Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27282
Title: A hora da estrela de Clarice Lispector: uma proposta de formação leitora para o 3º ano do ensino médio.
Other Titles: The hour of the star by Clarice Lispector: a proposal for reading training for the 3rd year of high school.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Francisco Diassis Gonçalves Viana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARRIS, Maria Nazareth de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRAZ , Rafael Francisco.
Keywords: Análise literária;A hora da estrela;Lispector, Clarice;Letramento literário;Ensino de literatura;Ensino médioliteratura;Formação de leitor;Literary analysis;The hour of the star;Literary Literacy;Teaching literature;High school-literature;Reader training
Issue Date: 26-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE,Francisco Diassis Gonçalves Viana.A hora da estrela de Clarice Lispector: uma proposta de formação leitora para o 3º ano do ensino médio. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Literatura no Brasil é pautado por um modelo historicista, no qual o texto literário é preconcebido como apenas um resultado de fatos históricos, carente das influências sociais e culturais. Diante dessa constatação, o presente trabalho possui como finalidade analisar a obra A hora da estrela (1998), de Clarice Lispector, pela perspectiva sociocultural e, no bojo dessas discussões, sugerir uma proposta de letramento literário para o terceiro ano do Ensino Médio à luz da sequência básica de Cosson (2021). Diante disso, elencamos como objetivo geral: Contribuir para a formação do leitor com uma intervenção que propõe a leitura de A hora da estrela, de Clarice Lispector, destacando aspectos estéticos e socioculturais. Como objetivos específicos almejamos: Refletir sobre a abordagem do ensino de Literatura, com ênfase na BNCC; descrever aspectos literários e socioculturais da obra A hora da estrela, observando características da escrita de Clarice Lispector em relação à prosa modernista; elaborar uma Sequência Didática para o trabalho com o leitor literário. Foram utilizados para esta pesquisa autores como Candido (1970, 2006, 2011), Bosi (2015), Nunes (1989), Borges (2014), Todorov (2009), a BNCC (2018), Cosson (2021), dentre outros autores relevantes. A pesquisa deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de cunho bibliográfica, exploratório-descritiva, de teor qualitativa, de natureza aplicada, conforme Gil (2002). Como resultados desta pesquisa, elaboramos uma proposta de formação leitora para o terceiro ano do Ensino Médio, por meio da obra literária A hora da estrela, que engloba elementos estéticos literários, sociais, culturais, históricos e filosóficos. Com isso, demonstramos que o ensino de literatura pode e deve ser inclusivo e diverso.
Abstract: The teaching of Literature in Brazil is guided by a historicist model, in which the literary text is preconceived only as a result of historical facts, lacking social and cultural influences. Given this finding, the present work aims to analyze A hora da Estrela (1998), by Clarice Lispector, from a sociocultural perspective and, in the midst of these discussions, to suggest a proposal for literary literacy for the third year of high school. in light of Cosson's basic sequence (2021). Therefore, we list as general objective: Contribute to the formation of the reader with an intervention that proposes the reading of A hora da Estrela, by Clarice Lispector, highlighting aesthetic and sociocultural aspects. As specific objectives we aim to: Reflect on the approach to teaching Literature, with emphasis on the BNCC; describe literary and sociocultural aspects of the work A hora da Estrela, observing characteristics of Clarice Lispector's writing in relation to modernist prose; to elaborate a Didactic Sequence to work with the literary reader. Authors such as Candido (1970, 2006, 2011), Bosi (2015), Nunes (1989), Borges (2014), Todorov (2009), BNCC (2018), Cosson (2021), among other authors were used for this research. relevant. The research of this Course Completion Work (TCC) is bibliographical, exploratorydescriptive, with qualitative content, of an applied nature, according to Gil (2002). As a result of this research, we developed a proposal for training in reading for the third year of high school, through the literary work A hora da Estrela, which encompasses literary, social, cultural, historical and philosophical aesthetic elements. With this, we demonstrate that the teaching of literature can and should be inclusive and diverse.
Keywords: Análise literária
A hora da estrela
Lispector, Clarice
Letramento literário
Ensino de literatura
Ensino médioliteratura
Formação de leitor
Literary analysis
The hour of the star
Literary Literacy
Teaching literature
High school-literature
Reader training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27282
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO DIASSIS GONÇALVES VIANA LEITE . TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfFrancisco Diassis Gonçalves Viana Leite. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.390.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.