Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265
Title: O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário.
Other Titles: O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário.
???metadata.dc.creator???: BESERRA, Isolda Alexandrina Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Maria Marta Santos da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTORO, Elisabetta.
Keywords: Texto literário - espanhol;Língua espanhola - ensino;Didática de línguas;Ensino de língua espanhola;Espanhol como língua estrangeira - ensino;Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UEPB;Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UFCG;Curso de Língua Espanhola - UEPB;Curso de Língua Espanhola - UFCG;Etnografia;Formação de professores de língua estrangeira;Leitura em língua espanhola;Leitura literária em língua espanhola;Língua e literatura - espanhol;Professores de espanhol - formação continuada;Letramento literário;Texte littéraire - espagnol;Langue espagnole - enseignement;Didactique des langues;Enseignement de la langue espagnole;Espagnol langue étrangère - enseignement;Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UEPB;Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UFCG;Cours d'espagnol - UEPB;Cours d'espagnol - UFCG;Ethnographie;Formation de professeurs de langues étrangères;Lire en espagnol;Alphabétisation littéraire;Literary text - spanish;Spanish teachers - continuing education;Literary text - spanish;Spanish language - teaching;Language didactics;Spanish language teaching;Spanish as a foreign language - teaching;Pedagogical Political Project - Spanish Language Course - UEPB;Proyecto Político Pedagógico - Curso de Lengua Española - UFCG;Curso de Español - UEPB;Curso de Español - UFCG;Etnografía;Formación de profesores de lenguas extranjeras;Leer en español;Lectura literaria en español;Profesores de español - formación continua;Alfabetización literaria;Literary Literacy
Issue Date: Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BESERRA, Isolda Alexandrina Silva. O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. 2014. 120f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho discute a presença do texto literário (TL) em aulas de Línguas Estrangeiras, focalizando o ensino de ELE (espanhol como língua estrangeira), de modo a contribuir para uma ancoragem que não dissocie a língua da literatura no âmbito das aulas de ELE nas escolas de Ensino Básico. Pensando nesse contexto, preocupamo-nos com a formação do profissional da área de Letras, uma vez que existe uma inquietação de professores e pesquisadores desses cursos quanto a essa problemática (SANTORO, 2007; PINHEIRO-MARIZ, 2008). Portanto, nosso objetivo neste trabalho é analisar a proposta dada ao texto literário nas ementas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de graduação em Língua Espanhola de duas universidades públicas no estado da Paraíba, a saber: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, de base etnográfica, segundo André (2003) e Bortoni-Ricardo (2008). Nossas bases teóricas estão fundamentadas em ponderações que apontam a relevância do texto literário em aulas de língua estrangeira, no tocante à formação do professor de línguas estrangeiras (NASCIMENTO; TROUCHE, 2008), já que o texto literário apresenta um papel importante na formação do indivíduo, pois ao mesmo tempo em que estimula o imaginário, oferece-lhe amostras da norma culta e permite a noção de discursividade predominante nas ideologias atuais. Os resultados provenientes das análises das ementas dos cursos de Letras, com habilitação em Língua Espanhola das universidades supracitadas nos revelam que pouco se trabalha o TL nas aulas no ambiente pesquisado, levando-nos a afirmar que não existe uma presença constante do texto literário em aulas de Língua Espanhola. Outras fontes (observações feitas nas aulas e questionários e entrevistas aplicados entre professores e estudantes) mostram que, ainda que as ementas não o façam; isso não se caracteriza como empecilho para o professor, tendo em vista ser uma prática realizada por alguns deles.
???metadata.dc.description.resume???: Cette recherche traite la présence du texte littéraire (TL) dans les cours de langues étrangères, en mettant l'accent sur l'enseignement de l'espagnol langue étrangère (ELE), afin de contribuer à une approche qui ne dissocie pas la langue de la littérature dans les cours des écoles élémentaires. Dans ce contexte, nous tenons à mettre en relief la formation professionnelle des enseignants de langues étrangères, car il y a une inquiétude parmi des enseignants et des chercheurs de ce domaine à ce qui concerne l’utilisation du TL dans les cours de langue étrangère (SANTORO, 2007; PINHEIROMARIZ, 2008).Notre objectif dans ce travail est d'analyser l’approche donnée au texte littéraire dans les programmes des cours de licence en ELE de deux universités publiques de l'État du Paraíba, à savoir: l'Université de l’État du Paraíba (UEPB) et Université Fédérale de Campina Grande (UFCG). Par conséquent, cette recherche propose une analyse qualitative, descriptive et explicative, ethnographique, d’après André (2003) et Bortoni - Ricardo (2008). Nos nos basons sur des théories qui assurent la pertinence des textes littéraires dans les cours de langue étrangère et en ce qui concerne la formation des enseignants (NASCIMENTO, TROUCHE, 2008). Les résultats des analyses des programmes de cours de licence en ELE des deux universités nous montrent que le TL est rarement abordé dans les cours d’ELE, ce qui nous permet d’affirmer qu'il n'y a pas de présence constante du TL dans les cours d’ELE. D’autres sources (observations des cours et des enquêtes par questionnaires auprès des enseignants et élèves) montrent que certains programmes n'ont pas l'intention d'étudier le TL dans leurs cours. Bien qu’ils ne mentionnent pas le TL, cela ne constitue pas un obstacle à l'enseignant alors que l’utilisation du TL dans les cours d’ELE est réalisée par certains d'entre eux.
Keywords: Texto literário - espanhol
Língua espanhola - ensino
Didática de línguas
Ensino de língua espanhola
Espanhol como língua estrangeira - ensino
Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UEPB
Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UFCG
Curso de Língua Espanhola - UEPB
Curso de Língua Espanhola - UFCG
Etnografia
Formação de professores de língua estrangeira
Leitura em língua espanhola
Leitura literária em língua espanhola
Língua e literatura - espanhol
Professores de espanhol - formação continuada
Letramento literário
Texte littéraire - espagnol
Langue espagnole - enseignement
Didactique des langues
Enseignement de la langue espagnole
Espagnol langue étrangère - enseignement
Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UEPB
Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UFCG
Cours d'espagnol - UEPB
Cours d'espagnol - UFCG
Ethnographie
Formation de professeurs de langues étrangères
Lire en espagnol
Alphabétisation littéraire
Literary text - spanish
Spanish teachers - continuing education
Literary text - spanish
Spanish language - teaching
Language didactics
Spanish language teaching
Spanish as a foreign language - teaching
Pedagogical Political Project - Spanish Language Course - UEPB
Proyecto Político Pedagógico - Curso de Lengua Española - UFCG
Curso de Español - UEPB
Curso de Español - UFCG
Etnografía
Formación de profesores de lenguas extranjeras
Leer en español
Lectura literaria en español
Profesores de español - formación continua
Alfabetización literaria
Literary Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfIsolda Alexandrina Silva Beserra- Dissertação PPGLE CH 2014.4.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.