Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBESERRA, I. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5343106048636267pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.advisor1IDPINHEIRO-MARIZ, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619pt_BR
dc.contributor.advisor-co2IDBRUNO, F. A. T. C.
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6470009701752345
dc.contributor.referee1SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa.
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Maria Marta Santos da Silva.
dc.contributor.referee3SANTORO, Elisabetta.
dc.description.resumoEste trabalho discute a presença do texto literário (TL) em aulas de Línguas Estrangeiras, focalizando o ensino de ELE (espanhol como língua estrangeira), de modo a contribuir para uma ancoragem que não dissocie a língua da literatura no âmbito das aulas de ELE nas escolas de Ensino Básico. Pensando nesse contexto, preocupamo-nos com a formação do profissional da área de Letras, uma vez que existe uma inquietação de professores e pesquisadores desses cursos quanto a essa problemática (SANTORO, 2007; PINHEIRO-MARIZ, 2008). Portanto, nosso objetivo neste trabalho é analisar a proposta dada ao texto literário nas ementas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de graduação em Língua Espanhola de duas universidades públicas no estado da Paraíba, a saber: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, de base etnográfica, segundo André (2003) e Bortoni-Ricardo (2008). Nossas bases teóricas estão fundamentadas em ponderações que apontam a relevância do texto literário em aulas de língua estrangeira, no tocante à formação do professor de línguas estrangeiras (NASCIMENTO; TROUCHE, 2008), já que o texto literário apresenta um papel importante na formação do indivíduo, pois ao mesmo tempo em que estimula o imaginário, oferece-lhe amostras da norma culta e permite a noção de discursividade predominante nas ideologias atuais. Os resultados provenientes das análises das ementas dos cursos de Letras, com habilitação em Língua Espanhola das universidades supracitadas nos revelam que pouco se trabalha o TL nas aulas no ambiente pesquisado, levando-nos a afirmar que não existe uma presença constante do texto literário em aulas de Língua Espanhola. Outras fontes (observações feitas nas aulas e questionários e entrevistas aplicados entre professores e estudantes) mostram que, ainda que as ementas não o façam; isso não se caracteriza como empecilho para o professor, tendo em vista ser uma prática realizada por alguns deles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário.pt_BR
dc.date.issued2014-02
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265
dc.date.accessioned2022-09-19T13:28:09Z
dc.date.available2022-09-19
dc.date.available2022-09-19T13:28:09Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTexto literário - espanholpt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - ensinopt_BR
dc.subjectDidática de línguaspt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectEspanhol como língua estrangeira - ensinopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UEPBpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Língua Espanhola - UEPBpt_BR
dc.subjectCurso de Língua Espanhola - UFCGpt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectFormação de professores de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLeitura em língua espanholapt_BR
dc.subjectLeitura literária em língua espanholapt_BR
dc.subjectLíngua e literatura - espanholpt_BR
dc.subjectProfessores de espanhol - formação continuadapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectTexte littéraire - espagnolpt_BR
dc.subjectLangue espagnole - enseignementpt_BR
dc.subjectDidactique des languespt_BR
dc.subjectEnseignement de la langue espagnolept_BR
dc.subjectEspagnol langue étrangère - enseignementpt_BR
dc.subjectProjet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UEPBpt_BR
dc.subjectProjet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UFCGpt_BR
dc.subjectCours d'espagnol - UEPBpt_BR
dc.subjectCours d'espagnol - UFCGpt_BR
dc.subjectEthnographiept_BR
dc.subjectFormation de professeurs de langues étrangèrespt_BR
dc.subjectLire en espagnolpt_BR
dc.subjectAlphabétisation littérairept_BR
dc.subjectLiterary text - spanishpt_BR
dc.subjectSpanish teachers - continuing educationpt_BR
dc.subjectLiterary text - spanishpt_BR
dc.subjectSpanish language - teachingpt_BR
dc.subjectLanguage didacticspt_BR
dc.subjectSpanish language teachingpt_BR
dc.subjectSpanish as a foreign language - teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical Political Project - Spanish Language Course - UEPBpt_BR
dc.subjectProyecto Político Pedagógico - Curso de Lengua Española - UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Español - UEPBpt_BR
dc.subjectCurso de Español - UFCGpt_BR
dc.subjectEtnografíapt_BR
dc.subjectFormación de profesores de lenguas extranjeraspt_BR
dc.subjectLeer en españolpt_BR
dc.subjectLectura literaria en españolpt_BR
dc.subjectProfesores de español - formación continuapt_BR
dc.subjectAlfabetización literariapt_BR
dc.subjectLiterary Literacy
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBESERRA, Isolda Alexandrina Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeO texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationBESERRA, Isolda Alexandrina Silva. O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. 2014. 120f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265pt_BR
dc.description.resumeCette recherche traite la présence du texte littéraire (TL) dans les cours de langues étrangères, en mettant l'accent sur l'enseignement de l'espagnol langue étrangère (ELE), afin de contribuer à une approche qui ne dissocie pas la langue de la littérature dans les cours des écoles élémentaires. Dans ce contexte, nous tenons à mettre en relief la formation professionnelle des enseignants de langues étrangères, car il y a une inquiétude parmi des enseignants et des chercheurs de ce domaine à ce qui concerne l’utilisation du TL dans les cours de langue étrangère (SANTORO, 2007; PINHEIROMARIZ, 2008).Notre objectif dans ce travail est d'analyser l’approche donnée au texte littéraire dans les programmes des cours de licence en ELE de deux universités publiques de l'État du Paraíba, à savoir: l'Université de l’État du Paraíba (UEPB) et Université Fédérale de Campina Grande (UFCG). Par conséquent, cette recherche propose une analyse qualitative, descriptive et explicative, ethnographique, d’après André (2003) et Bortoni - Ricardo (2008). Nos nos basons sur des théories qui assurent la pertinence des textes littéraires dans les cours de langue étrangère et en ce qui concerne la formation des enseignants (NASCIMENTO, TROUCHE, 2008). Les résultats des analyses des programmes de cours de licence en ELE des deux universités nous montrent que le TL est rarement abordé dans les cours d’ELE, ce qui nous permet d’affirmer qu'il n'y a pas de présence constante du TL dans les cours d’ELE. D’autres sources (observations des cours et des enquêtes par questionnaires auprès des enseignants et élèves) montrent que certains programmes n'ont pas l'intention d'étudier le TL dans leurs cours. Bien qu’ils ne mentionnent pas le TL, cela ne constitue pas un obstacle à l'enseignant alors que l’utilisation du TL dans les cours d’ELE est réalisée par certains d'entre eux.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfIsolda Alexandrina Silva Beserra- Dissertação PPGLE CH 2014.4.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.