Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27281
Title: Representatividade feminina negra em contos de Conceição Evaristo: uma proposta de círculo de leitura para o ensino médio.
Other Titles: Black female representation in stories by Conceição Evaristo: a proposal for a reading circle for high school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Jayline Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JOCA, Alexandre Martins.
Keywords: Letramento literário;Leitura;Formação leitora;Literatura;Autoras femininas;Autoras negras;Conceição Evaristo;Ensino médio;Literary Literacy;Reading;Reader training;Literature;Female authors;Black authors;High school
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Jayline Pereira da. Representatividade feminina negra em contos de Conceição Evaristo: uma proposta de círculo de leitura para o ensino médio. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de literatura é predominantemente formado com base em obras e autores da cultura canônica, o que ocasiona em muitos casos a exclusão da leitura de autoria feminina negra em sala de aula. Diante disso, é essencial refletir sobre as práticas educacionais que favoreçam o contato dos discentes com textos literários que dialogam sobre a representatividade negra, de modo a proporcionar a formação de leitores críticos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir com a prática do letramento literário por meio dos contos Olhos d’água e Maria da autora brasileira Conceição Evaristo, em turmas da 2ª série do Ensino Médio. Como objetivos específicos elencamos: apresentar a importância do letramento literário para a formação de leitores; discutir sobre a representatividade feminina negra na literatura e elaborar um círculo de leitura com os contos Olhos d’água e Maria, em turmas da 2ª série do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. A fundamentação teórica se pauta, essencialmente, nos aportes teóricos de Cosson (2020), Candido (2011), Evaristo (2016), Cuti (2010), Gonzalez (2020), Lugones (2014) entre outros. Como resultado, propomos um círculo de leitura de acordo com o modelo cossoniano direcionado para a 2ª série do Ensino Médio. Tal proposta torna-se relevante para a efetivação do letramento literário e para a formação de leitores críticos, além do mais favorece a visibilidade e reconhecimento da literatura negra feminina no contexto educacional.
Abstract: The teaching of literature is predominantly formed based on works and authors of canonical culture, which in many cases causes the exclusion of reading by black female authors in the classroom. In view of this, it is essential to reflect on educational practices that favor the contact of students with literary texts that dialogue about black representation, in order to provide the formation of critical readers. In this sense, this work has the general objective: to contribute to the practice of literary literacy through the short stories Olhos d’água and Maria by the Brazilian author Conceição Evaristo, in classes of the 2nd grade of high school. As specific objectives we list: to present the importance of literary literacy for the formation of readers; discuss about the representation of black women in literature and create a reading circle with the stories Olhos d’água and Maria, in classes of the 2nd grade of high school. The methodology used was bibliographic research, of an applied nature and qualitative approach. The theoretical is guided essentially based on the theoretical contributions of Cosson (2020), Candido (2011), Evaristo (2016), Cuti (2010), Gonzalez (2020), Lugones (2014) among others. As a result, we propose a reading circle according to the Cossonian model aimed at the 2nd grade of high school. Such a proposal becomes relevant for the realization of literary literacy and for the formation of critical readers, in addition to favoring the visibility and recognition of black female literature in the educational context.
Keywords: Letramento literário
Leitura
Formação leitora
Literatura
Autoras femininas
Autoras negras
Conceição Evaristo
Ensino médio
Literary Literacy
Reading
Reader training
Literature
Female authors
Black authors
High school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27281
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JAYLINE PEREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfMaria Jayline Pereira da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.504.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.