Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295
Title: O romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance.
Other Titles: The novel Vidas Secas in the classroom: from reading to the appropriation of the text through performance.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Aline Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Eliana Kefalás.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
Keywords: Romance Vidas Secas;Literatura Brasileira;Ensino de Literatura Brasileira;Leitura literária;Leitura performática;Recepção estética;Estética da recepção;Efeito estético de Wolfgang Iser;Performance - Paul Zumthor;Graciliano Ramos - romance Vidas Secas;Leitor e tramas textuais;Tramas textuais;Ensino de literatura;Gênero textual romance - sala de aula;Brazilian literature;Teaching Brazilian Literature;Literary reading;Performance reading;Aesthetic reception;Reception aesthetics;Aesthetic effect by Wolfgang Iser;Graciliano Ramos - novel Vidas Secas;Reader and textual plots;Textual weaves;Teaching literature;Textual Genre Romance - Classroom
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Aline Barbosa de. O romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance. 2015. 139f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma proposta de leitura literária atrelada à performance, bem como seu incentivo no âmbito escolar, através da obra Vidas secas de Graciliano Ramos. A pesquisa teve por objetivo investigar a formação do leitor literário a partir de conceitos da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, do Efeito Estético de Wolfgang Iser e da noção de performance de Paul Zumthor. Para tanto o trabalho se constitui como pesquisa-ação, realizada através de uma oficina intitulada ―Vidas secas e seus horizontes‖. Os leitores eram alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola de rede pública de ensino situada na cidade de Igaci-AL. Nossa fundamentação teórica está calcada nas ideias de Jauss (1994), Iser (1979) e Eco (2012) no que diz respeito a recepção do leitor nas tramas textuais; Chartier (2002), Kleiman (2002), Larrosa (2007) e Langlade (2013) para tratarmos do leitor no ensino; Candido (2006), Brunacci (2008); Carpeaux (1987), Bosi (1992) sobre a ideia de romance, bem como suas funções e a análise crítica da obra Vidas secas; Zumthor (2007) e Kefalás (2012) a respeito da performance. Quanto aos resultados da interação podemos mencionar, através da experiência vivenciada, que proporcionamos uma interação do leitor com o texto literário de forma significante para sua formação. Isso foi constatado a partir do caminho que eles trilharam para construir significado sobre a obra, por meio das voltas ao texto para comprovar e/ou refutar interpretações. Essa prática pode fazer com que eles despertassem para a prática de leitura de uma forma mais atenta e prazerosa, vivenciando também uma experiência estética e ideológica da narrativa de Vidas Secas.
Abstract: This dissertation presents a literary reading activity related to performance and its encouragement in schools through the work Vidas secas, by Graciliano Ramos. The objective is to investigate the formation of the literary reader from concepts by Hans Robert Jauss’s Aesthetic of Reception, by Wolfgang Iser’s Aesthetic Effect and by Paul Zumthor’s performance notion. Thus, an action research was carried out with High School graders in their 3rd year of a public school in Igaci-AL, through a workshop titled "Vidas secas e seus horizontes". The theoretical foundation of this work is grounded in Jauss's (1994), Iser’s (1979) and Eco’s (2012) ideas regarding the reader's reception in textual plots and Zumthor’s (2007) and Kefalas’s (2012) ideas regarding the concept of performance. Chartier (2002), Kleiman (2002), Larrosa (2007) and Langlade (2013) were used to deal with the reader in education situation whereas Candido (2006), Brunacci (2008), Carpeaux (1987) and Bosi (1992) were used regarding the novel itself, as well as its functions and critical analysis of the work in evidence. As a consequence of the path the students have trodden to construct meaning in the work studied by turning back to the text to prove and/or disprove interpretations, the results show the proposed interaction between the literary text and the readers was significant to their formation. Therefore, this practice can make them to awaken in order to read in a more attentive and pleasant way, also experiencing an aesthetic and ideological experience of Vidas secas.
Keywords: Romance Vidas Secas
Literatura Brasileira
Ensino de Literatura Brasileira
Leitura literária
Leitura performática
Recepção estética
Estética da recepção
Efeito estético de Wolfgang Iser
Performance - Paul Zumthor
Graciliano Ramos - romance Vidas Secas
Leitor e tramas textuais
Tramas textuais
Ensino de literatura
Gênero textual romance - sala de aula
Brazilian literature
Teaching Brazilian Literature
Literary reading
Performance reading
Aesthetic reception
Reception aesthetics
Aesthetic effect by Wolfgang Iser
Graciliano Ramos - novel Vidas Secas
Reader and textual plots
Textual weaves
Teaching literature
Textual Genre Romance - Classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE BARBOSA DE ALMEIDA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfAline Barbosa de Almeida - Dissertação PPGLE CH 20151.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.