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Title: A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
Other Titles: The color of ecstasy: a reading experience with poems by Manoel de Barros.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria Jahynne dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Vaneide Lima.
Keywords: Ensino de literatura;Poesia;Manoel de Barros - poeta;Poesia Sul-mato-grossense - Manoel de Barros;Estética da recepção;Aulas de literatura - ensino médio;Linguagem poética;Texto poético;Recepção de poemas - ensino médio;Teaching literature;Poetry;Manoel de Barros - poet;Poetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de Barros;Reception aesthetics;Literature classes - high school;Poetic language;Poetic text;Reception of poems - high school
Issue Date: 19-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. 2014. 208f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho com a leitura de poemas de Manoel de Barros em uma turma de 3º ano do ensino médio da rede estadual na cidade de Santa Luzia- PB. Por meio de uma experiência literária realizada em sala de aula, a pesquisa teve por objetivos refletir sobre a recepção dos poemas de Manoel de Barros no contexto da formação de leitores e, ao mesmo tempo, ponderar acerca da metodologia utilizada durante as aulas de literatura do ensino médio inovador. Foi possível, ainda, pensar acerca do tratamento que é dado à poesia na escola e estimular o gosto pela leitura de poemas, tendo como porta de entrada a poesia de Barros. Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos a Cosson (2009), Colomer (2007) e Pinheiro (2007), para o trabalho com a literatura em sala de aula; Petit (2008) e Rouxel (2013) sobre as aulas de literatura no ensino médio; Jauss (1979) e Iser (1979), no que concerne às contribuições da teoria da estética da recepção; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), acerca da delimitação do objeto poético e da linguagem poética; Bordini e Aguiar (1988), no sentido de buscar subsídios do método recepcional para análise da recepção dos poemas. Os resultados da pesquisa puderam mostrar que, através de um trabalho sistemático com a leitura e espaços para a discussão de poesias e reflexão acerca delas, os alunos podem aproximar-se do texto poético de modo mais consciente e prazeroso.
Abstract: This paper presents a proposal of work with the reading with Manoel de Barros‟ poetry in a class room of the 3th year of the secondary school from a state public school in Santa Luzia- PB. By means of a literary experience realized in class room, this research had for goal reflect about the acceptance of Manoel de Barros‟ poetry in the context of the formation of regular readers. At the same time, it considers about the methodology used in the classes of literature in the secondary school innovator system. It was also possible to think about the treatment received by the poetry in class and seek for the right motivation to habit of reading poetry, having Barros‟ poetry as the initializer. As theoretical references for this research, it was chose Cosson (2009), Colomer (2007) and Pinheiro (2007), for the works of literature in class room; Petit (2008) and Rouxel (2013), about the classes in secondary school; Jauss (1979) e Iser (1979), with respect to the contributions to the reader-response criticism; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), about the delimitation of the poetical subject and the poetical language; Bordini e Aguiar (1988), in the meaning of seek for contributions for the recepcional method for the analyses of the reception of the poems. The results of this paper may show that by systematic working with reading and spaces for debate and reflection about poetry. The students could approach the poetic text in a more consciously and pleasant way.
Keywords: Ensino de literatura
Poesia
Manoel de Barros - poeta
Poesia Sul-mato-grossense - Manoel de Barros
Estética da recepção
Aulas de literatura - ensino médio
Linguagem poética
Texto poético
Recepção de poemas - ensino médio
Teaching literature
Poetry
Manoel de Barros - poet
Poetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de Barros
Reception aesthetics
Literature classes - high school
Poetic language
Poetic text
Reception of poems - high school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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