Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27262
Title: Das letras de música de forró à leitura das normalistas: sujeito mulher, identidade e estereótipo.
Other Titles: From the lyrics of forró music to the reading of the normalists: female subject, identity and stereotype.
???metadata.dc.creator???: REIS, Elaine da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Maria Angelica de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Marco Antonio Margarido.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VALE, Alfredina Rosa Oliveira do.
Keywords: Letras de músicas de forró;Forró - letras de músicas;Mulheres - estereótipos;Normalistas;Sujeito mulher;Leitura discursiva;Identidade - mulheres;Estereótipos - mulheres;Análise de discurso de linha francesa;Forró pé-de-serra - mulheres;Forró song lyrics;Forró - song lyrics;Women - stereotypes;Normalists;Subject woman;Discursive reading;Identity - women;Stereotypes - women;French line speech analysis;Forró pé-de-serra - women
Issue Date: Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REIS, Elaine da Silva. Das letras de música de forró à leitura das normalistas: sujeito mulher, identidade e estereótipo. 2014. 132f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27262
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho voltou-se para a investigação da constituição do sujeito mulher em letras de música de forró e para a leitura das normalistas em relação a essas músicas. Para tanto, tomou como base a perspectiva teórica de leitura apresentada pela Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a partir de autores como Pêcheux (1997), Robin (1977) e Courtine (2006). Recorreu também às idéias foucaultianas, sobretudo no que concerne aos conceitos de “Vontades de verdade” e “Relações de poder” e aos Estudos Culturais, por meio de Hall (2006), Bauman (2005) e Silva (2000), para compreender as questões relativas às construções identitárias. O corpus desta pesquisa consta de letras de música de forró e de atividades de leituras realizadas pelas alunas em torno das músicas. Dessa forma, esta pesquisa é, numa primeira etapa, documental e, na segunda etapa, uma pesquisa-ação, tendo em vista que procurou através de um referencial teórico realizar uma intervenção junto a uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Normal de Campina Grande-PB. Nessa perspectiva, elencou-se os seguintes objetivos: identificar as vontades de verdades relacionadas ao sujeito mulher nas letras de música de forró; comparar a imagem feminina expressa nas letras musicais do forró pé-de-serra e do forró eletrônico; examinar o posicionamento das normalistas em relação aos discursos que constituem o sujeito mulher nas referidas letras e comparar as leituras realizadas pelas normalistas antes e depois da proposta de intervenção da pesquisa. Diante dos dados, foi possível perceber, na primeira etapa, que nos dois tipos de forró analisados o sujeito mulher é constituído como um objeto de prazer sexual, porém, no forró pé-de-serra as mulheres são vistas como criaturas “separadas” para o casamento, para a vida familiar, para servir de “troféus” a serem conquistados pelos homens, enquanto no forró eletrônico, as mulheres são consideradas como objetos sexuais fáceis para serem utilizados e descartados. Esse estudo possibilitou também a identificação de estereótipos que depreciam a identidade do sujeito mulher na sociedade. No que diz respeito à segunda etapa, chegou-se à conclusão de que há nas leituras das alunas uma identificação com a forma-sujeito apresentada nas letras da etapa anterior, no tocante à construção discursiva da identidade da mulher. Além disso, observou-se que, a princípio, a leitura das normalistas constituía-se em resumos narrativos em relação à materialidade decodificada, sem a presença de um posicionamento crítico. Após a intervenção da pesquisadora, observou-se que as alunas passaram a atentar mais para a construção de imagens e papéis atribuídos à mulher nessas letras musicais e, consequentemente, apresentaram posturas críticas sobre esse gênero discursivo.
Abstract: This study aims to investigate the constitution of woman figure in forró lyrics and the reading of normalists regarding these songs. Therefore, the study was based on the theoretical perspective of reading presented by the Discourse Analysis (DA) of French line, from Authors like Pêcheux (1997), Robin (1977) and Courtine (2006). It also resorted to Foucault ideas, especially regarding the concepts of “Wills of truth” and “Relations of power” and the Cultural Studies, by Hall (2006), Bauman (2005) and Silva (2000), to understand the questions related to identity constructions. The structure of this research is based on forró lyrics and reading activities done by students involving the lyrics. That been said, this research is, in the first stage, documental, and, in the second stage, a research-action, since it intended, based on a theoretical referential, perform an intervention with a third-year class of High School at Escola Normal in Campina Grande. Hence, the following objectives were set up: to identify the wills of truth related to the woman subject in the forró lyrics; to compare the female image expressed in the root forró lyrics and in the electronic forró lyrics; to consider the thought of the normalists regarding the speeches which constitute the woman figure in the lyrics in question and to compare the reading done by the normalists before and after the proposal of intervention performed by the research. Based on the data, it was possible to realize that, in the first stage, the female figure is constituted as an object of sexual pleasure in both kinds of forró. However, in the root forró, women are considered creatures destined for wedding, for family life, as a trophy to be won by men. On the other hand, in the electronic forró, women are considered easy sexual objects to be used and discarded. This study also allowed the identification of stereotypes that depreciate the identity of the female figure in society. In the second stage, the conclusion is that there is identification in the student readings with the form-figure presented in the lyrics from the previous stage, related to the discursive construction of the woman identity. Also, it was observed that, at first, the reading of the normalists was based on narrative abstracts in relation to decoded materiality, without existing a critical positioning. After the research intervention, it was noticed that the students give more attention to the construction of images and roles designed to the woman in the lyrics and, as a result, showed critical attitudes about this discursive genre.
Keywords: Letras de músicas de forró
Forró - letras de músicas
Mulheres - estereótipos
Normalistas
Sujeito mulher
Leitura discursiva
Identidade - mulheres
Estereótipos - mulheres
Análise de discurso de linha francesa
Forró pé-de-serra - mulheres
Forró song lyrics
Forró - song lyrics
Women - stereotypes
Normalists
Subject woman
Discursive reading
Identity - women
Stereotypes - women
French line speech analysis
Forró pé-de-serra - women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27262
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE DA SILVA REIS - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfElaine da Silva Reis - Dissertação PPGLE CH 20145.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.