Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/7717593252656283pt_BR
dc.creator.LattesESTRELA, D. M. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/1626108523496818pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesROLIM-MOURA, Adriana Sidrallept_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoO gênero textual é um rico instrumento para o ensino de línguas, porque é através dos textos que acontece a comunicação nas variadas práticas discursivas na sociedade. Entre a imensa variedade de gêneros a serem trabalhados na escola, está o gênero textual notícia, a partir do qual será apresentada uma proposta de trabalho, evidenciando sua estrutura, linguagem, verbal e não verbal, e coerência. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero textual notícia para aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A ideia teve como base uma experiência em uma Escola de Ensino Médio do município de Cajazeiras-PB, em parceria com a UFCG, a partir do Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Língua Portuguesa, na edição de abril a setembro de 2021. A fundamentação teórica é baseada nas discussões de Soares (2009; 2010), para tratar do letramento escolar, Marcuschi (2008) para conceituar gêneros textuais, com base em Schneuwly e Dolz (2004), para fundamentar a proposta pedagógica, em Rojo e Moura (2019), para tratar dos letramentos multimidiáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental. Segundo Gil (2002), um estudo realizado por etapas através de um levantamento bibliográfico e embasada em documentos. Como resultado da pesquisa, tem-se um ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e mais próximo da realidade dos estudantes. A partir desse resultado, consideramos que é possível uma prática de ensino de Língua Portuguesa mais profícua com a utilização do gênero textual notícia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleGênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2022-08-23-
dc.description.abstractThe textual genre is a rich instrument for language teaching, because it is through texts that communication takes place in the various discursive practices in society. Among the immense variety of genres to be worked on at school, there is the textual genre news, from which a work proposal will be presented, evidencing its structure, language, verbal and non-verbal, and coherence. Thus, the general objective of this work is to present a pedagogical proposal with the textual genre news for Portuguese Language classes in High School. The idea was based on an experience in a High School in the city of Cajazeiras-PB, in partnership with UFCG, from the Pedagogical Residence Project – Portuguese Language Subproject, in the April to September 2021 edition. The theoretical foundation is based on discussions by Soares (2009; 2010), to address school literacy, Marcuschi (2008) to conceptualize textual genres, based on Schneuwly and Dolz (2004), to support the pedagogical proposal, in Rojo and Moura (2019), to deal with multimedia literacies and in the National Curricular Common Base (BNCC, 2018). This research is characterized as bibliographical and documentary. According to Gil (2002), a study carried out in stages through a bibliographic survey and based on documents. As a result of the research, Portuguese language teaching is more dynamic and closer to the reality of students. Based on this result, we consider that a more fruitful Portuguese language teaching practice is possible with the use of the news textual genre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278-
dc.date.accessioned2022-09-19T16:34:42Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T16:34:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textual - notíciapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEscola de ensino médio - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAulas de língua portuguesapt_BR
dc.subjectTextual genre - newspt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectHigh School - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPortuguese language classespt_BR
dc.subjectProjeto Residência Pedagógicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorESTRELA, Deliane Maria Duarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNews genre in Portuguese language classes in high school: a didactic proposal based on the experience in the Pedagogical Residency Project.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationESTRELA,Deliane Maria Duarte.Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELIANE MARIA DUARTE ESTRELA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfDeliane Maria Duarte Estrela. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.309.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.