Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27276
Title: Letramento Literário na Escola: Auto da Compadecida no 9º ano do Ensino Fundamental.
Other Titles: Literary Literacy at School: Auto da Compadecida in the 9th year of Elementary School.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Damiana Débora Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Letramento literário;Leitura;Língua Portuguesa;Ensino Fundamental;Sala de aula;Literary Literacy;Reading;Portuguese language;Elementary School;Classroom
Issue Date: 23-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Damiana Débora Pereira da.Letramento Literário na Escola: Auto da Compadecida no 9º ano do Ensino Fundamental. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho com a leitura em sala de aula precisa ser um ponto estratégico essencial para a evolução da aprendizagem estudantil. Nesse âmbito, é fundamental que mesmo após experienciar e aprender o ato da decodificação, o estudante pratique essa atividade no meio escolar e seja instigado a continuar praticando em diferentes ambientes. Diante disso, levando em consideração que a leitura deve ser realizada em toda e qualquer disciplina, a presente pesquisa evidencia a importância da leitura literária, apresentando como objetivo principal: desenvolver o letramento literário no 9º Ano do Ensino Fundamental, a partir da peça “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, a fim de contribuir para a formação do leitor. Para tanto, os objetivos específicos para a construção do texto são: conceituar letramento literário e esclarecer sua relevância para o ensino de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental; analisar as críticas sociais expostas na peça “Auto da Compadecida”, destacando sua contribuição para a formação do leitor; e, por fim, desenvolver uma sequência didática básica em prol do letramento literário dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, por meio da peça “Auto da Compadecida”. Nessa perspectiva, utilizamos para as discussões teóricas, os seguintes referenciais: Cosson (2015, 2021), Brasil (2018), Duarte (2021), Silva Neto (2018), entre outros, que versam sobre a temática escolhida. Evidenciamos que se trata de uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, com procedimento exploratório-descritivo-explicativo. Concluímos que a peça supracitada, através das críticas sociais expostas e por se tratar de uma representação cultural nordestina, torna-se um instrumento de suma importância para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que se refere ao eixo da leitura, haja vista ser uma obra conhecida mundialmente, seja por meio das encenações teatrais, do texto escrito ou dos filmes que a tiveram como base.
Abstract: The work with reading in the classroom must be an essential strategic point to the students’ learning development. On this scope it is fundamental to the student, even after experiencing and learning to decode, that he practices this activity in school and be encouraged to do it in other circumstances. Therefore, considering that reading must be practiced in all subjects, this research shows the importance of literary reading, aiming to: develop the literary literacy in the final year of Middle School (9º ano), from the play “A Dog’s Will” (O Auto da Compadecida) by Ariano Suassuna, in order to contribute to the reader’s education. For this purpose, the specific objectives for the construction of the study are: to conceptualize literary literacy and clarify its relevance to the teaching of reading in Portuguese Language classes, in Middle School; to analyze the social criticism presented in the play “A Dog’s Will”, highlighting its contribution to the reader’s education; and finally, develop a basic didactic sequence for the literary literacy of students in the final year of Middle School, by means of the play “A Dog’s Will”. In this perspective, we used the following references for theoretical discussions: Cosson (2015, 2021), Brazil (2018), Duarte (2021), Silva Neto (2018), among others, which deal with the chosen topic. This is a bibliographical research, of applied nature and exploratory-descriptive-explanatory procedure. We concluded that the aforementioned play through the exposed social criticisms, and because it is a Brazilian Northeast cultural representation, becomes an instrument of paramount importance for the teaching of Portuguese, especially with regard to the reading matter, since it is a play known worldwide, whether through theatrical staging, the dramatic text or the films based on it.
Keywords: Letramento literário
Leitura
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
Sala de aula
Literary Literacy
Reading
Portuguese language
Elementary School
Classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27276
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAMIANA DÉBORA PEREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LINGUA PORTUGUESA. 2022.pdfDamiana Débora Pereira da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.447.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.