Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, A. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Eliana Kefalás.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, E. K.pt_BR
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee2IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de leitura literária atrelada à performance, bem como seu incentivo no âmbito escolar, através da obra Vidas secas de Graciliano Ramos. A pesquisa teve por objetivo investigar a formação do leitor literário a partir de conceitos da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, do Efeito Estético de Wolfgang Iser e da noção de performance de Paul Zumthor. Para tanto o trabalho se constitui como pesquisa-ação, realizada através de uma oficina intitulada ―Vidas secas e seus horizontes‖. Os leitores eram alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola de rede pública de ensino situada na cidade de Igaci-AL. Nossa fundamentação teórica está calcada nas ideias de Jauss (1994), Iser (1979) e Eco (2012) no que diz respeito a recepção do leitor nas tramas textuais; Chartier (2002), Kleiman (2002), Larrosa (2007) e Langlade (2013) para tratarmos do leitor no ensino; Candido (2006), Brunacci (2008); Carpeaux (1987), Bosi (1992) sobre a ideia de romance, bem como suas funções e a análise crítica da obra Vidas secas; Zumthor (2007) e Kefalás (2012) a respeito da performance. Quanto aos resultados da interação podemos mencionar, através da experiência vivenciada, que proporcionamos uma interação do leitor com o texto literário de forma significante para sua formação. Isso foi constatado a partir do caminho que eles trilharam para construir significado sobre a obra, por meio das voltas ao texto para comprovar e/ou refutar interpretações. Essa prática pode fazer com que eles despertassem para a prática de leitura de uma forma mais atenta e prazerosa, vivenciando também uma experiência estética e ideológica da narrativa de Vidas Secas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleO romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis dissertation presents a literary reading activity related to performance and its encouragement in schools through the work Vidas secas, by Graciliano Ramos. The objective is to investigate the formation of the literary reader from concepts by Hans Robert Jauss’s Aesthetic of Reception, by Wolfgang Iser’s Aesthetic Effect and by Paul Zumthor’s performance notion. Thus, an action research was carried out with High School graders in their 3rd year of a public school in Igaci-AL, through a workshop titled "Vidas secas e seus horizontes". The theoretical foundation of this work is grounded in Jauss's (1994), Iser’s (1979) and Eco’s (2012) ideas regarding the reader's reception in textual plots and Zumthor’s (2007) and Kefalas’s (2012) ideas regarding the concept of performance. Chartier (2002), Kleiman (2002), Larrosa (2007) and Langlade (2013) were used to deal with the reader in education situation whereas Candido (2006), Brunacci (2008), Carpeaux (1987) and Bosi (1992) were used regarding the novel itself, as well as its functions and critical analysis of the work in evidence. As a consequence of the path the students have trodden to construct meaning in the work studied by turning back to the text to prove and/or disprove interpretations, the results show the proposed interaction between the literary text and the readers was significant to their formation. Therefore, this practice can make them to awaken in order to read in a more attentive and pleasant way, also experiencing an aesthetic and ideological experience of Vidas secas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295-
dc.date.accessioned2022-09-19T18:46:53Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T18:46:53Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRomance Vidas Secaspt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de Literatura Brasileirapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLeitura performáticapt_BR
dc.subjectRecepção estéticapt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectEfeito estético de Wolfgang Iserpt_BR
dc.subjectPerformance - Paul Zumthorpt_BR
dc.subjectGraciliano Ramos - romance Vidas Secaspt_BR
dc.subjectLeitor e tramas textuaispt_BR
dc.subjectTramas textuaispt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectGênero textual romance - sala de aulapt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectTeaching Brazilian Literaturept_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectPerformance readingpt_BR
dc.subjectAesthetic receptionpt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectAesthetic effect by Wolfgang Iserpt_BR
dc.subjectGraciliano Ramos - novel Vidas Secaspt_BR
dc.subjectReader and textual plotspt_BR
dc.subjectTextual weavespt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectTextual Genre Romance - Classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Aline Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe novel Vidas Secas in the classroom: from reading to the appropriation of the text through performance.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Aline Barbosa de. O romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance. 2015. 139f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE BARBOSA DE ALMEIDA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfAline Barbosa de Almeida - Dissertação PPGLE CH 20151.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.