Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268
Title: Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio.
Other Titles: An “embargo” in the classroom: reading José Saramago in high school
???metadata.dc.creator???: MELO, Jussara Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria Analice Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria Marta dos Santos.
Keywords: Leitura literária;Letramento literário;Estética da recepção;José Saramago - escritor português;Literatura Portuguesa;Embargo - José Saramago;Conto - José Saramago - literatura portuguesa;Ensino de Literatura;Literary reading;Literary Literacy;Reception aesthetics;José Saramago - Portuguese writer;Portuguese Literature;Embargo - José Saramago;Short story - José Saramago - Portuguese literature;Teaching Literature
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Jussara Ferreira. Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio. 2014. 103f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é apresentar alguns apontamentos sobre a leitura literária no contexto escolar para, em seguida, descrever e analisar aspectos importantes acerca da recepção do texto literário em turma do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, observamos questões temáticas referentes, sobretudo, ao conto “Embargo”, do escritor português José Saramago. Dentre alguns dos pressupostos teóricos utilizados para fundamentar essa pesquisa, destacamos, com base na Estética da Recepção, os conceitos de horizonte de expectativa e experiência estética, atribuídos por Jauss (1979) e de vazios, tomado por Iser (1979). No que diz respeito à metodologia de ensino de literatura, tentamos nos aproximar do modelo defendido pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), que sugerem uma metodologia que privilegia o contato efetivo do aluno com o texto literário e também recorremos aos Referenciais curriculares para o ensino médio da Paraíba (2007). Ainda nesse âmbito, recuperamos a noção de letramento literário, evidenciada em Cosson (2011), além de algumas reflexões presentes em Jouve (2002), Colomer (2007) e Bordini e Aguiar (1993). Nossa experiência em sala de aula confirmou que a leitura integral de textos literários é uma necessidade real quando entendemos que um dos objetivos dessa prática é formar leitores críticos. Ademais, pudemos comprovar que os alunos tornam-se mais motivados participativos quando se sentem em um ambiente aberto ao diálogo e percebem que a sua experiência de mundo é válida na leitura de um texto literário.
Abstract: This work’s objective is to present some notes about literary reading at school and then to describe and analyse important aspects regargind reading literary texts on a public high school classroom located in Campina Grande, Paraíba. For this, we have observed the thematic issues related to the short story “Embargo”, written by José Saramago, a Portuguese writer. Among the theories we have been used to explain this research we highlight, based on Reception Theory, the concepts of the expectation’s horizon and aesthetic experience, both assigned by Jauss (1979), and the empties, presented by Iser (1979). Regarding to the methods used to teach literature, we tried to approach it to a model presented by the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), which suggests a methodology that highlights the real contact between students and the literary text; besides, we have also recurred to the Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2007). Still about this subject, we have recovered the meaning of literary literacy, presented by Cosson (2001), besides other reflections brought by Jouve (2002), Colomer (2007), Bordini and Aguiar (1993). Our class experience has confirmed that the full reading of literary texts is a real need when we understand that one of the objectives of this exercise is to form critical readers. Besides, we could prove that students become more motivated and participative by feeling that they are in an open environment, so they realize that their life experiences are valid to read a literary text.
Keywords: Leitura literária
Letramento literário
Estética da recepção
José Saramago - escritor português
Literatura Portuguesa
Embargo - José Saramago
Conto - José Saramago - literatura portuguesa
Ensino de Literatura
Literary reading
Literary Literacy
Reception aesthetics
José Saramago - Portuguese writer
Portuguese Literature
Embargo - José Saramago
Short story - José Saramago - Portuguese literature
Teaching Literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUSSARA FERREIRA MELO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfJussara Ferreira Melo - Dissertação PPGLE CH 20142.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.