Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284
Title: O diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção.
Other Titles: The dialogue between teaching English literature and cinema: method and reception.
???metadata.dc.creator???: CRUZ, Magnólia de Negreiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SYLVESTRE, Fernanda Aquino.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARIZ, Josilene Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUEIROS, Rosângela Maria Soares de.
Keywords: Ensino de literatura inglesa;Literatura inglesa - ensino;Literatura e cinema;Cinema e literatura;Recurso didático filme;Filmes em sala de aula;Cinema e educação;Filmes adaptados da literatura inglesa;Prosa literária;Adaptação cinematográfica;Leitura compartilhada;Estética da recepção;Narrativas - análise;Cinema - linguagem;Teaching English Literature;English literature - teaching;Literature and cinema;Cinema and literature;Didactic resource film;Films in the Classroom;Cinema and education;Films adapted from English literature;Literary prose;Film adaptation;Shared reading;Reception aesthetics;Narratives - analysis;Cinema - language
Issue Date: 28-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CRUZ, Magnólia de Negreiros. O diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção. 2014. 162f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284
???metadata.dc.description.resumo???: O cinema é constantemente utilizado como recurso metodológico pelos professores na sala de aula, no entanto, este recurso muitas vezes vem sendo empregado apenas no intuito de “preencher” alguns momentos das aulas. Uma questão que merece ser investigada é como a utilização de filmes em aulas de literatura de língua inglesa pode contribuir para o aprendizado dos alunos. Considerando este questionamento, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que modo filmes são utilizados enquanto recurso metodológico no desenvolvimento do trabalho com o texto literário em aulas de literatura de língua inglesa em instituições de ensino superior. Em um âmbito mais específico, objetivamos identificar e analisar o modo como os professores utilizam determinados filmes em suas aulas e de que maneira acontece a recepção e compreensão do texto literário por parte dos alunos após a exibição de filmes adaptados da literatura. Apresentamos como suporte teórico estudos sobre a estrutura da prosa literária (BARTHES, 1976), assim como da narrativa cinematográfica enquanto linguagem, passando, ainda, pela apresentação do conceito de adaptação cinematográfica (BRITO, 2006). Destacamos o trabalho com a literatura na sala de aula e as possibilidades de uso do cinema neste âmbito. Retomamos o conceito de leitura compartilhada (COLOMER, 2007), o direito à literatura (CANDIDO, 2004) e a importância da interação entre texto e leitor abordada pela Estética da recepção (ISER, 1979), a partir da qual refletimos sobre a relação existente entre espectador e filme. Metodologicamente, este trabalho se divide em dois momentos: a aplicação de um questionário junto aos professores e alunos e as observações de aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica. Constatamos que a metodologia adotada pelos professores adequou-se à proposta, havendo um planejamento direcionado e uma coerência com o trabalho desenvolvido na sala de aula. Concluímos que o uso do cinema enquanto abordagem metodológica não consistiu numa função meramente ilustrativa ao longo das aulas, mas implicou em um elemento motivador para a aprendizagem dos alunos
Abstract: Movies are constantly used as a method’s resource by teachers in their classes, however, they have been used only to fill in some moments of classes. One thing that must be investigated is how the use of movies in english literature classes can contribute for the students’ learning process. Regarding this question, we bring this work which aims to analyse the way movies are used as a methodological resource in development work with the literary text of english literature classes in higher education institutions. In particular, our objective is to identify and analyse the way teachers use movies in their classes and how do students receive and understand the literary text after watching their adaptations. As a theoretical support, we present some studies about prose narratives (BARTHES, 1976), such as cinematic narratives as a language, passing through the presentation of film adaptation’s concept (BRITO, 2006). We have highlighted the work with literature in classes and the possibilities of also using movies in this context. We have picked up the concept of shared reading (COLOMER, 2007), the right to literature (CANDIDO, 2004), and the importance of the interaction among text and reader approached by Reception Theory (ISER, 1979), from which we have reflected about the relations between movie and its viewer. Methodologicaly, this research is divided in two parts: application of a questionnaire for teachers and students, and observation of classes in which the literary text was studied along with its film adaptation. We have identified that the methodology adopted by the teachers was appropriated for their teaching proposals, because there was a focused class planning, which was developed in a coherent way in the classroom. We can conclude that the use of movies as a methodological approach wasn’t only a way to illustrate movies themselves during classes, but it was a motivating element for students’ learning.
Keywords: Ensino de literatura inglesa
Literatura inglesa - ensino
Literatura e cinema
Cinema e literatura
Recurso didático filme
Filmes em sala de aula
Cinema e educação
Filmes adaptados da literatura inglesa
Prosa literária
Adaptação cinematográfica
Leitura compartilhada
Estética da recepção
Narrativas - análise
Cinema - linguagem
Teaching English Literature
English literature - teaching
Literature and cinema
Cinema and literature
Didactic resource film
Films in the Classroom
Cinema and education
Films adapted from English literature
Literary prose
Film adaptation
Shared reading
Reception aesthetics
Narratives - analysis
Cinema - language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGNOLIA DE NEGREIROS CRUZ - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2014.pdfMagnólia de Negreiros Cruz - Dissertação PPGLE CH 20141.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.