Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDASSIS, L.G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2978922282454158pt_BR
dc.contributor.advisor1ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDARCOVERDE, R. D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543323475176747pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Linduarte Pereira.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, L. P.pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, D. L.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade tem vivenciado o acesso cada vez mais rápido à informação e a consequente ampliação das possibilidades de comunicação a práticas letradas viabilizadas pelas tecnologias. A escola, como principal agência do letramento, precisa considerar situações de ensino em que as tecnologias sejam utilizadas como recursos didáticos e colaboradores da prática docente, sendo fundamental refletir sobre o tipo de formação necessária para que esses usos aconteçam. Os professores tem tido mais oportunidades de ingressar em cursos de formação para uso das tecnologias no contexto da sala de aula e, supostamente, receber o preparo necessário para inserí-las nas ações desenvolvidas e planejadas nesse ambiente. Em virtude disso, um questionamento central norteou esta pesquisa “Quais usos são feitos das tecnologias no contexto da sala de aula?”. Como objetivo geral do presente trabalho, tem-se investigar os usos que professores e alunos fazem em sala de aula das tecnologias a fim de perceber em que sentidos esses usos possibilitam práticas de multiletramentos. Como objetivos específicos, tem-se identificar e classificar os usos que são feitos das tecnologias na sala de aula, assim como descrever e interpretar em que consistem esses usos das tecnologias, considerando as ações que possibilitem práticas multiletradas. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, tem-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de base exploratória. Os dados tiveram origem em um estudo de casos múltiplos envolvendo a investigação dos usos feitos das tecnologias nas salas de aula de dois professores, um de Biologia e outro de Língua Portuguesa, ambos da rede pública de ensino. Em relação ao corpus da pesquisa, esse é constituído a partir das informações obtidas por meio da aplicação do questionário, de fragmentos transcritos das gravações das aulas e das entrevistas, bem como de anotações no diário de campo. A partir da análise dos dados, foram constatado dois tipos de usos: os usos cotidianos e os usos escolares, sendo estabelecida para a última duas categorias de análise, os usos para fins discursivos e os usos para fins didáticos. O aporte teórico do presente trabalho está fundamentado na teoria dos multiletramentos apresentado pelo Grupo de Nova Londres (COPE e KALANTZIS, 2000; 2009; CAZDEN et al, 1996), assim como nas discussões postuladas por autores como Soares (2002; 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Rojo (2009; 2012), Braga (2010; 2013); Coscarelli (2010) e Street (2010). Os resultados evidenciaram que os professores fazem uso das tecnologias em sua vida pessoal/social, influenciando de maneira direta na prática docente, assumindo, então, a postura de sujeitos múltiplos que desempenham diferentes tarefas nos mais diversos contextos em que circulam. Foi possível constatar, também, que os usos das tecnologias em sala de aula possibilitaram que os alunos pudessem emitir suas opiniões acerca da temática estudada e, por diversos momentos, assumirem o protagonismo no processo de ensino/aprendizagem, além de vivenciarem práticas multiletradas por meio das propostas de atividades trazidas pelos professores. Dessa forma, diante dos resultados obtidos foi possível constatar que as tecnologias estão presentes nas salas de aula e que seus usos acontecem das mais diversas maneiras, além verificar a preocupação que os professores tiveram em oportunizar o contato com práticas multiletradas proporcionando momentos de interação e colaboração entre os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleTecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos.pt_BR
dc.date.issued2014-09-
dc.description.abstractThe society has daily experienced ever faster access to information and the consequent expansion of the communication possibilities to literacy practices enabled by technology. The school, as the main literacy agency, needs to consider teaching situations in which technologies are used as teaching resources and collaborators of teaching practice, and it is of fundamental importance to reflect on the type of training required for these uses to occur. Teachers have had more opportunities to join in training courses for the use of technology in the classroom context and, presumably, receive the preparation needed to insert them in actions developed and planned in this environment. Consequently, a central question guided this research "What uses are made of the technologies in the classroom context?". The general goal of this work is to investigate the uses of technologies that teachers and students do in class in order to realize in what ways these uses allow multiliteracies practices. The specific objectives were stablished to identify and classify the uses made of technology in the classroom, as well as describe and interpret what constitutes these technology uses considering the actions that enable multiliteracy practices. Concerning the methodological aspects, this study is considered from qualitative and exploratory basis. The data were originated from a multiple cases study involving the investigation of the technology uses made in the classrooms of two teachers, one in biology and another in Portuguese, both from regular public schools. Regarding the research corpus, this is made of the information obtained through questionnaires, transcripts fragments from classes and interviews recordings, as well as notes kept in a field journal. According to data analysys, it was possible to notice two main uses: the daily uses, and the school uses, being established for the last two categories of analysis, the uses for discursive and for teaching purposes. The theoretical basis of this work is based on the theory of multiliteracies presented by the New London Group (COPE and KALANTZIS, 2000, 2009; Cazden et al, 1996), as well as discussions postulated by authors such as Smith (2002, 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi and Xavier (2010); Rojo (2009, 2012), Braga (2010, 2013); Coscarelli (2010) and Street (2010). The results presennted that teachers make use of technology in their personal / social life, influencing teaching practice in a direct way , then, assuming the posture of multiple subjects performing different tasks in various contexts in which they circulate. I was also possible to notice that the uses of technology in the classroom enabled students to give their opinions about the theme studied and, in several moments, taking the leading role in the teaching / learning process, also experiencing multiliteracy practices through the activities suggested by the teachers. Thus, given the results , it was possivle to observe that the technologies are present in classrooms and their uses happen in many different ways, also verifying the concern that teachers have while creating opportunities in which the contact with multiliteracy practices providing interaction and collaboration moments among students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252-
dc.date.accessioned2022-09-19T11:33:46Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T11:33:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias e sala de aulapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectTecnologia - possibilidade de usopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectFormação de professores - tecnologias de ensinopt_BR
dc.subjectEstudo de casos múltiplospt_BR
dc.subjectLetramentos em tempos digitaispt_BR
dc.subjectPedagogia dos multiletramentospt_BR
dc.subjectLinguagem na contemporaneidade digitalpt_BR
dc.subjectFilmes na sala de aulapt_BR
dc.subjectBiologia - atividades experimentaispt_BR
dc.subjectProjetor multimídia - ensino de Biologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectMúsica - aula de língua portuguesapt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectDiscurso e tecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnologies and the classroompt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectTechnology - possibility of usept_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectTeacher training - teaching technologiespt_BR
dc.subjectMultiple case studypt_BR
dc.subjectLiteracy in digital timespt_BR
dc.subjectPedagogy of Multiliteraciespt_BR
dc.subjectLanguage in the digital contemporaneitypt_BR
dc.subjectMovies in the classroompt_BR
dc.subjectBiology - experimental activitiespt_BR
dc.subjectMultimedia projector - Biology teachingpt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectMusic - Portuguese language classpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectSpeech and technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorASSIS, Lorena Guimarães.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnologies in the classroom: possibilities of uses in the perspective of multiliteracies.pt_BR
dc.identifier.citationASSIS, Lorena Guimarães. Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos. 2014. 124f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA GUIMARAES ASSIS - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfLorena Guimarães Assis - Dissertação PPGLE CH 20141.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.