Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278
Title: Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.
Other Titles: News genre in Portuguese language classes in high school: a didactic proposal based on the experience in the Pedagogical Residency Project.
???metadata.dc.creator???: ESTRELA, Deliane Maria Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Gênero textual - notícia;Ensino de língua portuguesa;Escola de ensino médio - Cajazeiras - Paraíba;Letramento;Aulas de língua portuguesa;Textual genre - news;Portuguese language teaching;High School - Cajazeiras - Paraíba;Literacy;Portuguese language classes;Projeto Residência Pedagógica
Issue Date: 23-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTRELA,Deliane Maria Duarte.Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O gênero textual é um rico instrumento para o ensino de línguas, porque é através dos textos que acontece a comunicação nas variadas práticas discursivas na sociedade. Entre a imensa variedade de gêneros a serem trabalhados na escola, está o gênero textual notícia, a partir do qual será apresentada uma proposta de trabalho, evidenciando sua estrutura, linguagem, verbal e não verbal, e coerência. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero textual notícia para aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A ideia teve como base uma experiência em uma Escola de Ensino Médio do município de Cajazeiras-PB, em parceria com a UFCG, a partir do Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Língua Portuguesa, na edição de abril a setembro de 2021. A fundamentação teórica é baseada nas discussões de Soares (2009; 2010), para tratar do letramento escolar, Marcuschi (2008) para conceituar gêneros textuais, com base em Schneuwly e Dolz (2004), para fundamentar a proposta pedagógica, em Rojo e Moura (2019), para tratar dos letramentos multimidiáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental. Segundo Gil (2002), um estudo realizado por etapas através de um levantamento bibliográfico e embasada em documentos. Como resultado da pesquisa, tem-se um ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e mais próximo da realidade dos estudantes. A partir desse resultado, consideramos que é possível uma prática de ensino de Língua Portuguesa mais profícua com a utilização do gênero textual notícia.
Abstract: The textual genre is a rich instrument for language teaching, because it is through texts that communication takes place in the various discursive practices in society. Among the immense variety of genres to be worked on at school, there is the textual genre news, from which a work proposal will be presented, evidencing its structure, language, verbal and non-verbal, and coherence. Thus, the general objective of this work is to present a pedagogical proposal with the textual genre news for Portuguese Language classes in High School. The idea was based on an experience in a High School in the city of Cajazeiras-PB, in partnership with UFCG, from the Pedagogical Residence Project – Portuguese Language Subproject, in the April to September 2021 edition. The theoretical foundation is based on discussions by Soares (2009; 2010), to address school literacy, Marcuschi (2008) to conceptualize textual genres, based on Schneuwly and Dolz (2004), to support the pedagogical proposal, in Rojo and Moura (2019), to deal with multimedia literacies and in the National Curricular Common Base (BNCC, 2018). This research is characterized as bibliographical and documentary. According to Gil (2002), a study carried out in stages through a bibliographic survey and based on documents. As a result of the research, Portuguese language teaching is more dynamic and closer to the reality of students. Based on this result, we consider that a more fruitful Portuguese language teaching practice is possible with the use of the news textual genre.
Keywords: Gênero textual - notícia
Ensino de língua portuguesa
Escola de ensino médio - Cajazeiras - Paraíba
Letramento
Aulas de língua portuguesa
Textual genre - news
Portuguese language teaching
High School - Cajazeiras - Paraíba
Literacy
Portuguese language classes
Projeto Residência Pedagógica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELIANE MARIA DUARTE ESTRELA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfDeliane Maria Duarte Estrela. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.309.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.