticas letradas viabilizadas pelas tecnologias. A escola, como principal agência do letramento, precisa considerar situações de ensino em que as tecnologias sejam utilizadas como recursos didáticos e colaboradores da prática docente, sendo fundamental refletir sobre o tipo de formação necessária para que esses usos aconteçam. Os professores tem tido mais oportunidades de ingressar em cursos de formação para uso das tecnologias no contexto da sala de aula e, supostamente, receber o preparo necessário para inserí-las nas ações desenvolvidas e planejadas nesse ambiente. Em virtude disso, um questionamento central norteou esta pesquisa “Quais usos são feitos das tecnologias no contexto da sala de aula?”. Como objetivo geral do presente trabalho, tem-se investigar os usos que professores e alunos fazem em sala de aula das tecnologias a fim de perceber em que sentidos esses usos possibilitam práticas de multiletramentos. Como objetivos específicos, tem-se identificar e classificar os usos que são feitos das tecnologias na sala de aula, assim como descrever e interpretar em que consistem esses usos das tecnologias, considerando as ações que possibilitem práticas multiletradas. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, tem-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de base exploratória. Os dados tiveram origem em um estudo de casos múltiplos envolvendo a investigação dos usos feitos das tecnologias nas salas de aula de dois professores, um de Biologia e outro de Língua Portuguesa, ambos da rede pública de ensino. Em relação ao corpus da pesquisa, esse é constituído a partir das informações obtidas por meio da aplicação do questionário, de fragmentos transcritos das gravações das aulas e das entrevistas, bem como de anotações no diário de campo. A partir da análise dos dados, foram constatado dois tipos de usos: os usos cotidianos e os usos escolares, sendo estabelecida para a última duas categorias de análise, os usos para fins discursivos e os usos para fins didáticos. O aporte teórico do presente trabalho está fundamentado na teoria dos multiletramentos apresentado pelo Grupo de Nova Londres (COPE e KALANTZIS, 2000; 2009; CAZDEN et al, 1996), assim como nas discussões postuladas por autores como Soares (2002; 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Rojo (2009; 2012), Braga (2010; 2013); Coscarelli (2010) e Street (2010). Os resultados evidenciaram que os professores fazem uso das tecnologias em sua vida pessoal/social, influenciando de maneira direta na prática docente, assumindo, então, a postura de sujeitos múltiplos que desempenham diferentes tarefas nos mais diversos contextos em que circulam. Foi possível constatar, também, que os usos das tecnologias em sala de aula possibilitaram que os alunos pudessem emitir suas opiniões acerca da temática estudada e, por diversos momentos, assumirem o protagonismo no processo de ensino/aprendizagem, além de vivenciarem práticas multiletradas por meio das propostas de atividades trazidas pelos professores. Dessa forma, diante dos resultados obtidos foi possível constatar que as tecnologias estão presentes nas salas de aula e que seus usos acontecem das mais diversas maneiras, além verificar a preocupação que os professores tiveram em oportunizar o contato com práticas multiletradas proporcionando momentos de interação e colaboração entre os alunos.
Abstract: The society has daily experienced ever faster access to information and the consequent expansion of the communication possibilities to literacy practices enabled by technology. The school, as the main literacy agency, needs to consider teaching situations in which technologies are used as teaching resources and collaborators of teaching practice, and it is of fundamental importance to reflect on the type of training required for these uses to occur. Teachers have had more opportunities to join in training courses for the use of technology in the classroom context and, presumably, receive the preparation needed to insert them in actions developed and planned in this environment. Consequently, a central question guided this research "What uses are made of the technologies in the classroom context?". The general goal of this work is to investigate the uses of technologies that teachers and students do in class in order to realize in what ways these uses allow multiliteracies practices. The specific objectives were stablished to identify and classify the uses made of technology in the classroom, as well as describe and interpret what constitutes these technology uses considering the actions that enable multiliteracy practices. Concerning the methodological aspects, this study is considered from qualitative and exploratory basis. The data were originated from a multiple cases study involving the investigation of the technology uses made in the classrooms of two teachers, one in biology and another in Portuguese, both from regular public schools. Regarding the research corpus, this is made of the information obtained through questionnaires, transcripts fragments from classes and interviews recordings, as well as notes kept in a field journal. According to data analysys, it was possible to notice two main uses: the daily uses, and the school uses, being established for the last two categories of analysis, the uses for discursive and for teaching purposes. The theoretical basis of this work is based on the theory of multiliteracies presented by the New London Group (COPE and KALANTZIS, 2000, 2009; Cazden et al, 1996), as well as discussions postulated by authors such as Smith (2002, 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi and Xavier (2010); Rojo (2009, 2012), Braga (2010, 2013); Coscarelli (2010) and Street (2010). The results presennted that teachers make use of technology in their personal / social life, influencing teaching practice in a direct way , then, assuming the posture of multiple subjects performing different tasks in various contexts in which they circulate. I was also possible to notice that the uses of technology in the classroom enabled students to give their opinions about the theme studied and, in several moments, taking the leading role in the teaching / learning process, also experiencing multiliteracy practices through the activities suggested by the teachers. Thus, given the results , it was possivle to observe that the technologies are present in classrooms and their uses happen in many different ways, also verifying the concern that teachers have while creating opportunities in which the contact with multiliteracy practices providing interaction and collaboration moments among students.
Keywords: Tecnologias e sala de aula
Linguagem
Tecnologia - possibilidade de uso
Multiletramentos
Formação de professores - tecnologias de ensino
Estudo de casos múltiplos
Letramentos em tempos digitais
Pedagogia dos multiletramentos
Linguagem na contemporaneidade digital
Filmes na sala de aula
Biologia - atividades experimentais
Projetor multimídia - ensino de Biologia
Ensino de Biologia
Música - aula de língua portuguesa
Tecnologias de informação e comunicação
Discurso e tecnologias
Technologies and the classroom
Language
Technology - possibility of use
Multiliteracies
Teacher training - teaching technologies
Multiple case study
Literacy in digital times
Pedagogy of Multiliteracies
Language in the digital contemporaneity
Movies in the classroom
Biology - experimental activities
Multimedia projector - Biology teaching
Biology Teaching
Music - Portuguese language class
Information and communication technologies
Speech and technologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA GUIMARAES ASSIS - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfLorena Guimarães Assis - Dissertação PPGLE CH 20141.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.