Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27279
Title: A influência do Latim na formação de léxico da língua portuguesa no Brasil: uma reflexão para o ensino.
Other Titles: The influence of Latin on the formation of the Portuguese language lexicon in Brazil: a reflection for teaching.
???metadata.dc.creator???: CHAVES, Maria Aparecida Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
Keywords: Língua latina;Língua portuguesa;Formação do léxico;Ensino de Português;Latin language;Portuguese language;Lexicon formation;Portuguese teaching
Issue Date: 24-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CHAVES, Maria Aparecida Batista. A influência do Latim na formação de léxico da língua portuguesa no Brasil: uma reflexão para o ensino. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca mostrar a influência da língua latina na formação do léxico da língua portuguesa no Brasil, uma vez que a discursão é essencial para contribuição no ensino de português. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral: Entender como se deu a formação do léxico da língua portuguesa no Brasil, a partir da influência do latim E para alcançá-los, elencamos como objetivos específicos: descrever a formação da língua latina (LL) e a sua contribuição na construção do léxico português, apresentar os metaplasmos, observando a formação etimológica das palavras, e refletir sobre o ensino de português, a partir do conhecimento histórico da língua. Para tanto, a base teórica utilizada foi Banza e Gonçalves (2018), Faraco (2016) e outros que contribuíram para as discussões a respeito do percurso história da língua; Bagno (2007), Cardoso (s/d), Ilari e Coutinho (2011) e outros que discutem sobre a gramática histórica, contextualizando o Latim. Para as reflexões a respeito do léxico da LP e da etimologia das palavras foi utilizado os aportes teóricos de Ilari e Basso (2021) e Viaro (2004). Por fim, com o propósito de compreender e discutir sobre a atividade escolar e o ensino de LP utilizamos as inquietações de Antunes (2003) e Brasil (2018). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa, sua natureza classifica-se como exploratória e descritiva. Como resultados desta pesquisa, temos as discussões e as reflexões, formação do léxico da língua portuguesa com enfoque na importância do Latim e suas especificidades, sendo importante a inserção desta abordagem no ensino de língua Portuguesa.
Abstract: The present work seeks to show the influence of the Latin Language (LL) in the formation of the lexicon of the Portuguese Language (PL) in Brazil, since the discursion is essential to contribute to the teaching of Portuguese. In this sense, this research has as its general objective: To understand how the lexicon of the PL took place in Brazil, from the influence of Latin. And to achieve them, we listed as specific objectives: to describe the formation of the LL and its contribution to the construction of the Portuguese lexicon, to present the metaplasms, observing the etymological formation of the words, and to reflect about the teaching of Portuguese, from the historical knowledge of the language. Therefore, the theorical basis used was Banza and Gonçalves (2018), Faraco (2016) and others that contributed for the discussions about the historical course of the language; Bagno (2007), Cardoso (s/d), Ilari and Coutinho (2011) and others that discussed about the historical grammar, contextualizing Latin. For the reflections about the PL lexicon and the etymology of words the theorical contributions of Illari and Basso (2011) and Viaro (2004) was used. Finally, with the purpose of to understand and to discuss about the school activity and the PL teaching, we used the concerns of Antunes (2003) and Brasil (2018). The methodology used was bibliographical research, qualitative approach, its nature is classified as exploratory and descriptive. As a results of this research, we have the discussions and reflections, formation of the lexicon of the PL with a focus on the importance of Latin and its specificities, being important the insertion of this approach in PL teaching.
Keywords: Língua latina
Língua portuguesa
Formação do léxico
Ensino de Português
Latin language
Portuguese language
Lexicon formation
Portuguese teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27279
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA BATISTA CHAVES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfMaria Aparecida Batista Chaves. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.865.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.