Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291
Title: Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.
Other Titles: Literary literacy and appreciation of local memory: a pedagogical proposal with icoenses legends.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rhaul Leandro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Silvana Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.
Keywords: Literatura oral;Lenda;Saber literário;Estudo de Lendas Icó-Ceará;Letramento literário;Proposta pedagógica-lendas;Memória regional Icó-Ceará;Oral literature;Legend;Literary knowledge;Study of Icó-Ceará Legends;Pedagogical proposal-legends;Icó-Ceará regional memory
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam.
Abstract: The present work has as its theme the literary reading of legends, more specifically, the legends of the city of Icó/CE. And it arises from the following question: how can the studies of the legends of the city icoense contribute to the construction of literary knowledge and the appreciation of the memories of this people? Faced with this question, its objective is to present a pedagogical proposal with the oral genre legend, for 6th grade elementary school classes. To achieve this goal, we discuss the conceptions of reading and literary literacy; the conceptions of oral literature and legends; we analyze and describe how the literature teaching and oral literature are treated by the National Common Curriculum Base. In light of literary literacy, which has as its object of study the teaching of literature in the classroom, the theoretical foundation followed in this research is centered on the studies of Cosson and Paulino (2009) and Cosson (2011 and 2015); on oral literature we are based in Cascudo (2012), Alcoforado (2018); and about the legend genre, in Bayard (2001). This is exploratory research of an applied nature. We propose a thematic discussion aimed at working in basic education, in order to provide subsidies for effective reading formation; it is mainly based on bibliographic research, aiming to list information and consistent positions on the central theme of this work. As a result, we developed a pedagogical proposal with the intention of contributing positively to the teaching of literature. This choice, in the school sphere/environment, becomes valid and important, in our view, because it allows not only the development of a fruitful, fruitful and critical reader, as well as a reader who is attentive to his surroundings and the cultural manifestations that surround him.
Keywords: Literatura oral
Lenda
Saber literário
Estudo de Lendas Icó-Ceará
Letramento literário
Proposta pedagógica-lendas
Memória regional Icó-Ceará
Oral literature
Legend
Literary knowledge
Study of Icó-Ceará Legends
Pedagogical proposal-legends
Icó-Ceará regional memory
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RHAUL LEANDRO DA SILVA.TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfRhaul Leandro da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.844.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.