Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269
Title: Retextualização no gênero prova.
Other Titles: Retextualization in the proof genre.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, João Paulo dos Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Linduarte Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Denise Lino de.
Keywords: Retextualização;Prova discursiva - seleção de mestrado;Práticas de letramento;Paráfrase;Letramento;Estratégias de retextualização;Gênero textual - prova discursiva;Retextualization;Discourse test - Master's selection;Literacy practices;Paraphrase;Literacy;Retextualization Strategies;Textual genre - discursive proof
Issue Date: Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, João Paulo dos Santos de. Retextualização no gênero prova. 2014. 100f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem como objeto de estudo as atividades de retextualização subjacentes à escrita do gênero prova discursiva e, de modo mais específico, as estratégias que constituem as respostas produzidas por sujeitos inscritos em uma seleção de mestrado. Nosso foco, a partir da pergunta de investigação “Que relação há entre as estratégias de retextualização, inerentes a produção das respostas da prova discursiva, e as práticas de letramento evidenciadas pelos candidatos a seleção de mestrado do POSLE/UFCG?”, levou-nos a i) identificar as estratégias mobilizadas; ii) a descrever as práticas de letramento emergentes nos textos construídos pelos candidatos; e iii) a relacioná-las às estratégias mais recorrentes. Assim, orientados pela questão de pesquisa e pelos objetivos supracitados, nossa análise incidiu nas paráfrases utilizadas pelos candidatos, produzidas a partir da leitura e compreensão de textos teóricos, que serviram como textos-base. Nosso referencial teórico pautou-se, principalmente, nos estudos de Marcuschi (2001), Matencio (2002, 2003, 2006) e Dell‟Isola (2007) que tratam da noção de retextualização; nas abordagens sobre o fenômeno das paráfrases, a partir das ideias desenvolvidas por Fuchs (1985) e Hilgert (1997, 2002, 2006); nos trabalhos realizados por Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) e outros que iluminaram a nossa reflexão no que diz respeito às avaliações seletivas e o gênero prova discursiva; e nas considerações acerca das práticas de letramento, feitas por Street (2003), Kleiman (2005) e outros. Através da percepção das variadas formas de manifestação das paráfrases, foi possível verificar a relação entre elas e as práticas de letramentos que denunciam a familiaridade e/ou expectativa dos candidatos com a comunidade discursiva acadêmica que desejam ingressar.
Abstract: This dissertation has, as its object of study, activities of retextualization underlying the writing of genre discourse, more specifically, the strategies that are the responses produced by subjects enrolled in a master's selection. Our focus from the research question "What is the relationship between the strategies retextualization inherent in the discursive production of responses, and literacy practices highlighted by the candidates in a selection for master's POSLE/UFCG?", led us to i) identify the strategies mobilized; ii) describe the practices of emergent literacy in texts constructed by the candidate; and iii) to relate them to the most recurrent strategies. Thus, guided by the research question and the aforementioned objectives, our analysis focused on paraphrases used by candidates, produced from the reading and understanding of theoretical texts, which served as the foundation texts. Our theoretical framework was based mainly on studies of Marcuschi (2001), Matencio (2002, 2003, 2006) and Dell'Isola (2007) dealing with the notion of retextualization; in approaches to the phenomenon of paraphrases from the ideas developed by Fuchs (1985) and Hilgert (1997, 2002, 2006); the work carried out by Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) and others who illuminated our thinking with regard to selective reviews and discursive genre test; and considerations about literacy practices, made by Street (2003) Kleiman (2005) and others. Through the awareness of the varied manifestations of paraphrases, we could verify the relation between them and the practices of literacies that denounce the familiarity and/or expectations of the candidates with the academic discourse community who wish to join.
Keywords: Retextualização
Prova discursiva - seleção de mestrado
Práticas de letramento
Paráfrase
Letramento
Estratégias de retextualização
Gênero textual - prova discursiva
Retextualization
Discourse test - Master's selection
Literacy practices
Paraphrase
Literacy
Retextualization Strategies
Textual genre - discursive proof
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PAULO DOS SANTOS DE ANDRADE - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfJoão Paulo dos Santos de Andrade - Dissertação PPGLE CH 2014.5.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.