Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, J. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4503482818859115pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo as atividades de retextualização subjacentes à escrita do gênero prova discursiva e, de modo mais específico, as estratégias que constituem as respostas produzidas por sujeitos inscritos em uma seleção de mestrado. Nosso foco, a partir da pergunta de investigação “Que relação há entre as estratégias de retextualização, inerentes a produção das respostas da prova discursiva, e as práticas de letramento evidenciadas pelos candidatos a seleção de mestrado do POSLE/UFCG?”, levou-nos a i) identificar as estratégias mobilizadas; ii) a descrever as práticas de letramento emergentes nos textos construídos pelos candidatos; e iii) a relacioná-las às estratégias mais recorrentes. Assim, orientados pela questão de pesquisa e pelos objetivos supracitados, nossa análise incidiu nas paráfrases utilizadas pelos candidatos, produzidas a partir da leitura e compreensão de textos teóricos, que serviram como textos-base. Nosso referencial teórico pautou-se, principalmente, nos estudos de Marcuschi (2001), Matencio (2002, 2003, 2006) e Dell‟Isola (2007) que tratam da noção de retextualização; nas abordagens sobre o fenômeno das paráfrases, a partir das ideias desenvolvidas por Fuchs (1985) e Hilgert (1997, 2002, 2006); nos trabalhos realizados por Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) e outros que iluminaram a nossa reflexão no que diz respeito às avaliações seletivas e o gênero prova discursiva; e nas considerações acerca das práticas de letramento, feitas por Street (2003), Kleiman (2005) e outros. Através da percepção das variadas formas de manifestação das paráfrases, foi possível verificar a relação entre elas e as práticas de letramentos que denunciam a familiaridade e/ou expectativa dos candidatos com a comunidade discursiva acadêmica que desejam ingressar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleRetextualização no gênero prova.pt_BR
dc.date.issued2014-04
dc.description.abstractThis dissertation has, as its object of study, activities of retextualization underlying the writing of genre discourse, more specifically, the strategies that are the responses produced by subjects enrolled in a master's selection. Our focus from the research question "What is the relationship between the strategies retextualization inherent in the discursive production of responses, and literacy practices highlighted by the candidates in a selection for master's POSLE/UFCG?", led us to i) identify the strategies mobilized; ii) describe the practices of emergent literacy in texts constructed by the candidate; and iii) to relate them to the most recurrent strategies. Thus, guided by the research question and the aforementioned objectives, our analysis focused on paraphrases used by candidates, produced from the reading and understanding of theoretical texts, which served as the foundation texts. Our theoretical framework was based mainly on studies of Marcuschi (2001), Matencio (2002, 2003, 2006) and Dell'Isola (2007) dealing with the notion of retextualization; in approaches to the phenomenon of paraphrases from the ideas developed by Fuchs (1985) and Hilgert (1997, 2002, 2006); the work carried out by Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) and others who illuminated our thinking with regard to selective reviews and discursive genre test; and considerations about literacy practices, made by Street (2003) Kleiman (2005) and others. Through the awareness of the varied manifestations of paraphrases, we could verify the relation between them and the practices of literacies that denounce the familiarity and/or expectations of the candidates with the academic discourse community who wish to join.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269
dc.date.accessioned2022-09-19T14:12:20Z
dc.date.available2022-09-19
dc.date.available2022-09-19T14:12:20Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectProva discursiva - seleção de mestradopt_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subjectParáfrasept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstratégias de retextualizaçãopt_BR
dc.subjectGênero textual - prova discursivapt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectDiscourse test - Master's selectionpt_BR
dc.subjectLiteracy practicespt_BR
dc.subjectParaphrasept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectRetextualization Strategiespt_BR
dc.subjectTextual genre - discursive proofpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, João Paulo dos Santos de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRetextualization in the proof genre.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, João Paulo dos Santos de. Retextualização no gênero prova. 2014. 100f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PAULO DOS SANTOS DE ANDRADE - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfJoão Paulo dos Santos de Andrade - Dissertação PPGLE CH 2014.5.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.