Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300
Title: Hoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula.
Other Titles: Today is Maria's day: intertextuality and classroom experiences.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Elisângela Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Maria Edileuza da.
Keywords: Intertextualidade;Ensino de Literatura Brasileira;Hoje é dia de Maria - Luiz Fernando de Carvalho e Carlos Alberto de Abreu;Leitura literária na escola;Pesquisa-ação;Oficinas de leitura literária;Letramento infanto-juvenil;Narrativas infantis;Literatura infanto-juvenil;Intertextuality;Teaching Brazilian Literature;Today is Maria's day - Luiz Fernando de Carvalho and Carlos Alberto de Abreu;Literary reading at school;Action research;Literary Reading Workshops;Children's literacy;Children's narratives;Children's Literature
Issue Date: 24-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Elisângela Araújo. Hoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula. 2015. 170f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é uma pesquisa de leitura literária em sala de aula com a primeira jornada da obra Hoje é dia de Maria (2005), de Luiz Fernando de Carvalho e Carlos Alberto de Abreu. A pesquisa teve como objetivo principal estudar a construção intertextual presente na primeira jornada da obra Hoje é dia de Maria a partir de uma proposta de leitura dos contos de fadas, dos contos populares e do texto dramático em sala de aula. O estudo compõe uma pesquisa-ação, desenvolvida com base em oficinas de leitura literária realizadas numa escola estadual de ensino fundamental e médio, no município de Campina Grande-Pb, tendo como colaboradores alunos do 7º, 8º e 9º anos, participantes do Projeto Mais Educação. No tocante ao referencial teórico, nos fundamentamos, dentre outros, em Ceccantini (2009), Zilberman (2009), Cavalcanti (2009), Candido (2004), Cosson (2006), Rios (2008), Colomer (2007), Bordini; Aguiar (1988) para tratar das questões referentes à leitura literária e/na escola; com relação à intertextualidade recorremos a Kristeva (2012), Samoyault (2008), Paulino; Walty; Cury (2010), Genette (2006). Já para as discussões envolvendo contos de fadas e a cultura popular, nos pautamos em Khéde (1986), Coelho (1985), Lúcio (2005), Chartier (2011), Traça (1992), Ayala (1988), Cascudo (1978), Abreu (2006). A pesquisa demonstrou que a leitura do texto literário em sala de aula contribui para o engajamento do aluno no processo de leitura e discussão da obra e que a literatura infanto-juvenil continua a ser uma alternativa para se trabalhar a obra literária em sala de aula, uma vez que, os contos de fadas permanecem abordando os elementos tradicionais como príncipes, bailes, feitiços para tratar do que mais nos humaniza no texto literário: as emoções, sensações e sentimentos. Além de encontrarem na intertextualidade uma possibilidade de recontar e atualizar suas histórias.
Abstract: The present dissertation brings a reading suggestion for a Literature classroom with the first part of the work called Hoje é dia de Maria (2005), by Luiz Fernando de Carvalho and Carlos Alberto de Abreu. In this way, we aimed to study the intertextual construction present in the opening part of the cited work from a proposal based on the reading of fairy tales, folk tales and dramatic texts in classroom. With this, we developed an action research from literary reading workshops held in a public state school in Campina Grande-PB, having the 7th, 8th and 9th school graders as our research subjects. They participated in the program Mais Educação. Regarding the theoretical framework, we have considered, among others, Ceccantini (2009), Zilberman (2009), Cavalcanti (2009), Candido (2004) Cosson (2006), Rios (2008), Colomer (2007) and Bordini; Aguiar (1988) to address issues of literary reading and/in school. Regarding intertextuality, we resorted to Kristeva (2012), Samoyault (2008), Pauline; Walty; Cury (2010) and Genette (2006). Finally, for the discussions involving fairy tales and popular culture, we based on Khéde (1986), Coelho (1985), Lúcio (2005), Chartier (2011), Traça (1992), Ayala (1988), Cascudo (1978) and Abreu (2006). Some results have shown that the activity of reading literary texts in the classroom contributes to student‟s engagement in the process of reading and discussion of the work. It has also indicated that children's literature continues to be an alternative to work the literary text in the classroom, since the stories remain addressing some of the traditional elements that constitute a tale like princes, balls and spells that deal with emotions, sensations and feelings, that is, elements responsible for humanizing us in the literary text. In addition, to meeting in intertextuality a change to retell and update their stories.
Keywords: Intertextualidade
Ensino de Literatura Brasileira
Hoje é dia de Maria - Luiz Fernando de Carvalho e Carlos Alberto de Abreu
Leitura literária na escola
Pesquisa-ação
Oficinas de leitura literária
Letramento infanto-juvenil
Narrativas infantis
Literatura infanto-juvenil
Intertextuality
Teaching Brazilian Literature
Today is Maria's day - Luiz Fernando de Carvalho and Carlos Alberto de Abreu
Literary reading at school
Action research
Literary Reading Workshops
Children's literacy
Children's narratives
Children's Literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISÂNGELA ARAÚJO SILVA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfElisêngela Araújo Silva - Dissertação PPGLE CH 20151.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.