Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIRA, D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8810180824958697pt_BR
dc.contributor.advisor1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323008945925363pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.referee2PEREIRA, Tânia Maria Augusto.-
dc.contributor.referee2IDPEREIRA, T. M. A.pt_BR
dc.description.resumoO estudo das unidades linguísticas, no Brasil, tem sido marcado por profundas mudanças desde a década de 80 do século XX, quando a tradição gramatical começou a sair de foco dos estudos acadêmicos, valorizando-se a descrição e reflexão sobre a língua a partir de sua realização em textos elaborados pelos usuários em contextos reais de interação. Essas mudanças ocorridas na Academia têm repercutido no ensino, inclusive na elaboração de livros didáticos, sendo oficializadas por documentos parametrizadores (PCN e OCEM) e normatizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de caráter normativo/avaliativo. Interessa-nos, nesta dissertação, investigar a transposição didática do conteúdo substantivo em livros didáticos de português (LDP) voltados para o ensino médio, em três décadas consecutivas, relacionando sua abordagem à mudança de perspectiva ocorrida no âmbito acadêmico, da tradição gramatical à prática de análise linguística. Temos como objetivo geral comparar a abordagem do substantivo em coleções de LDP e como objetivos específicos: (1) analisar as tendências teóricas subjacentes à exposição do conteúdo nas coleções; e (2) analisar as tendências metodológicas presentes nesses mesmos LDP. Os dados foram constituídos por 4 coleções de LDP – escritas individualmente ou em co-autoria – entre os anos 1987 e 2010. Devido à natureza do corpus, esta pesquisa pode ser definida como documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), de natureza descritiva e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; DENZIN; LINCOLN, 2006), enquadrando-se no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2008). Consideramos o livro didático como fonte histórica (LE GOFF, 1997) e documento de domínio público (SPINK, 1999). Dois eixos teóricos orientam a dissertação: um constituído pelos estudos tradicionais (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) e funcionalistas sobre o substantivo (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009 2008; 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) e outro referente a questões ligadas ao processo de transposição didática (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [1998]; HALTÉ, 2008 [1998]). A análise dos dados nos mostrou que a transposição didática do conteúdo substantivo apresenta flutuação de tendências nas coleções constituintes do corpus. Em relação à teoria, os autores parecem se desligar, progressivamente, da tradição gramatical, em direção à perspectiva funcionalista de ensino de língua. Contudo, esse movimento não é efetuado no plano metodológico, visto que os autores mantêm, nas quatro coleções, práticas predominantemente tradicionais. Consideramos que essa contraposição provém da complexidade das forças que movem a produção do LDP: de um lado, há tentativas de mudanças por parte da Academia e dos documentos oficias, e de outro, há a manutenção de práticas tradicionais legitimadas pela sociedade. Nesse entremeio, há, ainda, o interesse mercadológico por parte das editoras dos LD. Esses fatores refletem numa postura aparentemente contraditória por parte dos autores, que demonstram convicções e práticas difusas quando efetuam a transposição didática do substantivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleDa tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2014-02-
dc.description.abstractThe study of linguistic units in Brazil has been marked by profound changes since the 1980‘s when, in academic studies, grammar tradition was gradually being substituted for a description and reflection on the language manifested in texts produced by language users in authentic interactive contexts. The changes taking place in the Academy have influenced teaching, especially the production of textbooks, and have been included in official documents (PCN and OCEM) and ruled in the National Textbook Programme (PNLD). Our interest in this study is to investigate the didactic transposition of the noun content found in Portuguese language textbooks (LDP) used in secondary schools within the span of three consecutive decades. We also tried to compare their approach with the changes occurring in the academic circle, as mentioned above. The general objective is to observe how the noun is treated in a collection of textbooks. The specific objectives are: 1) to analyse the theoretical trends embedded in the presentation of the textbook contents; and 2) to analyse the methodological trends in those textbooks. The data were composed of 4 collections of textbooks – written individually or in co-authorship – between 1987 and 2010. Due to the corpus nature, this study can be considered documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), descriptive and interpretativist (MOITA LOPES, 1994, DENZIN; LINCOLN, 2006), and also qualitative (CHIZZOTTI, 2008). We see the textbook as a historical source (LE GOFF, 1997) and a document of public dominion (SPINK, 1999). Two theoretical bases support our dissertation: one based on traditional studies (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) and functionalist as far as the noun is concerned (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009, 2008. 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) and another referring to aspects related to didactic transposition (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [ 1998 ]; HALTÉ, 2008 [ 1998 ]). The data analysis showed us that the didactic transposition in the noun content presents fluctuation of tendencies in the textbooks investigated. As to the theory, the authors seem to gradually move away from the grammar tradition and are directed to the functionalist perspective of language teaching. However, this movement is not made on the methodological plan, since the authors maintain the traditional approaches in the four collections. We believe that this contraposition comes from the complex forces exerted on textbook production. On the one hand, the Academy and the official documents try to foster a change. On the other hand, there is the maintenance of traditional practices legitimated by society. Besides, there is even business interest on the part of textbook publishers. These factors indicate the authors‘ apparently contradictory posture as well as their diffuse convictions and practices in their performing the didactic transposition of the noun.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258-
dc.date.accessioned2022-09-19T12:20:19Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T12:20:19Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - ensino médiopt_BR
dc.subjectTradição gramaticalpt_BR
dc.subjectDidática - transposiçãopt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectGramática tradicionalpt_BR
dc.subjectGramática funcionalpt_BR
dc.subjectReflexão linguísticapt_BR
dc.subjectSubstantivos em livros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua materna - ensinopt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectTextbooks - high schoolpt_BR
dc.subjectGrammatical traditionpt_BR
dc.subjectDidactics - transpositionpt_BR
dc.subjectTraditional grammarpt_BR
dc.subjectFunctional grammarpt_BR
dc.subjectLinguistic reflectionpt_BR
dc.subjectNouns in textbookspt_BR
dc.subjectMother tongue - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Dayena Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom grammatical tradition to the practice of linguistic analysis: the noun in high school textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Dayena Medeiros. Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio. 2014. 119f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYENA MEDEIROS LIRA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfDayena Medeiros Lira - Dissertação PPGLE CH 20144.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.